1. Correção
Vamos começar nossa aula, corrigindo as atividades realizadas na aula anterior. Observe, com muita atenção, cada questão e sinta-se à vontade em perguntar nos comentários aqui no Blog. Bora lá!? 💖
Primeiro, sequência correta referente à proposta da letra "d" da página 29.
Segundo, questões de 1 a 3, páginas 28 até 30. A questão de letra "e" da página 30 eu não havia mencionado, mas daremos sequência e já corrigiremos. Sobre a letra "c" da página 29, comentarei abaixo.
LETRA "C": O texto em estudo tem a finalidade de convencer o leitor da importância de se adotar posturas que visam à preservação ambiental e ao desenvolvimento da paz mundial. Ele sugere ao leitor ações que sejam aplicadas em seu dia a dia, com o intuito de envolvê-lo na solução de importantes problemas do mundo.
Correção do livro de atividades, páginas 12 e13, questões 16, 17 e 18:
Página 12:
16. A letra correta é "a". Explicação: A palavra "desvendam" é uma característica do substantivo "astrônomos" e ela pertence à classe gramatical dos adjetivos, logo não é um substantivo.
Página 13:
17. a) Possíveis respostas (se você fez duas dessas, está correto): cérebro, iluminação, luz, astrônomos.
b) Mudanças, agilidade e comportamento.
c) Luz. (Para não repetir, porém há outras possibilidades).
18. A letra correta é "b". Explicação: A palavra "velho" é um adjetivo, porém, nesse contexto ela foi "substantivada", ou seja, ela não caracteriza um ser, mas agora o ser é nomeado como "velho" e o uso de um artigo, neste caso "o", pode substantivar qualquer palavra. Assim, "velho" faz parte do sujeito da oração e é o núcleo do sintagma nominal, é à palavra "velho" a quem o sintagma verbal se refere.
16. A letra correta é "a". Explicação: A palavra "desvendam" é uma característica do substantivo "astrônomos" e ela pertence à classe gramatical dos adjetivos, logo não é um substantivo.
Página 13:
17. a) Possíveis respostas (se você fez duas dessas, está correto): cérebro, iluminação, luz, astrônomos.
b) Mudanças, agilidade e comportamento.
c) Luz. (Para não repetir, porém há outras possibilidades).
18. A letra correta é "b". Explicação: A palavra "velho" é um adjetivo, porém, nesse contexto ela foi "substantivada", ou seja, ela não caracteriza um ser, mas agora o ser é nomeado como "velho" e o uso de um artigo, neste caso "o", pode substantivar qualquer palavra. Assim, "velho" faz parte do sujeito da oração e é o núcleo do sintagma nominal, é à palavra "velho" a quem o sintagma verbal se refere.
Se ficaram com dúvidas em relação a qualquer questão, perguntem-me no comentário do blog que responderei.
LEMBRETE: Hoje é dia de entregar a CAPA DE REVISTA.
2. Substantivos:
Na última aula, vocês conheceram a classe gramatical substantivos e até jogaram um game on-line sobre substantivos. Agora, vamos aprofundar sobre a função e classificação dessa classe gramatical. Para isso, usaremos o livro de atividades na página 3 e você pode fazer anotações nele com seu lápis, se preferir, faça anotações em seu caderno. E, você precisará acessar o vídeo abaixo feito pela professora sobre o assunto. Como a imagem é fixa, é interessante você ir anotando algumas palavras-chaves em seu livro de atividades, circular, sublinhar, enfim, estudar, e anotações feitas servem como fonte de estudo. Bora lá!
https://spedigital.editorapositivo.com.br/IMP/61/PLA34/
Esse vídeo do SPE é bem curtinho e interessante...para relembrar! Acesse-o pelo link acima.
3. Exercícios:
Esse vídeo do SPE é bem curtinho e interessante...para relembrar! Acesse-o pelo link acima.
3. Exercícios:
Agora, vamos exercitar nossos conhecimentos adquiridos e/ou em processo de aquisição!
No LIVRO DE ATIVIDADES, faça as atividades de número 12 a 14, das páginas 10 e 11. Faça com calma e quaisquer dúvidas, pergunte no blog.
COM CARINHO, PROFESSORA CARLA LANZA.💚
ATUALIZAÇÕES DO DIA...No LIVRO DE ATIVIDADES, faça as atividades de número 12 a 14, das páginas 10 e 11. Faça com calma e quaisquer dúvidas, pergunte no blog.
COM CARINHO, PROFESSORA CARLA LANZA.💚
8h30min - Sobre os textos reguladores, como "Carta da Terra para crianças", vale lembrar que eles são chamados assim "REGULADORES" porque estabelecem regras e comportamentos a serem adotados pelos leitores, buscando convencê-los sem impor. Não confunda com leis! As leis são imposições que, se não cumpridas, geram sanções (penalização pela violação da lei).
Pesquisa: Citem, nos comentários, quais são os tipos de textos chamados de reguladores? Que tipos de textos você conhece e, já viu, que esperam mudanças de atitudes por parte das pessoas? Ao final do período, colocarei as respostas. Quero ver a participação de todos!
9h30min - As respostas estão boas...muito bem, galera. Quero ver os demais alunos participando. Postem lá!💞
10h13min - Sobre as capas de revista, podem mandar à tarde ou à noite. Certo, Maylon!?💜
10h20min - Sobre a questão 13, da página 11 do livro de atividades: Pede para assinalar V (verdadeiro) ou F (falso). Vou tentar responder analisando as questões, não dando respostas, a fim de que você analise, ok?! Bem, sintagma nominal é sempre sujeito em uma oração, lembra? O núcleo do sintagma nominal é sempre um substantivo (acabamos de estudar o que é um substantivo) nunca um verbo. Os determinantes no sintagma nominal (que podem pertencer às classes gramaticais numeral, pronome, artigo, adjetivo) referem-se às palavras que acompanham o núcleo (substantivo) do sintagma nominal, por exemplo, como citei no vídeo: A menina saiu de casa. O sintagma nominal é "a menina", o núcleo é "menina"(substantivo), palavra central, foi ela quem fez a ação, e a palavra "a" (artigo) acompanha "menina" e é chamado de determinante. Para se ter uma frase é preciso ter sentido completo para estabelecer comunicação. No sintagma nominal o núcleo é um substantivo e no sintagma verbal é a ação.
*Tentei explicar sem dar respostas da questão. É necessário analisar cada colocação da professora e ler a página 3 do livro de atividades. 💖
11h15min: Sobre textos reguladores: Parabéns pelas respostas!
O textos reguladores também são chamados de textos injuntivos, ou seja, eles buscam guiar o leitor a realizar uma ação. Vou listar alguns textos que pertencem ao gênero textos reguladores:
9h30min - As respostas estão boas...muito bem, galera. Quero ver os demais alunos participando. Postem lá!💞
10h13min - Sobre as capas de revista, podem mandar à tarde ou à noite. Certo, Maylon!?💜
10h20min - Sobre a questão 13, da página 11 do livro de atividades: Pede para assinalar V (verdadeiro) ou F (falso). Vou tentar responder analisando as questões, não dando respostas, a fim de que você analise, ok?! Bem, sintagma nominal é sempre sujeito em uma oração, lembra? O núcleo do sintagma nominal é sempre um substantivo (acabamos de estudar o que é um substantivo) nunca um verbo. Os determinantes no sintagma nominal (que podem pertencer às classes gramaticais numeral, pronome, artigo, adjetivo) referem-se às palavras que acompanham o núcleo (substantivo) do sintagma nominal, por exemplo, como citei no vídeo: A menina saiu de casa. O sintagma nominal é "a menina", o núcleo é "menina"(substantivo), palavra central, foi ela quem fez a ação, e a palavra "a" (artigo) acompanha "menina" e é chamado de determinante. Para se ter uma frase é preciso ter sentido completo para estabelecer comunicação. No sintagma nominal o núcleo é um substantivo e no sintagma verbal é a ação.
*Tentei explicar sem dar respostas da questão. É necessário analisar cada colocação da professora e ler a página 3 do livro de atividades. 💖
11h15min: Sobre textos reguladores: Parabéns pelas respostas!
O textos reguladores também são chamados de textos injuntivos, ou seja, eles buscam guiar o leitor a realizar uma ação. Vou listar alguns textos que pertencem ao gênero textos reguladores:
- receitas
- guias e manuais em geral
- fôlder
- panfleto
- flyer
- textos de conselho: beleza, comportamento, horóscopo, conselhos de saúde
Toda essa movimentação de cuidados para com a prevenção de doenças e do Covid-19, tudo isso faz parte do gênero em estudo! Fiquei muito feliz com a interação de vocês!!
11h45min - Turma linda, muito bom estar com vocês nessa manhã. Espero tê-los alcançados com meu carinho e com minha prática pedagógica. Para semana que vem teremos outros desafios. Abraços e até lá.💕💋😉
11h45min - Turma linda, muito bom estar com vocês nessa manhã. Espero tê-los alcançados com meu carinho e com minha prática pedagógica. Para semana que vem teremos outros desafios. Abraços e até lá.💕💋😉
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirquando vamos visitar para a Gidion eles entregam jogos e folhetos falando sobre o cuidado no transito principalmente nos joguinhos...
ResponderExcluirJamily
Excluirsempre focando nisso que nós DEVEMOS ter muito cuidado.
ExcluirAgora tem várias revistas, jornais e comerciais falando sobre os cuidados com o corona vírus.
ResponderExcluiroi prof Carla aqui e a Larissa
ResponderExcluirnao tem a resposta da D da pagina 13 questao 17
Bom dia, Larissa. É a primeira questão postada, bem início.
ExcluirOi prof e o davi a minha resposta dos textos reguladores : receitas instrucoes e manuais
ResponderExcluir*Davi
Excluiroi prof é a Larissa
ResponderExcluirdois textos chamados de reguladores são manuais e as receitas. Já vi esses textos.podem ajudar no nosso lazer,conforto e alimentacão.
Oi prof aqui é o Maylon, sobre os textos reguladores minha resposta é manuais de intruçao.
ResponderExcluirInstrução
ExcluirProf sobre as capas de revistas... posso mandar de tarde?
ResponderExcluirMaylon
Obrigada pela participação, responderei no post.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCerto Prof
ResponderExcluirMaylon
Prof, na correção do livro de atividades voçê colocou 2x página 13
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirkkkk Já arrumei. Obrigada.
Excluir