terça-feira, 31 de julho de 2018

POST do 7º ano - Professora Carla Lanza

Atividade avaliativa referente ao POST

A partir da leitura da crônica "A vida é feita de pequenos gestos", de Marina Colasanti, faça a atividade avaliativa proposta na página 45 do livro didático.

POSTAR ABAIXO EM COMENTÁRIOS

A vida é feita de pequenos gestos


Carnaval acabou, e é apaziguante recompor a ordem costumeira. A vida, mais do que de carros alegóricos, é feita de pequenos gestos. 

O começo do dia não é quando o executivo chega ao escritório e cumprimenta a secretária, nem quando a cirurgiã veste o avental esterilizado ou quando o pedreiro pega o primeiro tijolo da pilha. O dia começa quando a água é posta a ferver para o café, quando sementes de mamão rolam sobre a bancada da pia, quando o aparelho de barbear desliza sobre o rosto. Os gestos miúdos em que nem reparamos, gestos que parecem realizados apenas pelas mãos, sem a contribuição da mente, vão construindo a ordem em que o dia se apóia.

Tudo exige arrumação. As gavetas, as pastas, as mensagens de celular, a geladeira, o e-mail, parecem solicitar uma ordem determinada. A todo momento colhemos um item do nosso cotidiano e o mudamos de lugar. Dobramos um papel que estava sobre a mesa ou uma peça de roupa que jazia ao pé da cama, e o guardamos ali onde em algum momento anterior estabelecemos que fosse o ponto mais apropriado para a sua permanência. Quando por acaso olhamos em volta para conferir, temos a impressão de que o espaço da convivência fez-se mais aberto.

Todos os dias usamos talheres que têm que ser lavados e guardados depois de enxutos, e que novamente serão usados, lavados e guardados, para depois, novamente..... Todos os dias, mais de uma vez, escovamos os dentes, e cada vez pegamos a escova, desatarraxamos a tampa da pasta, esprememos o tubo sobre a escova, atarraxamos a tampa, abrimos a torneira, escovamos os dentes acima e abaixo, fechamos a torneira, guardamos a escova, enxugamos a boca. Quantos mínimos gestos para garantir um momentâneo hálito de hortelã. 

Não é a isso, porém, que chamamos rotina. Rotina é o alô à secretária, a chegada ao hospital, a pilha de tijolos. Os pequenos gestos que levaram até esse falso começo do dia, nem são considerados. Nenhum deles, tão mínimo que beira a insignificância, tem resultados notáveis. Se depois de fazer a barba, a mão não passar pelo rosto avaliando a lisura da pele, a pele não ficará menos lisa. Se o papel sobre a mesa não for dobrado, nenhum dano advirá a seu conteúdo. O pequeno gesto é, por vezes, apenas parte de outro pequeno gesto. Mas se nenhum dos dois for feito, uma fenda pode começar a se abrir. Escovar os dentes não é ato grandioso, mas sem pegar a escova, como fazê-lo? E sem dentes escovados, como inaugurar a manhã? 

Um pequeno gesto pode não fazer falta no prumo do dia. Mas se tiramos toda uma sequência, colocamos em risco a estrutura. Gestos que são pequenos individualmente, tornam-se indispensáveis quando encadeados. Não botamos a água para ferver, não pegamos o pote do café, não afundamos a colher no pó. O dia terá que começar sem perfume, sem calor, sem gosto na boca, sem a energia da cafeína. O dia terá que começar sem começo. Ou, então, seremos obrigados a tomar um café em pé no bar da primeira esquina.

A vida é feita de pequenos gestos. Para escrever isto - contando o acento - , meus dedos comprimiram 34 vezes o teclado. Cada letra exige um movimento, cada palavra obedece a um pensamento que a organiza na frase. Nem eu levo isso em conta. Ingratidão que se desfaz neste fim de tarde de verão, quando a ordem do cotidiano volta a imperar sobre Ipanema.  

Disponível em: <https://www.marinacolasanti.com/2016/02/cronica-de-quinta-vida-e-feita-de.html> Acesso em: 31 jul. 2018.

Para 7º ano - Professora Carla Lanza

Trabalhos de português:


  1. Data: 02/08/2018 - No caderno de Produção Textual, realizar as atividades das páginas 26 até 29. Escrever à caneta, com capricho. Escrever a data completa, seu nome e a turma na margem da página 26. Valerá 5,0 pontos, os quais serão somados à outra atividade.
  2. Data: postagem até 10/08/2018 - Post no blog do Colégio CEEDUC: No blog do colégio, fazer um comentário sobre a crônica postada pela professora Carla Lanza. O seu comentário precisa ser coerente e seguir a proposta da página 45 da apostila.

Para 8º ano - Professora Carla Lanza

Tarefa de Português:
No caderno, escrever um texto dissertativo (20 linhas) sobre suas percepções sobre a obra "A máscara da morte rubra", de Edgar Allan Poe.

Caderno de atividades: atividade 1, 2 e 3 da página 85.

Resultado de imagem para edgar allan poe

Para 9º ano - Professora Carla Lanza

Tarefa de Português:

  • Leitura do livro emprestado até dia 14/08.
  • Apostila: atividades das páginas 43 até 46.
Resultado de imagem para gráficos

Para 8º ano - Teacher Carla Lanza

ABOUT MONICA'S TEEN COMIC STRIP

Plot
The plot is centered on the four teenagers. Typical elements of the teenage life are: love, school, friends, nightclubs and problems to face. Although, the adventures don't finish for them all.

Characters

Main characters

From left to right, the main characters are: Smudge, Jim Five (formerly Jimmy Five), Monica and Maggie.
  • Monica (pt:Mônica)
  • Jim Five (pt:Cebola)
  • Maggie (pt:Magali)
  • Smudge (pt:Cascão)











Disponível em: <https://wikivisually.com/wiki/Monica_Teen> Acesso em 30 jul. 2018.

Para 8º ano - Teacher Carla Lanza

Homework:

  • Atividade 3 da página 11.
  • Traduzir o texto "Monica's goes teenager" da página 19.
Resultado de imagem para monica's teen

Para 7º ano - Teacher Carla Lanza

Homework:

  • Finalizar a atividade iniciada em sala: página 21.
  • Atividade 1 e 2 da página 29.
Resultado de imagem para stereotypes

Para 6º ano - Professora Carla Lanza

Tarefa de Português:

  • Página 37 até a questão 36 da página 41.
  • Trazer uma notícia impressa de jornal.
  • Anotar curiosidades e perguntas para fazer ao jornalista Marcos Aurélio.

Resultado de imagem para notícia gênero textual