quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Para 6º ano - Professora Carla Lanza

Post sobre A Carta do Leitor

Caro estudante, abaixo deste post você deverá acrescentar, em "comentários", uma carta do leitor desenvolvida por você conforme orientações nas páginas 17 e 18 da apostila volume 4 e em sala de aula pela professora.
Data de finalização para as postagens: 10 de novembro. 


27 comentários:

  1. Escrita,interessante...
    Prezado editor da revista, sou a Ana Clara, moradora de Joinville(sc) e quero parabenizar a revista pela sua reportagem ´´História das letras´´, escrita por Luiz Cogliar. Muito interessente pois nos faz entender melhor sobre o assunto, mostra como a escrita surgiu da forma que começou a fazer parte do nosso cotidiano a melhorar nossa forma de comunicação com as pessoas.
    Tudo isso despertor muita curiosidade, por isso é atrativo fazer uma reportagem, com mais detalhes sobre isso, como ilustrações, data, quais continentes, países, contem esses registros entre outros.
    Espero ansiosa pelo próximos periódicos e desejo que sigam minhas dicas, para a revista ficar interessante mais do que ja é e chamar mais o público para ler a revista.

    Atenciosamante Ana Clara Moraes de Marco.

    ResponderExcluir
  2. Planeta terra urgente

    Bom dia,

    Prezado Autor da revista ciência hoje das crianças, eu sou o Guilherme Ferreira Koerich morador de Joinville, quero parabeniza o escritor pelo trabalho que faz pelas nossas crianças do Brasil. Sempre ensinando aos Pais , crianças e adolescentes a ser consciente com relação quanto ao cuidado do nosso planeta terra... Oque estamos fazendo para melhorar o Planeta ?
    Muitos devem fazer essa pergunta, pois cada vez mais o planeta esta sofrendo devido os maus cuidados das pessoas, é muito importante ensinarem as crianças oque é certo e errado. Bom estou muito surpreso com as histórias que tem na revista, eu gosto muito de saber oque esta acontecendo....Humm enquanto isso estou esperando mais edições dessas revistas que é muito legal, essa revista é muito interessante pois nos ensina a importância do cuidado ao meio ambiente. Pois isso nós aprendemos para a vida inteira, assim passamos a refletir sobre alguns assuntos relacionados sobre a ciência que estudamos todos os dias na escola, estou esperando ansioso para os próximos capítulos, então esse foi meu relato espero que tenha gostado ,Tchau Até Segunda. 


    Atenciosamente
    Guilherme Ferreira Koerich

    Data: 01/11/2019.

    ResponderExcluir
  3. Joinville,02 de novembro de 2019

    Bom dia,
    Caro editor da revista Ciência Hoje das Crianças.
    Olá, me chamo Lucas Leandro e quero dar minha opinião sobre o texto “A história das letras”, o texto já e muito completo por si mesmo, inclusive eu achei muito interessante tudo que foi mostrado e não tem muitas coisas a acrescentar, porém acharia muito legal se vocês fizessem uma reportagem mais completa em aspecto de deixar o leitor com mais atenção na revista, não apenas com o texto, no caso com imagens, a diferença dos alfabetos de cada região, fotos, registros e outras coisa como por exemplo uma linha do tempo com a evolução da escrita, seria muito bacana e legal para quem leu essa matéria e se interessou na história da escrita, assim como eu .
    Enquanto isso não acontece espero ansiosamente pela próxima edição da revista

    Atenciosamente
    Lucas L. Hemkemeier
    02/11/19

    ResponderExcluir
  4. Joinville, 05 de novembro de 2019.
    Boa tarde.

    O caos sem a escrita.

    Prezado editor da revista ciências hoje.

    Me chamo Samuel, estou aqui para dar minha opinião sobre o texto a história das letras.
    Achei muito interessante este texto pois conta como nosso alfabeto foi criado, como também diz como era a escrita antes das sílabas e do nosso alfabeto. Penso da seguinte forma, sem a escrita não haveria como estudar e aprender, sem isso o mundo estaria um caos.
    Minha sugestão e que fosse feito um estudo mais aprofundado sobre como a gramática foi criada, afim de deixar o público ligado e interessado por mais assuntos deste gênero.

    Atenciosamente,
    Samuel Asafe Michereff, nascido em Joinville-Sc

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde

    A obra foi bastante interessante e curiosa ,pois aborda-se a história da nossa escrita, como evoluiu o modo de escrever muito curioso foi o pensaamento dos(a) criadores das escrita de atualmente e de antigamente, para pensar em uma forma de se comunicar através de cartas ou de escrita na pedra, madeira ou em metais.
    Mas em minha opinião o que faltou na revista "Ciências Hoje das Crianças" foi que como o público-alvo são as crianças em si o autor deveria colocar imagens sobre o assunto da "história das letras" para as crianças entenderem melhor sobre o assunto ou para chamar mais atenção das crianças em ler mais é trazer mais conhecimento. Esse foi minha carta do leitor, espero que tenha gostado.

    Atenciosamente

    Brayan Victor Silva Amorim, de Joinville SC, 11 anos ,obrigado.

    ResponderExcluir
  6. CRIAÇÃO DO ALFABETO

    A revista Ciência Hoje Das Crianças, publicou um artigo chamado “A história das letras”.
    Como o próprio nome diz, o público alvo são as crianças. Foi utilizada uma linguagem mais infantil para que elas entendessem melhor o conteúdo. Mas o escritor do texto não colocou quem inventou as letras, que seria um dado muito importante, então colocou onde foi feita.
    O autor adicionou ótimos exemplos para que o público alvo entendesse como era a escrita dos nossos antepassados, também citou em qual tipo de material as pessoas da antiguidade escreviam, porém não explicou com o que elas escreviam nestes materiais.
    A leitura desta obra é interessante pois ensina as crianças como e o porquê surgiu o alfabeto.

    Atenciosamente
    Daniel h. dos Santos – 12 anos
    Data 5/11/19


    ResponderExcluir
  7. Bom dia

    CRIAÇÃO DAS LETRAS

    Presado editor da revista "Ciência Hoje Das Crianças" publicou um artigo sobre a criação do alfabeto.

    A matéria é bem explicada mas com todo o conteudo que foi muito explicativo gostaria que tivesse mais informações com quem inventou , sei que não foi apenas um povo mas acho que poderia ter colocado ao menos o nome dos principais achei está matéria excelente mas poderia ser mais expliçada . O público alvo conseguira se interessar pois não foi usada uma linguagem muito formal mas sim foi usada uma linguagem de mais fácil compreensão. Fizeram o uso de algumas piadas como "Para quem não sabia desenhar era feito um verdadeiro abacaxi " no início confesso que não entendi mas após terminar a leitura consegui compreensão melhor o texto com um conjunto.

    Atenciosamente
    Natalie Yasmin Borges. 11 anos .

    DATA:06/11/2019

    ResponderExcluir
  8. Prazer, meu nome é Gustavo, e sim eu realmente admiro esse texto pois eu não sabia a “História das Letras” mas então, por mim eu mudava algumas coisas como diz “verdadeiro abacaxi” eu mudaria isso e mais algumas coisas no texto, mas fico excelente para mim (leitor).

    A Historia antiga das letras

    Poderíamos falar sobre as letras do alfabeto como que elas foram criadas, em que anos elas foram criadas ou pensadas, e também poderíamos pensar em uma coisa, será que foram os filósofos que criaram o alfabeto ou os povos de antigamente? E ai que está a sua resposta: foram os gregos que o criaram no século VIII A.C. Eles adaptaram o alfabeto fenício, para o seu próprio idioma, mas antes do alfabeto existia as letras certo? Certíssimo, elas foram inventadas na Suméria, um país que existe e que está no Irã e Iraque, na mesopotania (entre rios).

    Atenciosamente
    Gustavo Henrique Nunes Xavier. 11 anos

    ResponderExcluir
  9. Escrevendo a história
    Caro editor da revista Ciência Hoje das crianças.
    Me chamo Larissa e quero parabenizar a equipe pelo ótimo texto que é muito bem detalhado e com informações muito importantes, além de incentivar as crianças a lerem e se interessarem sobre esses tipos de temas.
    Achei muito interessante também o fato de apresentar modo de vista das pessoas há 5 mil anos atrás, como por exemplo : “se a palavra era ‘casa' ,fazia-se o desenho de uma casa”.
    Creio que é interessante também falar sobre outros temas relacionados ,como por exemplo: como é criada uma regra de uma determinada língua.
    Atenciosamente : Larissa Cristina Giacomelli .

    ResponderExcluir
  10. Joinville, 07 de novembro de 2019.

    Boa tarde, caro editor da revista Ciência Hoje das Crianças.

    Oi, me chamo Maria Eduarda, tenho 11 anos, estudo no colégio CEEDUC, estou no 6° ano, moro em Joinville (SC).

    Me chamou muita atenção sua matéria "A história das letras". Gostei muito da sua matéria, muito interessante. Algo que usamos muito no nossos cotidianos e não sabemos à história disso. Adorei, matéria completa e fácil de compreender, até alguns exemplos.
    Creio que, poderia acrescentar imagens dos desenhos em matérias utilizados para escrever, e imagens das letras e desenhos de cada período, de antigamente até os dias atuais.
    Com isso ficaria eficiente para o público alvo.
    Ao contrário adorei, pois bem completa, a matéria bem explicita.

    Atenciosamente
    Maria Eduarda Farias
    07/11/2019

    ResponderExcluir
  11. Prezado editor da revista Ciência Hoje das Crianças ,
    Me chamo Emanulle Luiza Espindula, gostaria de opinar sobre a matéria "História das letras " que fala sobre como surgiu o alfabeto que começou como desenho e foi evoluindo. O texto é interrssante pois explica detalhadamente como ocorreu esse processo , mas deveria colocar quem teve essa ideia para ficarmos mais informados.
    Atenciosamente , Emanuelle,Joinville, SC
    07/11/2019

    ResponderExcluir
  12. Caro, editor da revista ciências hoje.

    Prazer, meu nome é Gabriel Otto a obra foi interessante pois fala sobre a história da nossa escrita, percebe-se como ela evoluiu e é bastante curiosa se for observar a escrita de antigamente e a atual.
    O texto é completo mas deveriam complementar mais um pouco com as curiosidades do alfabeto para deixar as pessoas com mais interesse de ler.
    Com base na leitura da obra,o que mais me chamou a atenção foi a matéria descrita de como as letras do alfabeto é importante na nossa vida.

    Atenciosamente
    Gabriel Otto Tavares.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14.  CARTA DO LEITOR
    Joinville,17 de novembro de 2019
    Prezado editor da revista Ciência Hoje das Crianças
    Eu me chamo Emily eu estudo no colégio CEEDUC e gostaria de expressar minha opinião referente ao texto “A história das letras”, achei bem interessante a forma que era a escrita antigamente e como foi evoluindo com o passar do tempo. Os símbolos eram muito importantes naquela época, mas observei que mesmo hoje tendo o alfabeto as pessoas utilizam muitos símbolos para se comunicar em redes sociais, então, pensando bem o futuro faz uma viagem ao passado. O texto foi bem explicativo e de fácil entendimento.
    Parabenizo a revista por seu excelente trabalho.
    Atenciosamente Emily





    ResponderExcluir
  15. BOA NOITE PREZADO EDITOR DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

    PRAZER SOU MIGUEL LORENZO LIMA BARATER.

    GOSTARIA DE PARABENIZAR LUIZ CAGLIARI POR ESCREVER ESSE TEXTO QUE EXPLICA COMO COMEÇOU NO INICIO DO ALFABETO ATE OS DIAS DE HOJE.
    EU GOSTEI DESTE TEXTO POIS EXPLICA DETALHADAMENTE OS FATOS E COMO ERA A ESCRITA ANTIGAMENTE AOS DIAS DE HOJE.
    MAS PODERIA CONTER UMA IMAGEM POIS O PUBLICO ALVO SÃO CRIANÇAS. MAS NÃO DEIXA DE SER UM ÓTIMO TEXTO QUE CONTEM A HISTORIA DAS LETRAS. ESSE TEXTO PODE SER BOM PARA PESSOAS QUE ESTÃO PROCURANDO ESSA HISTORIA.

    ATENSIOSAMENTE : MIGUEL LORENZO LIMA BARATER

    07/11/19

    ResponderExcluir
  16. Querido, editor da revista Ciência Hoje das Crianças.
    Me chamo Camilli de Jesus Corrêa, a leitura da matéria foi bem interessante, pois conta a história da escrita,a qual é bem ultilizada no nosso dia a dia, eu acharia mais complexa se fosse descrito o período que cada exemplo aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuação:
      Atenciosamente Camilli de Jesus Corrêa
      O7/11/2019

      Excluir
  17. A Descoberta
    Olá! Eu me chamo Gabriel Gadotti.
    Li o texto ‘’A Historia das letras’’,no qual fala como se originou as letras e como eles escreviam algo,como a palavra irmão. Eles usavam pernas andando para representar o (ir) e uma mão para representar (mão).Esse texto foi muito interessante , pois fala de como as letras surgiram e outras curiosidades que eu não sabia. Tudo, bem escrito e muito bom e interessante , pois é para que as pessoas como eu e vocês, descubram da onde as letras vieram.Muito obrigado pela atenção e por esse texto.TCHAU!!!!!

    GABRIEL GADOTTI,JOINVILLE,SANTA CATARINA

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Caro editor da revista “Ciência Hoje das Crianças”, me chamo Daniel e estou aqui para dar as minhas observações sobre o que achei do texto “A história das letras”.
    Quero em primeiro lugar, parabenizar a revista pelo bom texto, porém, na minha opinião poderia ser acrescentado alguns aspectos.
    Esse texto é interessante porque apresenta como foi criado as letras que usamos hoje. É importante relatar que há muita história envolvida nele, como a forma de escrever em desenhos. Eu acho que no texto poderia ter imagens ilustrando os desenhos para ajudar a compreensão do público alvo da revista, que são as crianças. Também poderia ter mais detalhes, explicando como começaram a ler as letras e símbolos, identificando cada frase.
    Acho que seria importante citar como outro assunto, a partir de que época começou a ser usada a acentuação gráfica.

    Atenciosamente,

    Daniel Melchioretto Schütz
    Joinville/SC
    7/11/2019

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Me chamo Maria Eloiza e gostaria de parabenizar o Sr. Luiz Cagliar pelo texto “A HISTÓRIA DAS LETRAS”.
    Gostei muito do texto pois esclarece a história da escrita. Como as pessoas se comunicavam antes da criação da escrita, como se entendiam e onde escreviam.
    Se não fosse pela escrita não conseguiríamos nos comunicar com tanta agilidade hoje em dia.
    Gostaria que houvesse ilustrações e mais informações em seu texto, pois isto facilitaria mais o entendimento das pessoas e aumentaria o interesse.
    Atenciosamente,

    Maria Eloiza de Queiroz Ferreira
    Joinville
    07/11/2019

    ResponderExcluir
  20. Cara revista CIÊNCIA HOJE, sou o Daniel Francisco Ferreira Neto sou aluno do 6 ANO da escola CEEDUC estou lhe escrevendo para elogiar a matéria escrita em 13 de JUNHO de 2012 do texto A HISTORIA DAS LETRAS que conta que a 5 mil anos atrás que as pessoas escreviam suas cartas de forma bem rudimentar, utilizando os materiais disponíveis como madeira.
    Podemos observar que em sua escrita, os textos eram realizados em línguas diferentes (dialetos) utilizando desenho para a comunicação mas que geravam interpretações diferentes dificultando seu entendimento, desta forma foi sendo criado ou padronizado as letras formando vogais e consoantes.
    Como resultado conseguiram melhorar a comunicação entre as pessoas havendo uma unificação das línguas (dialetos) e a escrita.
    Espero que em outras edições possam trazer mais informações e enriquecer meus conhecimento.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  21. Joinville, 08 de dezembro de 2019

    Prezado jornal,
    Meu nome é Giovana e tenho 12 anos, estudo na escola Ceeduc e vou falar sobre a reportagem "A História das Letras".
    Gostei bastante da história mas ainda me pergunto do porquê eles não pensaram em fazer os símbolos do alfabeto de atualmente primeiro. Mas também gostei da ideia deles de fazer desenhar coisas para identificar o que estão querendo falar. Acho que a autora deveria dar suas opiniões, palpites e argumentos sobre como eles tinham pensado ou descoberto os símbolos e letras para fazer o alfabeto de hoje em dia ou como foi sendo inventado as letras de atualmente desde antigamente.

    Atenciosamente,
    Giovana

    ResponderExcluir
  22. Joinville 09 de novenbro de 2019
    Presado editor do journal Ciencia Hoje das Crianças
    Eu me chamo Matheus Oliveira da escola CEEDUC quero dara minha opinião sobre o tema "Deculpa como surgio o alfbeto que permite escreverem muintas linguas do mundo"
    Gostei muito,pois quando li o titulo me camou a atenção pois nunca parei para pesquisar a origem da escrita .eu concordo cocordo comcom o texto onde diz"ha imaginou um carteiro carregando tabletes de barro,madeira e pedra,distrubuindo essa ecomendas pelas cidadescidades.
    Também gostei muito interesante onde diz que aescrita foi criada na Sumeria onde atualmente e o IRA e IRAQUE.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, sou joão éber morador de joinville SC.Queria dizer gostei do seu texto Luiz Cagliari pois fala sobre a história das letras,fala também como surgiu o alfabeto que hoje permite escrever em muitas linguas diferentes pelo mundo,fala no texto também que o alfabeto foi inventadoa na Suméria,um país que existia onde hoje estão o Irã e o Iraque,o texto fala também que no começo a escrita era ilustrada por desenhos.
    E isso é uma das histórias do mundo onde vivemos com orgulho e amor.

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Me chamo Leonardo Davi Mews, vim dar minha opinião sobre o texto “A HISTÓRIA DAS LETRAS”. O texto conta como era escrito antigamente e onde era escrito. As pessoas escreviam em tabletes de barro e em outros materiais como madeira, pedra e ferro. Eles escreviam em símbolos, porém com o passar dos anos vieram as dificuldades na comunicação, pois as pessoas escolhiam objetos ou animais para representá-lós e isso dificultava a comunicação, então foi onde começou a surgir a escrita através das vogais e das sílabas.
    Gostei muito do texto pois esclarece a história da escrita. Como as pessoas se comunicavam antes da criação da escrita, como se entendiam e onde escreviam.
    Talvez se houvesse ilustrações no seu texto, facilitaria mais o entendimento das pessoas e aumentaria o interesse.
    Atenciosamente,

    Leonardo Davi Mews
    Joinville
    10/11/2019

    ResponderExcluir
  25. Joinville,18 de novembro de 2019
    Bom dia
    Prezado editor da revista Ciência Hoje das Crianças
    Meu nome é Leandro Gabriel dos Santos e queria comentar a minha opinião do texto “A História das Letras”,eu achei a escritura do texto interessante,pois mostra como eram as letras (as escritas) antigamente e como se desenvolveram.
    Só acho que poderiam completar um pouco mais,falando sobre a importância de saber disso.
    Atenciosamente
    Leandro G. dos Santos

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.