segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Para o 4° ano -Profª Joice


Exercício de História para a prova bimestral - 4° ano

1 Como era o cotidiano de D. Pedro II quando criança?
R.: Ele estudava latim, matemática, religião, entre outros conhecimentos, mas também brincava.
2 Por que a família de D Pedro II valorizava os conhecimentos que eram transmitidos  a ele?
R.: Para estar preparado para assumir o governo do país.
3 Que dia comemoramos a independência do Brasil?
R.: 7 de setembro.
4 Nas fazendas de cana-de-açúcar existiam trabalhadores livres e escravizados, que exerciam diversas atividades. Quais eram essas atividades
R.: Mestre de açúcar, pescador, purgador, lavrador, carreiro e feitor.
5 Complete as frases, de acordo com as imagens e descubra os principais espaços e construções por onde circulavam os moradores do Brasil Colonial:
a)       As praças eram um dos principais pontos de encontro de encontro dos antigos moradores destas terras. Nesse local, eles se reuniam para realizar o comércio e para participar das cerimônias públicas, de festividades religiosas e reais.

b)      A igreja era um dos principais pontos de encontro da população que frequentava as missas e as festas dos santos padroeiros.

c)       O chafariz ou bebedouro era outro importante ponto de encontro nas cidades e vilas colônias. Nesse local, escravizados e empregados domésticos livres pegavam água para os seus senhores, pois nessa época não existia água para os seus senhores, pois nessa época não existia água encanada nas casas. Também era o local onde os cavalos bebiam água e as mulheres lavavam roupas.
6 Você já estudou que, a partir de 1532, muitos portugueses se estabeleceram nessas terras. Mas como foi a vida deles nos primeiros tempos? Relacione os itens a seguir identificando as principais dificuldades que encontraram:


(C) Muitos grupos indígenas viam os portugueses como estranhos que desejavam roubar suas terras.
 

a)       Clima                           


(D) Nestas terras não e os alimentos que os europeus estavam habituados a consumir
 
B)      Locomoção          



c)      

(A) No Brasil, as temperaturas eram muito altas enquanto na Europa fazia muito frio durante parte do ano.
 
Indígenas                            



(B) Não existiam mapas e estradas. Além disso, para se locomover por este espaço, era necessário ultrapassar montanhas e rios.
 

d)      Alimentação                       



(E) A natureza era desconhecida pelos portugueses. Além de terem de enfrentar animais perigosos, como cobras e onças, sofriam muito com os insetos, principalmente mosquitos.
 

e)       Natureza 



(C) De acordo com essa lei, todas as crianças nascidas de mulheres escravizadas a partir de 1871 já nasceriam livres.
 
7 Leias as informações a seguir. Faça a correspondência entre elas e descubra um pouco mais sobre as leis para acabar com a escravidão:

a)       Bill Aberdeen                           
b)     

(B) Aprovada em 1850, proibia o tráfico de africanos escravizados para o Brasil.
 
Lei Eusébio de Queirós
c)       Lei do Ventre Livre
d)      Lei dos Sexagenários.



(A) Lei britânica promulgada em 1845, proibiu o tráfico de trabalhadores escravizados em todo o mundo. Porém, essa lei não foi respeitada.
 




(D) De acordo com a lei brasileira de 1885, os escravizados que atingissem sessenta anos ou mais deveriam ser libertados.
 
                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.