domingo, 11 de novembro de 2012

Para o 9° ano - Profª Joice


Exercício com as devidas respostas - página 27
1 Comente uma influência física e natural na cultura japonesa.
R.: O fato de o país ser uma ilha próxima ao continente possibilitou o isolamento do povo japonês quando achavam necessário e a proximidade com o continente possibilitava o contato quando julgavam conveniente.
2 Qual é a hipótese para o início da colonização do Japão?
R.: Os primeiros japoneses teriam atingido as ilhas durante a última glaciação, quando os níveis dos mares estavam mais baixos e havia uma ligação entre o continente e o Japão.
3 Quais fatores que possibilitaram a expansão das tribos para o norte do Japão?
R.: A introdução da cultura do arroz e a tecnologia da fundição de bronze e ferro que chegaram ao Japão por meio da península da Coreia.
4 Como era a organização espacial e social do Japão até 1870?
R.: Era bastante parecida com o sistema feudal que existiu na Europa séculos antes. O poder estava centralizado nas mãos de uma pessoa; no caso do Japão, esse “governante” seria o samurai, que defendia as leis e julgava os considerados criminosos.
5 Como ficou conhecido o período de transformação do sistema feudal para o sistema capitalista industrial de produção no Japão?
R.: Era Meiji.
6 Explique o que foram os Zaibastsus.
R.: Corporações lideradas por tradicionais famílias japonesas, financiadas pelo Estado. Atuavam nas áreas de exploração mineral, sistema financeiro, comércio exterior e, principalmente, na indústria.
7 Quais eram as justificativas para os militares japoneses implantarem uma política imperialista no país?
R.: Conquistar novos territórios tendo em vista que o Japão é bastante limitado em recursos naturais, e explorar outros mercados consumidores para seus produtos.
8 Quais era os principais inimigos do Japão na região no final do século XIX?
R.: China e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.