segunda-feira, 27 de abril de 2020

Josi Serpa HS - 8º ano - Aula do dia 27/04


Olá meninas e meninos vamos começar nossa jornada on-line!!!




O que temos para hoje:
Aula 4 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte III
Atenção para as coordenadas:
Esse conteúdo corresponde a 1ª aula de hoje
Importante estarei disponível em horário de aula pelo grupo da sala de Whatsapp.


Conteúdo: 
História volume 1 – Unidade 2 – a partir p. 34

Condições de vida dos trabalhadores

Nas novas cidades industriais, para onde se dirigiram os trabalhadores expulsos do campo, as casas eram construídas ao lado das fábricas ou das minas. O ambiente era insalubre e a cidade era envolvida pela fumaça que saía das chaminés das fábricas que utilizavam a queima do carvão como fonte de energia para mover as máquinas.



Faça a leitura dos textos:  p. 34 à 36 e  Assista ao vídeo.  

Atividade avaliativa:  ATEÇÃO enviar somente na data da entrega – para receber resposta de recebimento.
Faça em uma folha A4 uma  História em quadrinhos (08 quadrinhos)  sobre o assunto estudado; Revolução Industrial – você pode usar também informações dos vídeo e principalmente as informações disponíveis na apostila. (As dúvidas deverão ser colocadas no grupo da sala pelo whatsapp em horário de aula).

Data de entrega:  04/05 -  Fotografar a atividade e enviar para: atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br

EXEMPLO  de como escrever no assunto do e-mail : 
Fulano de Tal – 8º ano – Prof.ª  Josi – História – Aula dia 15/04

IMPORTANTE: Não enviar pelo whatsapp, somente pelo e-mail acima.


Links Disponíveis: para acessar é só clicar na caixa de texto em AZUL

PDF da aula -  Aula 4 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte III

1 Vídeo – A mão de obra infantil na Revolução Industrial

2 Vídeo – Revolução Industrial





Ótimos Estudos e até a próxima pessoal!!!



Correção Tarefa: Aula 3 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II. Questão p.34

CLIQUE  ABAIXO



Correção Tarefa: Aula 3 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II. Questão p.34

1. Resposta;
a)  O  tempo  dos  trabalhadores,  cujo  ritmo  até  então era ditado por fatores naturais, como a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano, passou a ser rigorosamente medido em horas e minutos. A isso estava atrelado o valor recebido pelo trabalho deles.

b)  Antes  do  trabalho  nas  fábricas,  era  comum  que  um  único  trabalhador  produzisse  uma  mercadoria do início ao fim. Com o sistema fabril, no entanto, a estrutura das máquinas e a produtividade fizeram com que cada trabalhador  se  dedicasse  a  apenas  uma  etapa  desse processo. Como resultado, seu conhecimento  acerca  de  todo  o  processo  foi  se  perdendo com o tempo.

c)   Os  trabalhadores  eram  constantemente  vigiados  e  recebiam  sanções  caso  suas  ações  não se refletissem na produtividade esperada pelos donos das fábricas.

d)  O ambiente das fábricas era insalubre, fosse pela  emissão  de  material  tóxico,  fosse  pelo  perigo  representado  pelas  máquinas.  Assim,  com  a  Revolução  Industrial,  aumentou  a  exposição  dos  trabalhadores  a  situações  de  risco.  Aqueles  que  se  machucavam  no  trabalho  não  tinham  qualquer  proteção  e,  dependendo  da  gravidade  da  lesão,  eram  demitidos, pois não poderiam mais executar as suas atividades com a mesma precisão.

2. Resposta;   O  salário  das  mulheres  e  das  crianças  era  mais  baixo  que  o  dos  homens,  além  de  serem  consideradas mais dóceis e facilmente dominadas. As crianças, por serem menores, conseguiam atingir as peças das máquinas para reparos e consertos. 


3 comentários:

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.