terça-feira, 31 de julho de 2018

POST do 7º ano - Professora Carla Lanza

Atividade avaliativa referente ao POST

A partir da leitura da crônica "A vida é feita de pequenos gestos", de Marina Colasanti, faça a atividade avaliativa proposta na página 45 do livro didático.

POSTAR ABAIXO EM COMENTÁRIOS

A vida é feita de pequenos gestos


Carnaval acabou, e é apaziguante recompor a ordem costumeira. A vida, mais do que de carros alegóricos, é feita de pequenos gestos. 

O começo do dia não é quando o executivo chega ao escritório e cumprimenta a secretária, nem quando a cirurgiã veste o avental esterilizado ou quando o pedreiro pega o primeiro tijolo da pilha. O dia começa quando a água é posta a ferver para o café, quando sementes de mamão rolam sobre a bancada da pia, quando o aparelho de barbear desliza sobre o rosto. Os gestos miúdos em que nem reparamos, gestos que parecem realizados apenas pelas mãos, sem a contribuição da mente, vão construindo a ordem em que o dia se apóia.

Tudo exige arrumação. As gavetas, as pastas, as mensagens de celular, a geladeira, o e-mail, parecem solicitar uma ordem determinada. A todo momento colhemos um item do nosso cotidiano e o mudamos de lugar. Dobramos um papel que estava sobre a mesa ou uma peça de roupa que jazia ao pé da cama, e o guardamos ali onde em algum momento anterior estabelecemos que fosse o ponto mais apropriado para a sua permanência. Quando por acaso olhamos em volta para conferir, temos a impressão de que o espaço da convivência fez-se mais aberto.

Todos os dias usamos talheres que têm que ser lavados e guardados depois de enxutos, e que novamente serão usados, lavados e guardados, para depois, novamente..... Todos os dias, mais de uma vez, escovamos os dentes, e cada vez pegamos a escova, desatarraxamos a tampa da pasta, esprememos o tubo sobre a escova, atarraxamos a tampa, abrimos a torneira, escovamos os dentes acima e abaixo, fechamos a torneira, guardamos a escova, enxugamos a boca. Quantos mínimos gestos para garantir um momentâneo hálito de hortelã. 

Não é a isso, porém, que chamamos rotina. Rotina é o alô à secretária, a chegada ao hospital, a pilha de tijolos. Os pequenos gestos que levaram até esse falso começo do dia, nem são considerados. Nenhum deles, tão mínimo que beira a insignificância, tem resultados notáveis. Se depois de fazer a barba, a mão não passar pelo rosto avaliando a lisura da pele, a pele não ficará menos lisa. Se o papel sobre a mesa não for dobrado, nenhum dano advirá a seu conteúdo. O pequeno gesto é, por vezes, apenas parte de outro pequeno gesto. Mas se nenhum dos dois for feito, uma fenda pode começar a se abrir. Escovar os dentes não é ato grandioso, mas sem pegar a escova, como fazê-lo? E sem dentes escovados, como inaugurar a manhã? 

Um pequeno gesto pode não fazer falta no prumo do dia. Mas se tiramos toda uma sequência, colocamos em risco a estrutura. Gestos que são pequenos individualmente, tornam-se indispensáveis quando encadeados. Não botamos a água para ferver, não pegamos o pote do café, não afundamos a colher no pó. O dia terá que começar sem perfume, sem calor, sem gosto na boca, sem a energia da cafeína. O dia terá que começar sem começo. Ou, então, seremos obrigados a tomar um café em pé no bar da primeira esquina.

A vida é feita de pequenos gestos. Para escrever isto - contando o acento - , meus dedos comprimiram 34 vezes o teclado. Cada letra exige um movimento, cada palavra obedece a um pensamento que a organiza na frase. Nem eu levo isso em conta. Ingratidão que se desfaz neste fim de tarde de verão, quando a ordem do cotidiano volta a imperar sobre Ipanema.  

Disponível em: <https://www.marinacolasanti.com/2016/02/cronica-de-quinta-vida-e-feita-de.html> Acesso em: 31 jul. 2018.

55 comentários:

  1. Oi prof. Aqui é o João! Essa cronica e bastante interessante, pois nos faz pensar mais nos pequenos gestos do dia à dia. Eu gostei, mas o texto tem uma linguagem, em algumas vezes, dificilmente compreensível para uma pessoa que não lê muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi prof. Aqui é o Léo! Eu gostei muito da crônica, Porque acho importante pensar nos pequenos gestos, como diz a crônica muitas pessoas nem pensam nos pequenos gestos, como acordar e escovar os dentes muitas pessoas nem notam se fizeram isso, porque fazem isso tão repetidamente todos os dias que acabam nem ligando, as pessoas deveriam notar mais no que estão fazendo, as pessoas tem que ter uma noção maior, é por isso que temos que dar valor para os nossos pequenos gestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo. Parabéns pela postagem.
      Descontos: repetição de termos, erros ortográficos, pontuação, concordância
      Nota: 6,5

      Excluir
  3. Oi professora! Aqui é a Iara!! Bem, eu gostei muito do texto, porque ele diz que muitas que muitas pessoas não valorizam as pequenas coisas da VIDA.
    Tudo o que ele diz,é verdade,(na minha opinião). Trata-se das pessoas que não valorizam as coisas boas que a vida oferece a elas,e, elas que fazem as coisas tão rápidas, que,quando morrem, morrem sem prestar atenção nas coisas,momentos e pequenos gestos que a vida ofereceu a elas.Enfim,gostei muito do texto,porém,algumas partes do texto era um pouco complexas.Mas,AMEI o texto.E,é isso. Então,tchau!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer, escrevi duas vezes as palavras "que muitas".
      Iara

      Excluir
    2. Olá, Iara. Parabéns pela postagem.
      Descontos: muita repetição de termos, pontuação, argumentação.
      Nota: 6,0

      Excluir
  4. Olá professora!Essa crônica que você postou foi muito interessante na minha opinião,pois essa crônica fala do nosso(a) cotidiano ou rotina,como quiser chamar.Tudo começa quando saímos da cama para começar um novo dia,no trabalho,na escola,ou em outro lugar que você vai nos dias de semana!Assim
    que chegamos em casa nós se arrumamos para dormir para no dia
    seguinte começar a rotina.Em algumas partes essa crônica deu
    humor,poucos,mas deu,obrigado pela crônica,eu gostei!

    Beijos,Mateus Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por repetir a palavra "para" no final
      Talvez esteja certa.

      Mateus.

      Excluir
    2. Olá, Mateus Melo. Parabéns pela postagem.
      Descontos: repetição, concordância, pontuação, argumentação.
      Nota: 7,0

      Excluir
  5. HELOISA. Eu gostei muito, é interessante pois retrata o dia-a-dia com sensibilidade. Essa crônica é excêntrica pelo fato de ser repetitivo as ações diárias. A história é agradável porque mostra os simples gestos do nosso cotidiano como: passar o café ou escovar os dentes. Ela destaca a importância de valorizar os pequenos gestos que a vida nos proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heloisa. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, concordância, argumentação.
      Nota: 7,0

      Excluir
  6. Olá professora,aqui é a Ana,para mim a leitura da crônica foi interessante pois seu objetivo é passar para as pessoas a mensagem de que devemos valorizar mais os pequenos gestos do nosso cotidiano,porque muitos de nós não damos importância às pequenas realizações que temos na nossa rotina,e com essa crônica percebemos que mutas vezes não somos gratos pelas pequenas oportunidades que conseguimos realizar.
    Muitas coisas que fazemos como escovar os dentes,tomar café,são pequenos gestos que juntos se complementam e sem eles não conseguimos viver,nossa rotina não começa só quando vamos para a escola ou trabalho,mas sim desde o momento em que acordamos até nos deitarmos novamente.Pois a vida não é feita apenas de grandes realizações,mas principalmente dos pequenos gestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Parabéns pela postagem.
      Descontos: concordância verbal, erros ortográficos, pontuação, repetição.
      Nota: 7,5

      Excluir
  7. Essa crônica foi interessante, pois nos leva a refletir sobre as pequenas coisas que as vezes fazemos sem ao menos pensar sobre o porque estamos fazendo. Essa história nos ensina a dar valor aos segundos e pequenos movimentos que Deus nos dá e nos permite fazer pois muitas vezes sem essas pequenas coisas o resto do nosso dia fica ruim, chato, ou até mesmo entediado. Muitas vezes fazemos essas pequenas coisas e depois não conseguimos fazer coisas grandes e ficamos tristes por não faze-las, porém fazer pequenas coisas já é uma conquista para as nossas vidas, pois muitas pessoas não tem membros ou raciocínio suficiente para fazer essa coisas. Gostei muito, porém a linguagem é muito formal.
    Arthur Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arthur. Parabéns pela postagem. Boa argumentação.
      Descontos: erros ortográficos, pontuação, repetição, concordância.
      Nota: 7,0

      Excluir
  8. essa crônica é muito interessante pois por meio dela refletimos sobre os pequenos gestos do dia a dia, mas que têm uma grande função em nosso cotidianos, como escovar os dentes, por exemplo. Nós o fazemos quase sem pensar, tornando-o algo instintivo, automático. Há também as coisas que dão humor ao nosso dia, pois muitas vezes pequenos gestos influenciam completamente no nosso humor. Podemos, por exemplo, mandar uma mensagem de bom-dia. É algo rápido e que pode estar ajudando muito o dia de alguém. Sobre a linguagem, é meio formal demais, porém, com um pouco de esforço, dá pra compreender. Eu gostei muito da Crônica. João Filipi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, repetição, argumentos.
      Nota: 7,0

      Excluir
  9. prof, na segunda linha eu sem querer escrevi "nosso cotidianos". Gostaria de dizer que o correto (que eu quis escrever) é "nosso cotidiano".

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá professora Carla. A leitura dessa crônica foi interessante, pois nos faz refletir sobre os hábitos de nosso cotidiano que realizamos, porém nem o notamos, já que aparenta ser algo automático, sem que necessitemos pensar. Logo efetuamos esses gestos e não damos bola, só percebemos o efeito que aquilo traz, como escovar os dentes e perceber que estão limpos, sem cáries e mal hálito, por exemplo. Por isso que esses pequenos gestos devem ser feitos, por que são deles que fazemos nosso dia a dia, para mim, pode-se assimilar o ditado "de grão em grão a galinha enche o papo", pois com esses minúsculos hábitos podemos criar algo grandioso. Obrigado pela oportunidade de comentar, até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abdeel. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos e argumentação.
      Nota: 7,0

      Excluir
  12. Oi Professora Carla. Essa crônica nos leva a refletir em uma coisa MUITO importante: os valores nos gestos que praticamos todos os dias e nem percebemos. O fato de eu estar escrevendo esse texto e poder estar movimentando minha mão, é um ato que passa sem ser notado! O fato de eu calçar um chinelo é eu de muitos pequenos gestos na qual não damos valor! Deveríamos ser mais gratos por esses pequenos gestos,pois, só se nós os perdêssemos iriamos dar valor. por exemplo: " a como era bom escrever" ou " a como era bom sentir meu pé saindo do piso gelado e indo para o confortável". Esses são gestos, ou melhor, pequenos gestos que não damos valor!
    Que possamos ser mais gratos!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jader. Parabéns pela postagem. Excelente abordagem!
      Descontos: erros ortográficos.
      Nota: 9,0

      Excluir
  13. Olá Professora Carla, è a Marissa. Primeiro quero agradecer a oportunidade. Essa crônica é bem explicativa, pois tem como tema principal, contar o cotidiano do dia a dia, que nem nos damos conta, gestos e rotinas diárias, como escovar os dentes, tomar café, nos arrumar para escola ou trabalho, pentear os cabelos, enfim uma série de destalhes que passam despercebidos mais não menos importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marissa. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, pleonasmo vicioso (cotidiano do dia a dia), concordância, argumentação.
      Nota: 6,0

      Excluir
  14. olá professora Carla,é a Leielly.Essa cronica foi interessante porque nos faz refletir sobre coisas do cotidiano, que repetimos todos os dias. Como coisas básicas, colocar a água pra ferver, fazer a barba, abrir a pasta de dente. Pra nós isso pode fazer nem um sentido hoje, mas quem sabe no futuro vamos estar sentados em uma cadeira e lembrando o passado, lembrando de tudo que você fez pra estar onde está. Aproveite e viva bem o hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leielly. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, argumentação, incoerência.
      Nota: 6,5.

      Excluir
  15. Olá professora,aqui é a Eduarda Kaizer. Essa crônica foi muito interessante, pois trata do nosso cotidiano, oque fazemos diariamente em nossas vidas, como escovar nossos dentes, vestirmos, trabalhar e outras coisas. Todas essas ações nos leva ao cotiano porque todo dia repetimos as mesmas coisas.Nela traz desafios, pois o cotidiano pode ser o mesmo todos os dias, mas com esses dias podemos aprender novas ações. Nessa crônica fala de atitudes de pessoas mais jovens, mas no futuro, podemos passar por estas coisas que hoje não nos importam, mas mais pra frente vai ser útil para nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, concordância, incoerência, argumentação.
      Nota: 7,0

      Excluir
  16. Olá Professora Carla, Aqui é o Rafa. A crônica fala sobre o cotidiano de muitas pessoas (Jovens, Idosos, Adolescentes,entre outros).As nossas ações muitas vezes são as mesma, mas podemos aprender novas coisas com ações diferentes do que fazemos todos os dias, e que podemos achar uma coisa que hoje que não tenha nenhuma utilidade que no futuro será bem útil para nós.A crônica também tem uma linguagem bem formal.Gostei da Crônica.

    ResponderExcluir
  17. Olá Professora Carla, Aqui é o Rafa. A crônica fala sobre o cotidiano de muitas pessoas (Jovens, Idosos, Adolescentes,entre outros).As nossas ações muitas vezes são as mesma, mas podemos aprender novas coisas com ações diferentes do que fazemos todos os dias, e que podemos achar uma coisa que hoje que não tenha nenhuma utilidade que no futuro será bem útil para nós.A crônica também tem uma linguagem bem formal.Gostei da Crônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael. Parabéns pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, argumentação, repetição de termos.
      Nota: 6,0

      Excluir
  18. Olá Professora Carla,Aqui é o Gabriel.Essa cronica nos faz refletir no nosso dia a dia.Como nas tarefas,atividades e higienes.coisas importantes que não damos valor pois achamos simples e completamente normal,mas em um futuro muito próximo vamos perceber que deveriamos ter dado mais valor a essas atividades.E a cronica nos trás uma reflexão tão importante que torna muito interessante o tema abordado.Gostei da cronica pois o tema abordado é o nosso cotidiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel. O prazo era dia 13/08.
      Descontos: erros ortográficos, argumentação, prazo e incoerência.
      Nota:4,5

      Excluir
  19. DESCULPE por repetir "tema abordado"no final

    ResponderExcluir
  20. NINA CAROLINA LIMA BARATER
    Eu concordo porque ele conta sobre os próprios gestos do dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos e nos fazem refletir sobre isso , que podem parecer insignificantes mas se tornam indispensáveis.
    Todo dia alguém pergunta "como foi o seu dia?" e sempre falamos os acontecimentos marcantes e esquecemos que se não fosse o pequeno gesto de colocar o celular para despertar, você ainda poderia estar dormindo. Ele explicou bem o ocorrido sem ficar falando repetidas vezes. Eu achei os exemplos do escritor criativo de um modo que chama a atenção de todos os leitores de todas as idades também o modo como ele desenvolveu o texto. Gostei muito.
    ENVIADA PELO PAI DA NINA POR E-MAIL NO DIA 08/08.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Nina. Parabéns pela responsabilidade em enviar por e-mail.
    Descontos: erros ortográficos, concordância.
    Nota: 8,0

    ResponderExcluir
  22. Olá aqui e o Lucas.Bom eu gostei bastante da crônica pois ela relata pequenas atitudes da vida que, com poucos atos nós já fazemos varias coisas e nem percebemos. Pois estamos tão acostumados a fazer isso que nem damos importância para coisas simples do nosso cotidiano. Isso me fez refletir também que quando alguém me pergunta "você acha que foi bem na prova" é eu sempre respondo "sim eu acho"; porém refletindo a crônica, para quem pergunta demostra uma preocupação.

    ResponderExcluir
  23. Olá aqui e o Lucas.Agora as 5 temáticas observadas:
    1-O fato dela fala que coisas pequenas podem fazer diferença, essas pequenas atitudes não são importante para nós, mais para alguém deve ser.
    2-Também aborda que sempre que vamos pegar algo de um lugar mudamos a posição dele é nem percebemos, sendo que aquele lugar que tava era melhor; mas quando trocamos o objeto parece mais favorável aquele lugar que colocamos agora.
    3-Aborda também que, sempre acontece as mesmas coisas no nosso cotidiano,que sempre vamos para a mesma casa é escola, é não vai mudar isso pois e habito.
    4-Observa-se que a crônica fala, que se não fazermos uma pequena atitude do dia dia, colocaremos em risco uma estrutura, é isso vai fazer falta em alguma coisa sem mesmo percebemos.
    5-Relata também que fazemos as vezes coisas sem pensar, pois já estamos tão acostumados a faze quem nem percebemo, como fazer café é botar açúcar.

    ResponderExcluir
  24. Olá aqui e o Lucas.Agora o tema principal da crônica:
    O tema principal é o fato de fazermos coisas simples e nem percebemos mais elas são importantes,também quando pegamos as coisa e mudamos elas de lugar sendo que o lugar que ela estava antes era melhor, mas quando olhamos por outro ângulo parece mais aberto,o fato de agente fazer coisas sem ao menos pensar ,porque já estamos acostumados a fazer isso que é automático do nosso corpo porém nem percebemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas. Obrigada pela postagem. Já verifiquei as anteriores.
      Descontos: erros ortográficos, falta de concordância verbal e nominal, (-2,0) 2ª chamada.
      Nota: 5,0.

      Excluir
  25. Bom dia prof Carla eu sou a Brenda, e vim digitar meu resumo e minhas 5 temáticas sobre a crônica:

    Essa crônica demonstra o dia dia de algumas pessoas que nem percebem os pequenos detalhes que acontece em seu dia e falam "o dia passa rápido" Mais na verdade nem percebeu os detalhes que aconteceu nele... Essa crônica\texto pode demonstrar a vida do leitor ou até do autor da crônica...

    1°temática: esse texto pode demonstrar tanto a vida do narrador tanto a vida do próprio autor

    2°tematica: essa crônica demonstra os detalhes que acontecem no nosso dia a dia é mais que nós não percebemos

    3°temática: uma das temáticas principais que hà no texto é que o narrador ou autor sempre diz dos detalhes que hà em nosso dia e nem percebemos

    4°temática: às vezes não percebemos os detalhes que há no nosso dia e apenas dizemos "nossa como o dia passa rápido e nem percebi"

    5°tematica: o que mais me interessou neste texto são os pequenos gestos que fazemos mais não percebemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brenda. Obrigada pela postagem.
      Descontos: (-2,0) 2ª chamada, erros ortográficos, falta de concordância verbal e nominal, faltou argumentação.
      Nota: 4,5.

      Excluir
  26. Eu acredito que o tema principal da crônica seja que nos fazemos muitas coisas no nosso dia a dia,e,para muitas delas não damos o devido valor,pois infelizmente nos so damos valor às coisas quando perdemos
    Matheus Cardozo

    ResponderExcluir
  27. 1°tematica:a primeira temattem é que muitas vezes em nossa vida não damos o devido valor às minimas coisas só nós ligamos que aquilo e essencial quando perdemos
    2°tematica:outra temática observada foi que para nós as vezes não importa nada um simples gesto mas para o outro significa muito
    3°tematica:a crônica também aborda que para muitas das coisas que não damos valor,se nós não a fizessemos não conseguiríamos fazer muitas coisas
    4°tematica:a quarta temática e que muitas vezes algo não é nosso e nos mudamos de lugar,sem percebermos,o dono pode ficar encomodado
    5°tematica:a última temática é que fazemos coisas e nem lembramos depois,um exemplo disso é o que comemos no meio dia,muita gente nao lembra
    Matheus Cardozo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. Obrigada pela postagem.
      Descontos: (-2,0) 2ª chamada, erros ortográficos, de concordância nominal e verbal, repetição do tema principal nos demais temas, argumentos e construções frasais incoerentes.
      Nota: 4,0.

      Excluir
  28. Tematica Principal: Os pequenos gestos do cotidiano q nos nao percebemos, como acordar, escovar os dentes, tomar banho e etc.


    1° tematica: um tema observado é q tem muitos gestos no nosso cotidiano q nos nao percebemos

    2° tematica: outro tema tratado, é q se nós dexarmos de fazer alguns gestos do cotidiano, outros serão afetados

    3° tematica: mais uma tematica observada, é q quando deixamos de fazer um gesto, nao percebemos diferença, mas se deixarmos de fazer varios, percebemos as mudanças

    4° tematica: outra tema, é q tem pequenos gestos do dia a dia pra tudo, pra começar o dia, finalizar e etc

    5° tematica: o ultimo tema observado é q nós usamos coisas, lavamos, guardamos e depois ultilizamos novamente, e isso ja é mmuitos gestos do cotidiano.



    Resumo

    Eu achei a cronica muito interessante, pois fala algo muito simples sobre o nosso cotidiano, porém entrete o leitor. Ela faz nos parar para pensar sobre coisas q nós fazemos e nao percebemos, como escovar os dentes, tomar banho, comer e etc. O motivo de entreter o leitor, é que trata sobre um fato real, que realmente fazemos, e quando paramos pra pensar o que a conteceu no dia, nao pensamos nos pequenos gestos, e sim, nas principais coisas do dia.

    Fabricio Leineker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabrício. Obrigada pela postagem.
      Descontos: (-2,0) 2ª chamada, repetição do tema principal nos demais temas, erros ortográficos e de concordância, palavras abreviadas, argumentos repetitivos.
      Nota: 3,5

      Excluir
  29. A crônica, como sempre, nos traz uma reflexão. Em "A vida é feita de pequenos gestos" o autor nos trouxe a luz de uma rotina cotidiana a qual se constrói antes do que realmente chamamos de cotidiano. No nosso dia-dia os processos que constroem nossa rotina de sairmos de casa.
    E termos contato com o mundo externo. Esta reflexão pode ir além da rotina e para sobre nosso modo de vida, afinal, são nos pequenos processos no nosso interior, antes do contato com o mundo externo, que vamos definir a maneira como interpretamos o que chega até nós, e como a quantidade de vezes que esfregamos os dentes, muitas vezes não nos damos conta do que é rotina dentro de nós.


    Israel De Borba Gianesini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel. Obrigada pela postagem.
      Descontos: erros ortográficos, sequência de ideias incoerente.
      Nota: 7,5

      Excluir
  30. Um tema analisado é a crítica feita pela cronista em relação à rotina seguida ao extremo que, parcialmente é necessária mas é importante “quebrá-la” algumas vezes para fugir dos vícios desse cotidiano. Outra temática observada é a ingratidão das pessoas em relação à valorização desses pequenos gestos que são realizados automaticamente sem que percebamos. Percebe-se também uma leve crítica ao carnaval, pois a cronista refere-se a ele como, nada mais nada menos do que, carros alegóricos, definindo o carnaval como um desfile desses. Pode-se notar que há a diferença entre rotina e pequenos gestos, pois a rotina vem depois de uma sequência de pequenos gestos. Nota-se que ela fala que os pequenos gestos não têm resultados notáveis, porém você só percebe a falta que fazem (ou sua importância) quando temos dificuldade em realizá-lo. Um exemplo é uma pessoa que teve um AVC e perdeu o movimento de um dos braços, tendo um pouco de dificuldade em pentear o cabelo, coisa que antes ela realizava sem dificuldade.
    A crônica foi interessante pois fala sobre as pequenas coisas da nossa vida que, apesar de serem “pequenas” aparentemente, tem grande importância no nosso dia a dia. Mesmo assim, muitas vezes passam despercebidas porque são apenas mais uma parte de uma rotina cansativa. Essa crônica tem como “moral” a valorização das pequenas coisas que são (aparentemente), insignificantes. A cronista quis (imagino) fazer o leitor refletir sobre as pequenas coisas da vida, mas, acabou por exagerar em relação à importância dada a essas ações, sendo um tanto dramática, deixando a crônica enjoativa e repetitiva depois de um tempo.

    Ane Beatriz s2 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane. Obrigada pela postagem.
      Descontos: (-2,0) 2ª chamada.
      Nota: 7,5

      Excluir
  31. Oi professora Carla é o Luiz Henrique eu gostei muito post porque me deu animo para quem é pequeno e para quem entende todo o gesto muito elaborado texto vc que vc colocou gostei de mais do texto bem resumido e bastante característica ...

    ResponderExcluir
  32. Olá, Luiz. Fiquei muito feliz com sua postagem. Parabéns!
    Nota: 7,0
    Considerei muito o seu esforço!

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.