terça-feira, 14 de abril de 2020

Josi Serpa HS - 8º ano - Aula do dia 20/04


Olá meninas e meninos vamos começar nossa jornada online!!!



O que temos para hoje: 

Aula 3 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II

Atenção para as coordenadas: Esse conteúdo corresponde a aula de hoje

Importante estarei disponível em horário de aula pelo grupo da sala de Whatsapp.







Conteúdo: 
História volume 1 – Unidade 2 – a partir p. 32

Novas relações de trabalho.

Para os artesãos ou os agricultores que estavam acostumados a ritmar seus trabalhos pelas estações do ano ou pelas condições climáticas, o trabalho nas fábricas trouxe grandes e dramáticas mudanças. O  trabalho  nelas  era  realizado  em  períodos  de  15  a  16  horas,  e  o  ritmo  era  comandado  pelas  máquinas.  Como essas não precisavam parar para descansar, havia turnos de trabalho diurno e noturno, a fim de que a produtividade fosse a maior possível. As  fábricas  eram  lugares  quentes,  escuros  e  pouco  ventilados,  nas  quais  a  sujeira  e  o  ar  úmido  do  vapor  liberados pelas máquinas provocavam doenças e acidentes. A inexistência de equipamentos para proteção dos operários aumentava as chances de acidentes. A falta de uma legislação de proteção ao trabalhador permitia medidas abusivas dos donos das fábricas. Entre elas: demissão em caso de acidentes ou doenças, multas por conversar com os companheiros ou por atrasos e ausência de horários para descanso ou alimentação.












Faça a leitura dos textos:  p. 32 e 33 e  Assista ao vídeo.  


Tarefa: 
Responda a questão p.34 (Será corrigido na próxima aula – não precisa enviar para professora  - As dúvidas deverão ser colocadas no grupo da sala pelo whatsapp em horário de aula – ou aguardar correção.) 


Links Disponíveis: para acessar é só clicar na caixa de texto em AZUL

PDF da aula -  Aula 3 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II

1 Vídeo – A Grande Revolução Industrial

2 Vídeo – O trabalho infantil na Revolução Industrial






Ótimos Estudos e até a próxima pessoal!!!


Correção Tarefa: Aula 1 - História 8º ano - Iluminismo - Parte I. Questão p.21 e questão p.23

CLIQUE  ABAIXO




 Resposta p.21
I. Voltaire criticava a Igreja e o clero católico por todos os séculos de censura e castigos que estes causaram aos seres humanos, durante sua primazia no continente europeu.
II. Voltaire, entretanto, acredita em Deus como uma força superior criadora do Universo.
III. A crença em Deus, segundo Voltaire, era necessária para que os seres humanos pudessem viver em sociedade. Segundo ele, a humanidade deveria temer alguma força superior a ela para o respeito às leis e às normas sociais.
a) Todas as afirmativas estão certas.

Resposta p.23
 ( R )  O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer “isto é meu” e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: “Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis  perdido se esquecerdes de que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 2005. p. 87.

 ( M )  Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares.

MONTESQUIEU,  Charles  L.  de  Secondat.  Do  espírito  das  leis. São Paulo: Nova Cultural, 2005. p. 202

( V )  Rogo-vos que vejais as consequências terríveis do direito da intolerância. Se fosse permitido despojar de seus bens, lançar no cárcere, matar um cidadão que não professasse a religião estabelecida, que  exceção  eximiria  os  mandatários  do  Estado  das  mesmas  penas?  A  religião  une  igualmente  o  monarca e os mendigos.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 64.









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