1. Correção
Hoje, iniciaremos nossa aula com a correção das atividades da aula anterior. Peço que, durante a correção, você coloque nos comentários suas possíveis dúvidas a fim de que eu possa respondê-las.
Alguma dúvida, pessoal! Lembrando que: os gêneros publicitários buscam sempre inovar e quebrar com os padrões e modelos cristalizados a fim de atrair a atenção do interlocutor.
2. Atividades
Agora, vamos continuar exercitando nossa interpretação e compreensão do anúncio publicitário da página 33 desenvolvendo as atividades da página 34. As questões 8 e 9 tratam da parte não verbal e sua associação com o texto verbal. E, a questão 10 é para aguçar o leitor crítico presente em você.
Em anos anteriores, você jé tem estudado sobre peças publicitárias, e apresenta certo conhecimento a respeito desse gênero. Nesta unidade, como estamos estudando o gênero anúncio institucional, você assistirá às videoaulas do SPE, fará os exercícios propostos pelos professores e fará anotações, pausando os vídeos e retomando-os. Pessoal, levem à risca as indicações dos vídeos. A única questão que vocês não precisarão desenvolver é a parte de Produção Escrita de cada vídeo. Ao finalizar o vídeo e as atividades propostas, monte em seu caderno um mapa conceitual, bem expressivo e colorido (lembrando que as cores têm uma intenção), com palavras-chaves (não frases), a partir dos dois vídeos assistidos. Em seguida, poste a foto deles para a professora analisar.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hIdFs_pSbdU&feature=youtu.be
Acesso em: 09 abr. 2020.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jAMyKbdH3XM&feature=youtu.be
Acesso em: 09 abr. 2020.
3. Dissertação: dúvidas?
Amanhã, vocês precisarão entregar as dissertações, então, se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar. Estou à disposição no...
COM CARINHO, PROFESSORA CARLA LANZA!
ATUALIZAÇÕES DO DIA:
Olá, galera! São 8h10min...sobre o mapa conceitual do gênero anúncio institucional postem hoje, no grupo de whats da Turma, uma foto bem legível após terminá-lo. Estou ansiosa para ver como ficaram! Beijos...
ATUALIZAÇÕES DO DIA:
Olá, galera! São 8h10min...sobre o mapa conceitual do gênero anúncio institucional postem hoje, no grupo de whats da Turma, uma foto bem legível após terminá-lo. Estou ansiosa para ver como ficaram! Beijos...
Sobre a pergunta do Arthur, sim, está certo, o "você" neste caso tem função de sujeito. Lembre-se que o texto verbal refere-se a um anúncio publicitário, logo ele irá se referir ao seu leitor (ele/ela). Veja isso: "Você sempre doou o que não lhe servia mais", o verbo "doar" está conjugado na 3ª pessoa do singular: Ele doou. Entendeu? :)
Sobre a pergunta do Mateus, p. 34, questão 9: recursos visuais referem-se às imagens (texto não verbal), cores, tonalidades, e disposição, como isso está organizado e aparece no texto, neste caso no anúncio, em harmonia entre o texto verbal e não verbal. As cores, as formas, as imagens tudo transmite uma mensagem ao leitor, causa um impacto no leitor. :)
Sobre a dissertação, pergunta do Lucas: Como já conversamos em sala, uma boa dissertação terá em média 30 linhas, dividida em 4 ou 5 parágrafos. E os argumentos da sua dissertação estão no texto todo, ou seja, as colocações dos especialistas serão parafraseadas por você ou você fará uma citação CURTA da fala dele(a). Se for uma citação grande (mais de duas linhas) precisará parafrasear. :)
10h55min - Galerinha, referente ao mapa conceitual:
O público-alvo de um texto, para poder identificá-lo, depende de alguns fatores, os principais são: suporte de publicação e tipologia textual (qual o gênero textual). Então, após analisá-los no grupo de Whats da turma, não posso dizer que existe o certo e o errado. Cada aluno montará seu mapa conceitual apresentando os elementos principais do gênero: objetivo (intencionalidade), estrutura, linguagem, suporte, público-alvo e alguns detalhes que você julgar importante para você fixar, mas esses citados são os principais. Agora, analise o seu mapa e veja se você contemplou todos esses itens...
No caso do público-alvo, é só conduzir uma seta ao suporte e uma ao gênero, a partir disso, quem lê seu mapa conceitual já vai perceber que o PÚBLICO-ALVO dependerá desses itens. Cada seta, cada marcação, cada palavra em seu mapa conceitual transmite um "porque"de estar ali e ser assim. "Pessoas interessadas" é muito vago dizer, pois dependerá do suporte e da tipologia textual.
Bora lá analisar o seu!
Sobre a pergunta do Mateus, p. 34, questão 9: recursos visuais referem-se às imagens (texto não verbal), cores, tonalidades, e disposição, como isso está organizado e aparece no texto, neste caso no anúncio, em harmonia entre o texto verbal e não verbal. As cores, as formas, as imagens tudo transmite uma mensagem ao leitor, causa um impacto no leitor. :)
Sobre a dissertação, pergunta do Lucas: Como já conversamos em sala, uma boa dissertação terá em média 30 linhas, dividida em 4 ou 5 parágrafos. E os argumentos da sua dissertação estão no texto todo, ou seja, as colocações dos especialistas serão parafraseadas por você ou você fará uma citação CURTA da fala dele(a). Se for uma citação grande (mais de duas linhas) precisará parafrasear. :)
9h35min - Queridos, para reforçar sobre dissertação,
assistam novamente ao vídeo do Prof. Noslen.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nEImAvz96EI
Acesso em: 07 abr. 2020.
10h55min - Galerinha, referente ao mapa conceitual:
O público-alvo de um texto, para poder identificá-lo, depende de alguns fatores, os principais são: suporte de publicação e tipologia textual (qual o gênero textual). Então, após analisá-los no grupo de Whats da turma, não posso dizer que existe o certo e o errado. Cada aluno montará seu mapa conceitual apresentando os elementos principais do gênero: objetivo (intencionalidade), estrutura, linguagem, suporte, público-alvo e alguns detalhes que você julgar importante para você fixar, mas esses citados são os principais. Agora, analise o seu mapa e veja se você contemplou todos esses itens...
No caso do público-alvo, é só conduzir uma seta ao suporte e uma ao gênero, a partir disso, quem lê seu mapa conceitual já vai perceber que o PÚBLICO-ALVO dependerá desses itens. Cada seta, cada marcação, cada palavra em seu mapa conceitual transmite um "porque"de estar ali e ser assim. "Pessoas interessadas" é muito vago dizer, pois dependerá do suporte e da tipologia textual.
Bora lá analisar o seu!
Então, gente, foi muito bom estar com vocês! Parabéns aos alunos que participaram e realizaram todas as atividades conforme o solicitado. Deus abençoe a todos! Até a próxima aula, galera...beijos!
Arthur
ResponderExcluirNa questão número 2 da p.32 está dizendo que "você" está escrito na 3°Pessoa do singular, está certo?
Mateus Mello
ExcluirArthur,"você" é o SUJEITO das orações.
Mateus Filipe Mello
ResponderExcluirNa questão 9 da p.34,o que seria o recurso visual disposição?
Lucas coelho
ResponderExcluirSobre a dissertação,no desenvolvimento qual e o máximo de paragrafo?
e nesse e onde você coloca as pesquisas dos especialistas?
Obrigada pela participação, responderei no post.
Excluir