terça-feira, 12 de junho de 2012

Para o 8º ano - Profª Joice

Curiosidades a cerca da Cordilheira dos Andes

cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.

Picos da Cordilheira dos Andes


O norte do Chile e da Argentina compartilham os picos mais altos dos Andes, seguidos pela Cordilheira Branca, localizada no Peru, a Cordilheira Real da Bolívia e os Andes Equatorianos.
Seu maior cume é o Aconcágua (na Argentina): com 6962 m de altitude, é o ponto mais alto do continente americano. No sul do Peru, próximo de Cuzco, encontra-se oNudo de Vilcanota, que alcança seu ponto mais elevado no Monte Ausangate (6380 m).
Nesta cordilheira está localizado o glaciar de Quelccaya, um dos dois únicos glaciares planos na zona tropical do planeta. Esta singularidade há permitido estudar em seus gelos as mudanças climáticas ocorridas no trópico desde a última era glacial.

Significado do Nome

CORDILHEIRA DOS ANDES
Cordilheira é o sistema extensa de altas montanhas/ E andes é metal vermelho (cobre), na língua dos índios Aimarás. Não esqueçam a cordilheira tem em sua composição inúmeros vulcões que são compostos por metais derretidos.


Acredito que tenha sanado as dúvidas com relação ao nome.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.