Atividade avaliativa de postagem do blog
Olá, queridos!
Começa hoje a proposta de postar aqui nos "comentários" o seu comentário dissertativo sobre o livro emprestado na biblioteca dia 11/04/2018.
Não se esqueça:
1. Escrever o título do livro e autor;
2. Comentar, no mínimo 10 temáticas observadas e explicar cada uma;
3. Escrever o parágrafo de conclusão sobre a leitura.
Boa atividade!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNome:Nina Remy, superespiã:Em busca da Máquina do Tempo e do espaço.
ResponderExcluirAutor(a):ABELA,Deborah.
Comentário dissertativo das temática: Um tema observado é o cotidiano de Nina com seus familiares ela é um pouco reservada princialmente com sua mãe a menina não a respeitava muito, pois ela trabalha demais. Outro tema é que sua mãe ira viajar por causa do seu trabalho, então Nina teria que ficar com seus tios que moravam em uma área rural e ela em uma urbana, com isso demorou muito com que ela se acostumasse com a casa dos tios. Há também o fato de ao chegar lá Nina faz amizade com um menino chamado Liden que juntos enfrentam muitas aventuras. Outro elemento percebido é a sua vida escolar, suas amizades eram poucas, por isso ela ficou muito feliz ao chegar suas férias. Nota-se que sua proximidade com seu pai era pouca, pois ele morava em Hollywood e ela na Austrália lugares muito distantes. Outra temática observada é a timidez de Nina ela era quieta e insegura além de não querer falar e nem chegar perto dos seus tios por um tempo. Contempla-se que Nina é muito criativa e aventureira, pois ao descobrir que seus tios tinham um segredo ela correu atrás dele. Ao observar, Nina não desiste e encontra o mistério de sus tios eles haviam criado uma máquina do tempo e do espaço porém ela foi roubada. Analisa-se que ela e Liden encontram e levam para seus tios que ficam muito felizes. Portanto as férias de Nina foram bem empolgantes e por fim sua mãe nem ficou sabendo.
Sendo assim a leitura foi interessante pois Nina era muito fechada até descobrir que havia algum segredo em sua família então correu atrás e conseguiu salvar a máquina de mãos mal intencionadas.
ASS: Maria Eduarda Ueda
Nota: 7,5.
ExcluirNome do livro: O menino do dedo verde.
ResponderExcluirAutor: Maurice Druon.
Um dos temas observado é o estudo do menino, pois ele sendo um menino muito rico a vida dele era diferente da vida de outros meninos. Outro tema observado é o jeito que os pais tratam o menino, pois os pais dele querem que ele faça todo oque eles pedem, mesmo o menino gostando ou não, por isso as vezes ele faz tudo errado. Mais um tema é por a mãe ser bem informada, ela manteve o filho até os 8 anos em casa, só ela dando aula para ele, achando que já tinha feito o seu trabalho mandou ele para a escola, mas teve uma surpresa, ele dormia nas aulas. Nota-se a felicidade e a paixão que o menino tem pelas plantas, fazendo que despertasse o dedo verde nele, fazendo que com apenas uma apertada de dedo em qualquer lugar brota uma planta que ele quiser. Ao analisar essas ações, percebe-se também o carinho que o menino tinha pelas pessoas, ele queria que não houvesse guerra, doenças, miséria... isso fez que ele brotasse em um hospital plantas e flores, em uma favela, virasse um centro para turistas ele também faliu a empresa de seu pai de canhões, fazendo que brotasse flores nos canhões e ele também mudou o nome da cidade de “Mirapolvora” para “Miraflores”. Há também a publicidade dele pois no começo ele se escondia para que ninguém soubesse, mas depois todo mudo, o mundo todo sabia quem era o menino que criava flores, o nome dele é “Tistu”. Contempla-se na história o amor que ele tinha pelo pônei dele o “Ginastico”, de tanto amor chega uma hora que ele começa a ouvir o pônei falar igual a ele. Se percebe as muitas vezes que ele tenta agradar as pessoas, mas elas não o aceitam, quando ele enfeita a cadeia de flores, todo mundo ficou contra isso, no hospital ou na favela, uma hora a população da cidade aceita, mas o governo não. Outra temática é o amor que ele tinha pelo seu professor e jardineiro o “Bigode” ele foi o primeiro que viu que o menino “ Tistu” tinha dedos verdes, o menino amava tanto ele que chega a hora que professor morreu ele fez uma escada de várias flores para subir até o céu, foi nessa hora que apareceu suas asas de anjo. Outro tema é o amor escondido dos pais ao “Tistu” , por mais que eles brigassem com ele , os pais o amavam eles se preocupavam com “Tistu”, mostravam que era certo ou que era errado, eles se esforçavam. Nota-se também o esforço de outro de seus professores o “Sr.Trovões” para que ele aprenda a trabalhar na empresa de seu pai, mesmo que “Tistu” não quisesse, quando “Tistu” fizesse algo errado ele tentava corrigir, mas “Tistu” errava denovo, ele ficava bravo e com as orelhas vermelhas. Uma das tantas temáticas é tudo que “Tistu” fazia era com amor, umas com mais outras com menos, mas tinha amor, era o jeito dele.
Sendo assim, a leitura foi boa, pois essa história há muito do que é verdadeiro, como os pais querendo que os filhos sejam outra pessoa, uma pessoa que eles não querem ser, foi boa também pois a história faz com que leiamos mais, pois quando o capítulo acaba o outro começa e é melhor ainda, ela não é uma história enjoativa , pois para quem gosta de ficção e aventura esse é um ótimo livro.
Aluno : Bruno Mariot
Nota: 8,5.
ExcluirReferência bibliográfica: Druon, Maurice. O Menino Do Dedo Verde. Editora José Olympio, Rio de Janeiro,2006.
ResponderExcluirComentário dissertativo das temáticas:
Um dos primeiros temas abordados no livro é a constante preocupação da mãe com a educação de “Tistu”, ela lhe dava aula em casa pois queria que o garoto fosse bem esperto, para que quando chegasse a hora de ir para a escola já estivesse preparado. Outro tema observado era a falta de atenção na escola, seus constantes cochilos no meio da aula, quando foi para a escola aos 8 anos de idade, começava a dormir no meio da aula do professor Sr. Trovões, que sempre dava bronca nele, e na maioria das vezes ficava com a orelha vermelha de raiva. Outro tema é a afinidade de Tistu com o seu jardineiro Sr. Bigode, que deste sempre trabalhou na casa do menino, os dois conversavam muito sobre todos os tipos de plantas e flores. E ainda tem o “Ginástico”, o pônei do menino muito amado por todos. Mais um tema abordado é amor que ele tinha pela natureza. Tistu gostava e admirava todos os tipos de flores, plantas e árvores, e quando Sr. Bigode notou toda essa afeição disse para o garoto que seu dedo era verde. Outro tema é o amor que todos sentem por Tistu, pode-se notar como seus pais e professores tentam ajuda-lo com todas suas dificuldades.
Bom, a leitura foi muito interessante pois mostra que Tistu fazia tudo com amor e compaixão, o que aprendemos é que mesmo sendo uma pessoa ruim você sempre pode melhorar, e isso mudará seu futuro para melhor. No geral o livro é bom, a leitura te prende e faz com que você queira saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
ASS: Matheus Cidral.
nome do livro: como É duro ser diferente
ResponderExcluirnome do autor(a):giselda laporta nicolelis
layla é uma adolescente que se angustia por que se acha d:ferente (diferente) dos colegas do colégio ela se julga um erro da natureza por que seus pais são muito bonitos.
olhando ao seu redor. porém.Layla percebe que outros jovens também sofrem com brincadeiras cruéis e apelidos pejorativos. isso leva a garota a refletir sobre o assunto: afinal. o que é ser diferente da maioria? E por que esse fato gera tanta agressão? o nome disso em inglês
é bullying (`bully´tiranizar,ameaçar,maltratar) e. infelizmente acontece nas escolas do mundo inteiro.gerando às vezes consequências seriìssimas para suas vitimas. faça de conta que layla é a diretora de um filme com personagens incríveis. depois desta história instigante-pode crer!-você verá a si próprio e aos outros com olhos bem... diferentes!
ano:6 ano
professora:Carla lanza
materia:portugûes
escola:Ceeduc escola evangélica do pastor manoel
aluno:Crysthian dal bó caetano
O livro lido é Os Miseráveis escrito por Victor Hugo. Um dos temas observado é a autoridade do homem que comprou a menina pois quando ela compra e sai cidade a fora a mulher vai atrás pedindo mais dinheiro e ele diz que não vai dar mais nada.
ResponderExcluirOutro tema é a curiosidade do homem que abriu um pequeno buraco na parede para observar o apartamento ao lado para ver o que havia de errado.
Há também o amor que o homem tinha da mulher que ficava sempre no mesmo lugar na rua ela passava todo dia enfrente a ela com sua esposa e ele vinha sempre com sua melhor roupa.
Além disso tinha rigorosidade da mulher que tinha crianças como empregadas ela brigava gritava entre outras coisas desse tipo.
Aliás o acidente gravíssimo, que o homem está andando de carroça e o cavalo tropeça e a roda cai fazendo a carga cair sobre o condutor e ninguém pelo menos tentou ligar para o salva-vidas.
Assnado:Hitalo Cardoso
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO livro lido é “Amor não tem cor” escrito por Giselda Laporta Nicolelis. A principal temática abordada é a realidade da adoção em razão da obra girar em torno da adoção do menino Deusdado e sua adaptação. Uma temática percebida é o preconceito de Jeferson em querer adotar uma menina branca de olhos azuis, enquanto Marejane se atraiu por Deusdado, um menino pardo com olhos castanhos. Outra temática percebida é a bondade de doutor Otavio ao ajudar Marejane nas decisões durante o processo de adoção da criança que ela escolhesse. A teimosia também foi uma das temáticas em razão de Jeferson insistir em adotar dentro de seus padrões – uma menina branca – caso contrário eles não adotariam nenhuma. A vergonha também é perceptível uma vez que Jeferson não aceita a si próprio e envergonha-se de sua origem étnica. A decepção se faz presente no livro quando Marejane não adota Deusdado deixando-a triste, mas ainda assim continua com esperança de levá-lo para sua casa. Percebe-se também a força e a determinação de Marejane quando não desiste de querer adotar o menino pardo independente da decisão de Jeferson e a curiosidade dela quando Jeferson tenta esconder parte de sua família. A coragem é percebida quando Marejane tem a ideia de reunir todas as famílias por parte de mãe e pai dela e de Jeferson. E por fim, a caridade aparece no livro, pois Mercedes e Marejane decidem comprar um bolo para as crianças do orfanato, fazendo uma festinha de aniversário para Deusdado. A leitura foi interessante pois a história mostrou muitas coisas que algumas pessoas passam hoje em dia em relação ao preconceito racial, principalmente as crianças nas escolas. Não gostei da atitude de Jeferson em querer adotar somente a criança que ele escolheria, não deixando Marejane opinar.
ResponderExcluirAss: Giulia Oliveira dos Santos
Nota: 8,0.
ExcluirNome do livro: Uma historia de Natal
ResponderExcluirEscrito por: Charles Dickens
Uma das temáticas que observei é o jeito do personagem principal, Scrooge, pois era mal morado, rabugento, e não se alegrava com absolutamente nada mas, no natal apareceram espíritos que fez com que Scrooge muda-se o seu jeito rabugento. Outro tema notado foi no começo do livro seu amigo Marley tinha falecido mas ele foi o primeiro espírito a aparecer para Scrooge ele apareceu amarrado com correntes presas em caixas de madeira e enfaixado que o avisou das visitas dos espiritos.Outro tema é percebido quando o segundo espírito chega ,ele leva Scrooge para voltar no tempo assim Scrooge lembra tudo oque viveu, mas lembrou de coisas ruins, como quando se separou de sua mulher, e depois disso Scrooge voltou a realidade quando prendeu o espírito da luz em seu próprio chapéu .Outro tema é quando o espírito da morte chega para Scrooge. Quando o homem cai em um buraco e o espírito o enterra fazendo com que ele entrasse em pânico e acordasse, mas Scrooge estava em seu quarto caído no chão assustado.Outro tema observado é depois que Scrooge recebeu a visita dos espírito ele tinha recebido uma lição de vida para ser feliz e ser bondoso a partir disso o homem que era rabugento virou o homem mais querido por todos.
ASS: Anna Beatriz Boebel Klann
Nota: 6,0.
ExcluirOs três mosqueteiros,Alexandre Dumas.
ResponderExcluirUm dos temas observado é o jovem D’Artagnan de 20 anos ser considerado pangaré mas mesmo assim por seu educado comportamento ser considerado alguém de respeito,um dos motivos,seu pai foi um grande mosqueteiro.Outro tema é o tão misterioso homem da cicatriz que pelo final da história revelou ser o cavaleiro de Rochefort que servia o grande Cardeal Richelieu.Outra temática analisada são os duelos de D’Artagnan que ele consegue sem querer mesmo assim o D’Artagnan consegue novos amigos mosqueteiros em vês de um duelo,sendo os seus novos amigos o Athos, o Porthos e o mais simples mosqueteiro Aramis.Há também o Bonacieux o vizinho de D’Artagnan,Bonacieux era um comerciante vendedor de tecidos o Bonacieux foi pedir ajuda a D’Artagnan porquê sua esposa Constance que era camareira da rainha foi sequestrada “alguém avia escrito uma carta ao duque de Buckingham em nome da rainha” por tal coisa foi sequestrada,Bonacieux por medo comete um erro por respostas ele começa a servir como espião para o Cardeal Richelieu.Nota-se também a paixão pela esposa de Bonacieux a Constance ela fala mau do marido por ele ser medroso e acabar seguindo maus caminhos e ajudando quem não deve a Constance foi se aproximando do D’Artagnan de pouco em pouco e acabou gostando dele mesmo sendo casada.Ao observar o meio da historia pode se perceber o antigo amor de Athos por uma mulher condenada à forca e logo após a “matou enforcada por suas mãos” mais os mosqueteiros descobrem que ela está viva e coonhecida por varios nomes Milady,Lá Fére,Lady de Winter e seu nome real Anne de Beuil.Analiza-se o personagem secundário mais emportante o Cardeal Richelieu que no desenrolar da história tramou as armadilhas para D’Artagnan,Athos,Porthos e Aramis que de tantas armadilhas tramadas infelizmente um servo dos mosqueteiros morreu tentando salvá-los ao tomar uma bebida envenenada.Também é mostrado o Luís XIII que foi um grande ajudante dos mosqueteiros ou melhor os mosqueteiros foram grandes ajudantes pois fizeram até mesmo um baile de máscaras para o ajudar mas mesmo assim o horrível Cardeal Richelieu o estragou pois deixou a amada de Luís XIII na pior situação e a mais embaraçosa fazendo com que isso estragasse o baile.Também consta na história os criados dos mosqueteiros Planchet o criado do D’Artagnan ele foi um dos melhores criados pois morreu tentando salvar os mosqueteiros bebendo às bebidas antes deles mas uma das bebidas estava envenenada e acabou infelizmente faleceu.Uma coisa na história consta que D’Artagnan veio da Gasconha por tal motivo deboche no início da história por isso teve raiva de estarem falando de sua terra no bar
-Patrick Joshua da Silva
Nota: 6,0.
ExcluirO livro lido é: O preço da liberdade: uma menina condenada ao trabalho escravo na China.
ResponderExcluirEscrito por: GRINDLEY, Sally.
Comentário dissertativo das temáticas:
Uma temática observada, é o amor, afeto e valorização que Si-yan tinha pela sua família, ela cuidava de seu irmão mais novo Li-hu, quando sua mãe estava doente e na cama quase morrendo, sempre dando seu melhor a tudo. Nota-se também, o jeito que os homens, principalmente tio-ba, desvalorizavam as mulheres, sendo machistas, privilegiando os homens e colocando as mulheres em posição de submissão, tanto que na China, há um nome dado as mulheres ‘’água servida’’. Há também a forma que tio-ba parecia sempre querer que as coisas dessem errado para a família de Si-yan, principalmente quando o irmão de tio-ba (pai de Si-yan) tinha falecido, e então, ele sendo machista, sempre desejava o pior, pois seu irmão nunca quis aceitar um emprego na fábrica. Outro tema, é como tio-ba não parava de pedir ao irmão que começasse a trabalhar na fábrica, sendo que toda vez que ia na sua casa, insistia e persistia que ele largasse seu trabalho com as hortaliças, e trabalhasse na fábrica para poder ter condições de sustentar sua família. Analisa-se a colaboração e compreensão dos vizinhos, quando o telhado da casa de Si-yan caiu e fez um grande estrago, logo, tio-ba, sem vontade, ajudou também a colocar uma lona em cima da casa, para que elas não ficassem sem teto. Outro elemento percebido, é como tio-ba desvalorizava Si-yan, levando-a como um problema e incômodo à sua mãe e à Li-hu, então ele resolve vender Si-yan para poder pagar as dívidas da família. Tornando-a escrava. Percebe-se também, a arrogância que a senhora Chen possuía, isso se comprova através de suas falas com Si-yan. Ela era muito exigente com as tarefas, não deixava nada de errado passar batido, se algo não estava certo, direto iria ela reclamar, gritando com Si-yan, culpando-a, e no final fingia um sorriso falso como sempre. Comtempla-se, a forma com que a senhora Chen fazia Si-yan como escrava, sendo que era apenas para ela trabalhar na casa. A senhora Chen não tinha piedade dela deixando-a sem tempo para descanso, mesmo estando exausta de tanto ser feita como escrava. Outro elemento percebido, é como a senhora Hong, mãe do senhor Chen, era simpática, feliz, e não gostava de alguns atos incorretos da senhora Chen, ajudando Si-yan a fazer algumas tarefas, e ao contrario dela, a senhora Hong desejava tudo de bom à pobre menina. Como ela tinha problema de visão, tirava a garota do trabalho, e pedia para ler à ela. Há também, como Xiong fei entendia que Si-yan era uma criança e que não deveria ser escravizada, logo, quando a senhora Chen gritava com ela, ele sempre a defendia, e a acolhia de forma com que ela se sentia bem. Até que, por fazer isso, foi demitido, pois ele trabalhava cozinhando para a família da senhora Chen.
Desta forma, a história chama muito a atenção, pelos seus ensinamentos, e lições de vida dados ao leitor. Fazendo com que se concentre e penetre-se, se aprofundando cada vez mais na história. É muito interessante, pois mostra que devemos lutar para conseguir o que queremos, mesmo que seja difícil conquistar, como Si-yan foi guerreira, mesmo estando na maior das dificuldades.
Ass: Giovanna Beatriz Sedrez.
Nota:8,5.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAutor(a):Nicolelis,Giselda Laporta
ResponderExcluirNome do livro:Amor não tem cor
Um tema observado que a história toda se baseia nela é sobre o racismo;na história Marjene queria adotar uma criança, o seu marido,Jeffeson,aceitou a idéia,mas,ele queria uma menina loira,branquinha de olhos azuis,e se não fosse assim ele nem iria adotar.Claramente um ato de racismo. Outro tema observado é a persistência de Marlene, de querer ser mãe ,a correr atrás de “seu filho” mesmo ela passando por dificuldades e isso leva a outra temática a adoção,um gesto muito bonito que Marjene optou. Nota-se que a arrogância de Jefferson foi muito predominate pois ele não pensava,nem se importava com essa adoção.E oposto disso a Marjene se importava muito com isso,além de tudo era o seu sonho,pois a adoção é uma coisa muito significativa e só depois que o Deusdado(nome do bebê )começou a fazer parte da vida dela e de Jefferson de fato,que ele se importou com isso. Outra temática observada é a inventivo do Dr.Otávio de falar a Marjene para adotar uma criança. Um tema importante é o orgulho de Marjene ao adotar o Deusdado,Jefferson não queria adotar uma criança negra ou parda pois tinha vergonha de falar que seu filho era dessa cor,mas Marjene ficaria e fica orgulhosa de falar de seu filho,independente de sua cor.Uma temática é a nacionalidade africana,pois a avó de Jefferson era negra,e ele tinha racismo com ela.Nota-se que a compreensão familiar no final da história,que todos familiares de Jefferson e de Marjene ficaram na casa deles para a adaptação deles e do Deusdado. Percebi-se que a união da família para convencer o Jefferson que não importa o tom de pele do seu filho,e sim o amor que você sintira por ele,porque além de tudo AMOR NÃO TEM COR!.
Sendo assim eu achei a leitura interessante pois a temática principal é o racismo ,uma coisa do cotidiano de muitas pessoas.Aprendi lições importantes;outros temas também me “tocaram”.
ASS:Betina Goulart Hespanhol da Silveira❤
Nota: 7,5.
ExcluirNome: Amigo é comigo
ResponderExcluirAutor(a): MACHADO,Ana Maria
Comentários dissertativos das temáticas: Um tema observado é as amizades de Tatiane, que tem muitos amigos diferentes. Outro tema observado é que a amizade com a Adriana era muito forte e elas diziam ser melhores amigas, mas uma briga separou elas fazendo com que voltassem as amizades do passado; Também observa-se as diferenças entre elas como a diferença de idade, de gostos, costumes e de amizades, porém elas eram grandes amigas mas, quando brigavam Tati tinha que se abrir com alguém e esse alguém era Diego, um menino pelo qual a Tati se apaixonou e que sabia de todos os seus segredos, porém ela descobriu que Diego era na verdade Didi, um amigo de seu irmão, também observa-se que eles são grandes amigos e que tem muito em comum como a paixão por leitura, seus gostos e seus jeitos. Outro tema observado também é o caráter das pessoas como Dri que era muito infantil,Rafaela(amiga de Dri) era muito metida, Cris era muito sincera e por isso magoava as pessoas, Fábio (da turminha de metidos) era muito chato, infantil, metido e falso, pois falava mal de todo mundo pelas costas, Diego era inteligente, verdadeiro e um grande amigo. Como Cris sempre foi uma grande amiga de Tati antes de Dri chegar, elas fizeram as pazes e voltaram a ser melhores amigas, vendo que tudo não passava de um mal entendido; assim como Adriana e Rafaela.
Sendo assim, a leitura foi interessante pois retrata a vida e as amizades de Tatiane, uma menina normal assim como nós, gostei também pois me identifiquei muito com ela e suas amizades.
ASS: Rafaela Hack Girolla
Título do livro: um garoto consumista na roça
ResponderExcluirAutor: Júlio Emílio Braz
Um dos temas observado é a paixão cega da mãe do menino, quando o namorado de sua mãe está perto, o menino perde a voz, sua mãe não o dá atenção, ela está loucamente apaixonada por ele, o garoto odeia o namorado de sua mãe pelo óbvio motivo que ele não tem direitos, não tem voz, sua mãe defende muito seu namorado, o garoto, obviamente o odeia. Outra temática vista é quanto o garoto realmente é consumista, sua mãe e seu namorado foram fazer uma viagem á Paris, e como seus pais são separados, o garoto com má vontade ficou com seu pai, para felicidade de seu pai mas seu ódio, os dois foram viajar para o interior, foram pra Bom Jesus de Camanducaia. Neste momento parece que o menino enlouqueceu, teve vontade de levar tudo o que vira pela frente, seus CDs, todas as roupas, gibis, tudo que tinha direito, claramente seu pai não deixou, falou para levar o mais simples, ele tirou o que achou sem necessidade, mas de qualquer forma, levou muita coisa para uma simples viagem. Outra temática muito interessante foi a insistência de seu pai, o garoto odiou a idéia de ir viajar, além que ele odeia roça, interior, mato e mosquitos, seu pai, com muita insistência, convenceu o garoto de ir, mas ele apenas aceitou pelo fato de seu pai não o incomodar mais, no caminho deu vários erros, como o carro atolar, ficar com muito sono, mas de qualquer forma, seu pai não desistiu. Outo tema visto também é a diferença dela para sua família que mora em Bom Jesus de Camanducaia, sua família é bem estranha, uns são feios e baixinhos, pelo oque o livro diz, há apenas um tio bonito, seus avós são totalmente diferentes, pois sua vó é doce e gentil, já seu avô teve a maior implicância com ele. Um assunto comentado no livro que diz a implicância que a sua família tem, pois foi a Bom Jesus de Camanducaia para visitar sua família, como são do interior não conhecem tudo que o menino tem ou trouxe, por exemplo, ele tem um brinco de prata em sua orelha, seu avô não parava de olhar, achava isso uma “besteira moderna” bom, ele obviamente não gostou de lá.
Assim sendo, achei o livro muito legal, pois conta como foi o processo de adaptação com sua família do interior, ele achava besteira ir para lá, no começo do livro dizia que o garoto odiou lá, mas acabou se adaptando e achou Bom Jesus de Camanducaia um ótimo lugar.
ASS: Hellen Venturi
Nota: 8,0.
ExcluirNome do livro:O menino do dedo verde
ResponderExcluirAutor:Maurice Druon
No livro que foi realizado a leitura conta a historia de um menino chamado Tistu a mae e o pai dele estavam o levando para ser batizado seu padrinho com chapéu preto e uma madrinha com mangas compridas e um padre chamado Joao batista, a madrinha colocou Tistu no berço ela tentava falar o nome dele só que não conseguia.
Outra observação o pai de Tistu se chamava Sr.papai e a mae dele se chamava Dona mamãe era proibido ficar descalço e isso era uma das coisas que Tistu mais gostava de fazer e sua mãe sempre falava filho vai calçar o chinelo, vai se resfriar, mais ele não se resfriava pois os tapetes que tinha em sua casa o ajudava.
Quando Tistu ficava sozinho ele descia um corrimão num formato de S.
Pude observar que o menino que conta o livro fala de uma cidade onde Tistu nasceu que se chamava Mirapolvora onde era conhecida pelo mundo todo.
No livro tem como perceber com os relatos que a mãe de Tistu dava aula para ele até seus oito anos de idade depois seus pais o colocaram em uma escola, mas ele não gostou de ir para a escola pois não teve experiencias boas e seus pais o tiraram da escola.
Os pais de Tistu contrataram um jardineiro aonde o menino aprendeu a cuidar do jardim com o jardineiro, o menino se sentia muito feliz cuidando das plantas e flores.
Conta também na história que o pai de Tistu era negociande de canhão desde cedo o menino ouvia que esse negoçio era excelente e sua mãe sempre o incentivava dizendo para seu filho comer bem para que mais tarde pudesse cuidar da Mirapolvora da família.
Em uma parte que me chamou muita atenção no livro foi que um dia Tistu foi visitar um hospital da cidade aonde seu pai colaborava com donativos, neste hospital ele pode observar que o hospital era extremamente limpo, organizado com largas janelas aonde o sol podia entrar e arejar o ambiente. Tistu no hospital conheceu várias mães e que essas cuidavam de crianças doentes.
Dona Mamãe era muito preocupada com o destino de Tistu pois pensava o que ele seria quando crescesse, seria jardineiro ou ia seria igual ao seu pai e iria cuidar da fábrica da família, seus pais estavam muito preocupado pois Tistu não gostava muito da fabrica ele preferia ajudar o jardineiro Bigode na jardinagem, mas o sonho de seus pais era que ele cuidasse da fabrica da sua família.
O pai de tistu tomou uma decição em vez de que a fabrica fosse de canhões iria ser de flores e começaram a mudar a fábrica e reformaram ela, pintaram a nova fábrica deixando a mais bonita, trocaram o nome da fábrica que ficou Miraflores a fábrica fazia tudo buques,vasos,tapetes.
Em dia uma noticia abalou a todos o jardineiro Sr.Bigode estava morto, então fizeram um enterro muito bonito para o Sr.Bigode,
A leitura foi muito interesante pois fala de uma aventura de uma menino chamado Tistu ele era muito inteligente sua mãe deu muita educaçao e orientação para seu filho. A parte de que achei mais interesante e quando os pais de Tistu contratan um jardineiro e esse ensinou o menino a jardinar. Também achei interessante que a fábrica de canhões se transformou em uma fábrica de flores trazendo muita alegria a todos.
Aluno: Victor Hugo Budal Arins
Nota: 4,0. E os temas?
ExcluirNome do livro: Sempre haverá um amanhã.
ResponderExcluirAutora: NICOLELIS, Giselda Laporta
Comentário dissertativo das temáticas: Um dos temas observados é o tamanho do amor dos pais por ela, pois esperaram muito pela chegada de Mahara. Mais uma temática é a lentidão de Mahara, pois ela tinha uma deficiência que atrasava a idade mental dela em relação com a idade física. Outro tema que podemos destacar é a dedicação e o cuidado que a família tinha por ela, pois todos os integrantes da família organizaram sua agenda, para passar o tempo ao seu lado. Outro tema é a beleza de Mahara, pois todos os integrantes da família achavam lindos seus cabelos e seus olhos, os cabelos eram loiros e os olhos azuis. Mais uma das temáticas é o trabalho que os pais dela tiveram para conseguir tratar a deficiência de Mahara, pois ela tem mais dois irmãos, e foi muito difícil para fazer o melhor para Mahara, e sem deixar de dar a atenção devida para seus irmãos. Ainda mais que precisavam pagar uma escola especial para ela.
Sendo assim, a história é um pouco triste, pelo fato da deficiência de Mahara, portanto a história também mostra que a união da família, faz com que todos consigam superar a tal dificuldade.
ASS.: Clara França Raitz
Nota: 7,0.
ExcluirNome do livro: Os 12 Trabalhos de HÉRCULES.
ResponderExcluirAutor: Ganymédes José.
Comentários dissertativos das temáticas: Um dos temas é a véspera de que o pessoal teria que ir comprar presentes, mas não dava pois estava chovendo.O segundo tema é o rei de Atenas, que tem seu cachorro que lhe acompanha em seus compromissos. Terceiro tema é o Aristeu, aquele que nasceu com sete meses de vida. Quarto tema é que Aristeu, queria que Hércules fosse em seu reino ganhar ordens para fazer trabalhos de executar doze trabalhadores de seu reino. Quinto tema é que Hércules deveria contar toda a verdade para sua namorada para não ter consequências em seu namoro. Gostei do livro pois tem capítulos alegres e tristes.
ALUNO:Gabriel Otto Tavares.
Nota: 5,0.
ExcluirNome do livro: Liberdade Virtual
ResponderExcluirNome do autor: Silvio Golçalves
Essa leitura foi bastante interessante pois ele fala muito que os pais são muito importantes para o crescimento das pessoas mas sempre saber fazer coisas sem o auxilio dos pais. Cello não percebia isso, pois ele dizia que nunca iria precisar. Diante disso podemos observar que se algum dia precisarmos fazer alguma coisa sozinhos não iremos realizar esta atividade. Outro tema é que no livro diz bastante da tecnologia avançada que tem no futuro um exemplo é computadores superinteligentes e rápidos, tevês melhores e também há celulares mais tecnológicos. Também podemos observar que Cello tinha um certo amor pela Cris, mas ele não demonstrava isso, já Cris também tinha esse sentimento por ele uma de ela demonstrar o amor era dar vários conselhos para Cello e muitas vezes ele seguia esses conselhos e as vezes ele não obedecia o que ele dizia.
Essa leitura fez com que pensasse no que se foi falado por exemplo o amor de Cello por seus pais, ele gostava muito deles mas as vezes ele exagerava um pouco, porque ele não sabia fazer nada sem seus pais e isso talvez podia ser cansativo para eles, também podemos observar que Cris tinha um sentimento muito forte por seu amigo, Cello também havia um sentimento bastante forte por Cris. Nesta leitura também havia falado muito sobre a tecnologia, pois ele é muito importante para o dia a dia dos seres-humanos.
Nome: Leonardo Ortis Marques
ExcluirNota: 7,5.
ExcluirNOME DO LIVRO: O MUNDO PERDIDO
ResponderExcluirNOME DO AUTOR: ARTRHUR CONAN DOYLE
Um tema interessante, é a descriminação de Ned com o pai de Glayds. Outro tema na historia é que a um leve clima de romance entre Ned e Glayds. Um outro tema é a determinação de Ned por explorares lugares e seu espírito de aventura. Outro tema é a agressividade do professor Challenger com os outros exploradores da expedição. Outro tema muito bom é a união entre os exploradores da expedição mesmo eles não se conhecerem. Outro tema muito suspeito é o senhor John, que mandou Ned para a expedição, aquele homem era muito suspeito por não ter autorização de enviar Ned e sua equipe para aquele local, que no qual era floresta. Mais um tema é que aconteceu uma pequena briga entre Ned e Tarp, a causa foi por Ned gostar de Glayds, mas depois tudo foi resolvido. Outro tema é que La na expedição avia uma casa no meio da floresta que era casa dos pais de Glayds, lá a equipe recebeu suprimentos para a expedição. Mais um tema é uma parte do livro que os exploradores acabam perdendo todo o suprimento recebido pelos pais de Glayds. Outro tema é a determinação da equipe de explorar a floresta sem equipamentos. Mais um tema é que no qual eles saem para se aventurar, eles se perdem da rota de saída, mais logo acham ela. Sendo assim a leitura foi muito interessante, uma coisa muito é a união da equipe que se uniu em momentos difíceis sem antes se conhecerem.
ASS: VINICIUS ARAUJO
Nota 6,0.
ExcluirO libli aborda a história de um homem chamado Paulo,Em um dia comum Paulo foi ao cinema mais não conseguiu assistir a sessão pois um homem grande estava em sua frente,depois que o filme acabou não satisfeito ele foi a um ateliê para tentar almentar o seu tamanho mais para sua surpresa a dona do estabelecimento falava em outra língua então ele não há entendia;depois de um tempo sua roupa ficou pronta então ele foi vestila para ver como havia ficado para a sua insatisfação tinha ficado larga e grande.No ateliê ele encontra um passageiro de trem que torna seu amigo ele o leva para conhecer a estação de trem Paulo se encanta com tudo aquilo que havia lá,eles se tornam amigos mais infelismente como todo passageiro ele teve que partir em tão Paulo seguiu em frentre;ele estava andando pela rua e encontrou um homenzinho que estava no semasemá lhe pedido ajuda para ele ficar um pequeno período em seu lugar so lara ele se esparecer,para a sua surpresa Paulo fica preso no semáforo.Ele faz um chá de letrinhas, e tenta comprar um talento em uma feira mais não consegue.Um tema observado e que Paulo não contava de sua altura e tentava fazer de tudo para mudar essa realidade.Mais um tema e que ele era muito educado mais as às vezes sua educação lhe colocava em siladas.Sendo assim conclui que o livro foi muito bom e nos encinou a nos aceitarmos do jeito que somos a pesar de todos os defeitos que tivermos e todas as limitações que temos que passar e não fazer disso uma coisa para nos deixar para baico e sim fazer com que isso fasa que agente erga a cabeça e não desista do nosso objetivo.
ResponderExcluir❤️ Carolina Amphiloquio ❤️
🍂O pequeno Paulo 🍂
O meu livro trata sobre a história de um menino chamado Paulo. Ele vai assistir um filme no cinema e não consegue ver a sessão pois um homem grande está em sua frente. Depois da sessão insatisfeito Vai um Ateliê para tentar aumentar seu tamanho. Eu chegar lá teve uma surpresa pois a dona do estabelecimento falava em outra língua e ele não a o entendia; depois de um tempo sua roupa ficou pronta mas mas para sua surpresa ela ficou larga e grande. Nessa loja ele conhece um viajante de trem que leva para conhecer uma estação de trem, ele fica encantado com tudo aquilo. Mas como todo passageiro seu amigo teve que partir. Seguindo em frente pela rua ele acha um homenzinho no semáforo e pedindo ajuda para que ele ficasse no semáforo um pequeno período só para que Ele pudesse aparecer a cabeça. Mas ele o dá uma trapaça e não volta então Paulo fica preso no semáforo. Ele faz um chá de letrinhas, e tenta comprar talento em uma barraca mas não consegue. Sendo assim uma das temáticas era que ele não estava satisfeito com o seu tamanho e queria o aumentarlo. Outra temática é que ele era muito educado mas às vezes sua educação levava o a enrascadas. Sendo assim concluir que o livro é muito bom, e nos ensina que devemos nos aceitar do jeito que nós somos apesar de tudo. E não devemos deixar que nenhuma imitação nos faça não prosseguir em frente.
ResponderExcluir❤️ Carolina Amphiloquio ❤️
🍂Peque Paulo 🍂
O livro é uma coleção de histórias escritas por Silvio Romero chamada "Do baú da memória" que fala de temas regionais de cidades do Nordeste como Sergipe e Pernambuco.
ResponderExcluirum dos temas observados foi a pobreza do velho e a decepção de ter que vender suas três filhas, caso contrario morreria, pais pelo menos arrecadou muito dinheiro. Tendo depois outro filho que soube que seu pai teve que vender suas irmãs, foi atrás delas e descobriu que todas tinham uma vida luxuosa, tornando-se rainhas. cada filha casou-se com um rei: a primeira com o rei dos peixes, a segunda com o rei dos pombos e a terceira com o rei das ovelhas.
outra historia legal foi " A onça e o gato". os personagens eram amigos e a onça ensinava tudo para o gato, mas a onça percebeu que o gato não lhe ensinava tudo pois queria tirar proveito disto.
De uma forma geral todas as histórias tratam de um mesmo tema principal, ou seja, em todas as histórias sempre tem um personagem querendo se dar bem, mostrando como são gananciosos e fazem qualquer coisa para serem os melhores perdendo até mesmo seus amigos e parentes.
LUIZ RICARDO VOLTOLINI RADTKE
Nota: 6,0.
Excluir