segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Semana da Consciência Negra


Disciplina de Geografia
Prof. Marisol

Na Semana da Consciência Negra, foi trabalhado com as turmas, alguns conceitos e reflexões sobre esta data, entre eles, por que esta data foi instituída e qual a importância de se trabalhar este assunto na escola. Na sequência identificar quais os grupos étnicos que fazem parte da nossa formação, que inclui o negro, e qual o seu papel.  Na sequência levar os alunos a compreender que mesmo sendo uma país miscigenado ocorre o racismo, muitas vezes camuflado, e estrutural.
Foi conceituado racismo, e para uma melhor compreensão do termo os alunos foram reunidos em grupo, com a tarefa de discutir e listar atos racistas, sendo que muitos destes acabamos por reproduzir sem perceber  que caracteriza racismo, e  após foi apresentado para o grupo. Para ilustrar  este assunto foi utilizado o quadrinho "Racismo sem Querer".
Ao dar continuidade ao tema em estudo,e  com os quadrinhos abaixo falamos sobre o racismo estrutural, que tem ocorrido com frequência em nossa sociedade, destacando o caso da jornalista Maju, do Jornal Nacional, e da atriz Taís Araujo.

As discussões e debates sobre este assunto tem como objetivo principal, entender que o racismo existe, e fazem parte da nossa sociedade, mesmo que muitas vezes camuflados, que muitas vezes nós mesmos temos atos racistas quando falamos "faça trabalho de branco", e que o preconceito seja racial, ou regional existe em nosso país, seja em relação ao nordestino, ao paranaense, e ao haitiano, e que precisa ser combatido, começando por nós, corrigindo nossos atos racistas, mesmo sem querer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.