domingo, 5 de abril de 2020

Daiane - 8º ano - Aula 06/04


Olá alunos do 8º ano, para esta aula você irá precisar da apostila, um computador/celular com acesso à internet, lápis, borracha e caderno.

Ciências
Horário 1 aula

Nesta aula iremos relembras  o estudo do capitulo 2 da apostila máquinas elétricas, enfatizando  os conceitos de magnetismo e potência.

Retomando o assunto: 

Para entender o funcionamento das máquinas elétricas, é preciso primeiro entender o que é magnetismo e a sua relação com a eletricidade. O magnetismo é um fenômeno físico capaz de produzir atração de objeto metálicos,esse mecanismo ocorre por meio de um mineral chamado magnetita, que  produz um material que conhecemos como imãs.
Mas o principio das máquinas elétricas parte do Eletromagnetismo que é uma área atualmente da física que estuda a interação do magnetismo e a eletricidade.
A origem do Eletromagnetismo  surgiu no inicio do século XIX pelo cientista Hans Cristian Orested, no qual em um de seus experimentos percebeu que a bússola interagia com a corrente elétrica por um fio condutor. Mais tarde o inglês Michael Faraday, complementou os relatos de Orested constatando que a variação de um campo magnético também pode originar corrente elétrica.


Agora que lembramos um pouquinho da origem do Eletromagnetismo  acesse o link da Positivio On e siga as instruções do vídeo.


(data de acesso(02\04\2020)

  Agora vamos anotar no caderno os principais conceitos abordados:

Potência elétrica é definida como a rapidez com que um trabalho é realizado. Ou seja, é a medida do trabalho realizado por uma unidade de tempo.
Para calcular a potência elétrica utilizamos a seguinte fórmula:
P = U . i
Sendo
P: potência (W) 
 i: corrente elétrica (A) 
U: diferença de potencial (V)

Exemplo
Qual a potência elétrica desenvolvida por um motor, quando a diferença de potencial (ddp) nos seus terminais é de 110 V e a corrente que o atravessa tem intensidade de 20A ?
Solução:
Para calcular a potência, basta multiplicar a corrente pela ddp, sendo assim temos:
P = 20 . 110 = 2200 W
Frequentemente, a potência é expressa em kW, que é um múltiplo do W, de forma que 1 kW = 1000 W. Sendo assim, a potência do motor é de 2,2 kW.
Energia elétrica: Quando um equipamento elétrico fica em funcionamento durante um determinado intervalo de tempo, podemos calcular a energia elétrica que foi consumida.
Para calcular o consumo de energia você irá utilizar a formula abaixo

En= P.T. d
Sendo:
En:  (KWh)
P: potência (W)
T: tempo ( horas)

Exemplo
Um aquecedor elétrico apresenta uma potência de 3000 W. Qual o custo mensal deste aquecedor ao ficar ligado durante 3 horas todos os dias? Considere que 1 kWh custa R$ 0,40.
Solução:
Primeiro vamos calcular o valor da energia consumida pelo aquecedor em 1 dia:
En = 3000.3 = 9000 Wh = 9 kWh
Como queremos saber do custo em 1 mês, vamos multiplicar esse valor por 30, assim encontramos:
En= 9 . 30 = 270 kWh

Se caso ainda estiver com dúvida veja o vídeo abaixo:
Disponível https://youtu.be/7JuoW8Pz7gU( data de acesso 03\04\2020)

Agora vamos para as atividades!!!
Realize  em seu caderno de atividades os exercícios (16,19 e 20) das páginas 13,14 e 27.
   Qualquer dúvida pode me chamar no Whats, estarei a disposição  no horário das aulas (7h30-11h45), para esclarecer as dúvidas durante a realização das atividades.
          
Na próxima aula iremos corrigir as atividades, anote suas duvidas, para que possamos esclarecer no grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.