domingo, 11 de novembro de 2012

Para o 6° ano - Profª Joice


Exercício corrigido página 44

1 Quais são as fontes de energia alternativas?
R.: Biomassa, solar, eólica, geotérmica maremotriz, hidrogênio.
2 Quais são os combustíveis fósseis e os seus principais pontos positivos e negativos?
R.: Petróleo, carvão e gás natural
Fonte de energia
Pontos Positivos
Pontos Negativos
Carvão
Abundante em relação ao petróleo e gás natural, presente em diversos países e de fácil extração. Foi o motor da Revolução Industrial.
Produz muitos poluentes atmosféricos, quando queimado em termelétricas. Sua extração coloca trabalhadores em risco, e há frequentes, acidentes, com centenas de mortos e feridos, principalmente na China.
Gás Natural
É o combustível fóssil menos poluentes; pode ser um substituto para o carvão nas termelétricas e utilizando como combustível. É mais barato que o petróleo, e as reservas ainda não foram tão exploradas
Ao contrário do petróleo, não há muitas tubulações para transportá-lo para as áreas que necessitam dele. Seu uso como combustível ainda está em fase inicial de expansão. Assim como carvão e o petróleo, o gás natural deve acabar em poucas décadas.
Petróleo
Somente o petróleo consegue fornecer derivados, como gasolina e óleo diesel, e seu teor energético é grande. Partindo do nafta, um derivado do petróleo, as indústrias petroquímicas transformam este produto em diversos outros que são usados na produção de inúmeros produtos industriais que consumimos no nosso dia a dia: plásticos, tecidos, calçados, borracha sintética, corantes, detergentes, asfalto, solventes, resinas, brinquedos, materiais de limpeza, entre outros.
Por ser um dos recursos naturais mais importantes do planeta, o petróleo é alvo de cobiça e foco constante de disputas internacionais. Nas últimas décadas, inúmeras guerras forma motivadas, entre outros fatores, pela disputa pelo controle de áreas ricas em jazidas petrolíferas. Podemos citar, como exemplo, a Guerra do Golfo, ocorrida em 1992-1993, e a guerra do Iraque, em 2003. É uma fonte de energia não renovável, e sua durabilidade é a menor entre os combustíveis fósseis, ou seja, será o primeiro a se esgotar.
3 Quais são, em ordem decrescente, as três fontes de energia mais utilizadas no mundo?
R.: Petróleo, carvão mineral e gás natural.
4 Cite o nome de duas importantes áreas de extração de minérios no Brasil e os minerais mais explorados nesse áreas.
R.: Quadrilátero ferrífero (ferro e manganês) e Serra dos Carajás (ferro).
5 Você pode observar que as fontes de energia dependem da existência dos recursos naturais. Explique o que são recursos naturais e como eles podem ser classificados.
R.: Todo elemento da natureza que pode ser usado pelo ser humano para os mais diversos fins. Podem ser renováveis e não renováveis.
6 Digamos que alguém da sua família resolveu comprar um automóvel novo. Chegando à loja de carros, o vendedor oferece-lhe algumas opções: um carro a gasolina, um álcool, um diesel, um a gás natural e um outro que utiliza mais de um combustível (os chamados flex). Qual desses carros seria melhor em termos de economia e para o ambiente? Explique.
R.: Sugestão: seria melhor o carro que poluísse menos o ambiente e que usasse o combustível mais barato, no caso do álcool e gás natural.
7 Qual a importância dos minerais em nossa vida? Explique.
R.: Sugestão: em vários ramos de atividades, médico-hospitalar, construção civil, objetos de uso diário (pasta de dente), entre outros.

Era para ter entregue esse exercício resolvido na sexta-feira dia 09 de novembro, assunto de prova bimestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.