terça-feira, 11 de setembro de 2012

8°ano

Algumas informações do trabalho sobre os efeitos da droga no sistema nervoso.
Lembrando a apresentação é segunda - feira...

O efeito da química no organismo

Para se compreender a natureza da dependência química é necessário conhecer os efeitos da tolerância no organismo. O corpo considera veneno qualquer droga que ingere. Vários órgãos, principalmente o fígado e os rins, tentam eliminar a substância química antes que cause muito dano. Mas o uso de droga, por período constante, força o corpo a mudar, adaptar-se e a desenvolver tolerância. A tolerância é a capacidade do organismo em adaptar-se ao uso de substâncias psicoativas(aquelas que possuem a capacidade de alterar o comportamento, o humor e a cognição de um ser vivo) de tal modo que o efeito buscado diminui. Assim, para sentir o mesmo bem estar, o usuário aumenta a quantidade que usa a cada vez. Às vezes chega a usar doses enormes capazes de matar uma pessoa normal. Nesta etapa, a falta da droga poderá resultar no que se chama Síndrome de Abstinência Aguda, causando grande desconforto físico e emocional. Parte é criada pelos danos físicos e pela necessidade da substância psicoativa. Parte da dor é causada pela reação psicológica de perder o principal método de lidar com a vida. E parte é social, causada pela separação de uma maneira de viver centrada na dependência química.
Cada tipo de droga provoca um determinado efeito no organismo.Vamos conhecer alguns deles:
Drogas Estimulantes
1.anfetaminas - A médio prazo a droga pode produzir tremores, inquietude,desidratação da mucosa(principalmente boca e nariz),taquicardia,efeitos psicóticos e dependência psicológica.
2.cocaína - Nos primeiros minutos, o usuário tem alucinações agradáveis, euforia, sensação de força muscular e mental. Os batimentos cardíacos ficam acelerados, a respiração torna-se irregular e surge um quadro de grande excitação. Depois, ele pode ser náuseas e insônia.Segundo os especialistas, em pessoas que têm problemas psiquiátricos, o uso de cocaína pode desencadear surtos paranóides, crises psicóticas e condutas perigosas a ele próprio ou a terceiros.
Drogas Depressoras
No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados. Seu principal efeito é retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas.
A heroína a médio prazo, leva à perda do apetite e do desejo sexual e torna a respiração e os batimentos cardíacos mais lentos.
Outra preocupação constante dos médicos é o uso abusivo dos antidepressivos, soníferos e ansiolíticos (barbitúricos).A conduta do usuário é muito parecida com a do dependente alcoólico. Em pouco tempo, estas drogas causam dependência, confusão, irritabilidade e sérias perturbações mentais.
Alucinógenos
As drogas alucinógenas mais comuns são a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy.
A maconha e o haxixe, em excesso, podem produzir efeitos paranóicos e podem ativar episódios esquizofrênicos em pacientes psicóticos.
O LSD,com o tempo, pode causar danos cromossômicos sérios, além de intensificar as tendências psicótica, à ansiedade, ao pânico e ao suicídio, pois gera um medo enlouquecedor.
Já o cogumelo provoca náuseas e dores de cabeça, seguidos de alucinações visuais e auditivas.. A médio prazo, não se conhecem seus efeitos sobre o organismo. Seus sintomas são muito parecidos com os do LSD.
Mais recentemente, surgiu no mercado das drogas o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo. Seus efeitos também são alucinógenos, como no caso do LSD e a dependência é inevitável.
O oxi – uma pedra tóxica feita com cal, gasolina e pasta de cocaína – se espalha pelo país e assusta as autoridades mais que o crack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.