segunda-feira, 13 de abril de 2020

Josi Serpa - 9º ano - Aula do dia 13/04


Olá meninas e meninos vamos começar nossa jornada on-line!!!




O que temos para hoje: Aula 3 - História 9º ano - Revolução Russa - Parte III

Atenção para as coordenadas: Esse conteúdo corresponde a  1ª de hoje.

Importante  estarei disponível em horário de aula pelo grupo da sala de Whatsapp.




Conteúdo: 
História vol. 1 – Cap. 3 – a partir p. 42

Guerra Civil (1917-1922)

A  revolução  iniciada  em  outubro  não  foi  celebrada  por  todos  os  russos.  Na  verdade,  a  aristocracia  russa  e  muitos  burgueses  apoiavam  o  czar  e  o  Absolutismo.  A  ideia  de  uma  revolução  operária  e  de  uma  sociedade  igualitária assustava a muitos, que não queriam perder seus privilégios. Os camponeses não se aliaram a nenhum dos lados, mas tendiam a enfrentar com mais afinco os revolucionários brancos, pois estes eram contra as reformas no campo. Diante desse cenário, poucos meses depois do início do governo bolchevique, ocorreu na Rússia uma guerra civil. Nela se confrontaram o Exército Vermelho e o Exército Branco.





Faça a leitura dos textos:  p. 42 e 44. Leia os textos com atenção e  Assista ao vídeo no links no final da postagem.


Tarefa:  Responder questões p.45; n. 1,2 e  p.46;  n.4 (Será corrigido na próxima aula – não precisa enviar para professora  - As dúvidas deverão ser colocadas no grupo da sala pelo whatsapp em horário de aula – ou aguardar correção.) 


Links Disponíveis: para acessar é só clicar na caixa  texto em AZUL

PDF da aula: Aula 3 - História 9º ano - Revolução Russa - Parte III 


1 Vídeo –  Guerra Civil Russa (Felipe Dideus)


Ótimos Estudos e até a próxima pessoal!!!



Correção Tarefa: Aula 2 - História 9º ano - Revolução Russa - Parte II. Questões p. 40.
CLIQUE  ABAIXO


 Aula 2 - História 9º ano - Revolução Russa - Parte II. Questões p. 40.

“Todo poder aos sovietes”: indicava que eles desejavam que o poder político fosse todo transferido para os sovietes, organizações representantes dos trabalhadores, comandadas por seus líderes. Esse era um dos passos para a concretização da revolução proletária.
“Paz, pão e terra”: a paz significava a saída da Rússia da Grande Guerra; o pão, o desejo de acabar com a fome do povo por meio da distribuição de alimentos e do incentivo à agricultura; a terra representava a necessidade da realização de uma reforma agrária. Além de questões políticas e ideológicas, um dos principais pontos de discordância entre os mencheviques e os sovietes era a manutenção do país na Grande Guerra – enquanto os mencheviques defendiam que o país deveria permanecer no conflito até o final, ossovietes defendiam o fim da participação russa no conflito, por causa do problema financeiro que estava acarretando e as significativas perdas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.