Olá meninas
e meninos vamos começar nossa jornada on-line!!!
O que temos para hoje:
Aula 4 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte III
Atenção para as coordenadas:
Esse conteúdo corresponde a 1ª aula de hoje
Importante estarei disponível em horário de aula pelo grupo da sala de Whatsapp.
Conteúdo:
História volume
1 – Unidade 2 – a partir p. 34
Condições de vida dos trabalhadores
Nas novas
cidades industriais, para onde se dirigiram os trabalhadores expulsos do campo,
as casas eram construídas ao lado das fábricas ou das minas. O ambiente era
insalubre e a cidade era envolvida pela fumaça que saía das chaminés das
fábricas que utilizavam a queima do carvão como fonte de energia para mover as
máquinas.
Faça a leitura dos textos: p. 34 à 36 e Assista ao vídeo.
Atividade avaliativa: ATEÇÃO enviar somente na data da
entrega – para receber resposta de recebimento.
Faça
em uma folha A4 uma História em
quadrinhos (08 quadrinhos) sobre o
assunto estudado; Revolução Industrial
– você pode usar também informações dos vídeo e principalmente as informações
disponíveis na apostila. (As dúvidas deverão ser colocadas no grupo da sala
pelo whatsapp em horário de aula).
EXEMPLO de como escrever no assunto
do e-mail :
Fulano
de Tal – 8º ano – Prof.ª Josi – História
– Aula dia 15/04
IMPORTANTE: Não
enviar pelo whatsapp, somente pelo e-mail acima.
Links Disponíveis: para acessar é só clicar na caixa de texto em AZUL
PDF da aula - Aula
4 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte III
1
Vídeo – A mão de obra infantil na Revolução Industrial
2
Vídeo – Revolução Industrial
Ótimos Estudos e
até a próxima pessoal!!!
Correção Tarefa: Aula
3 - História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II. Questão p.34
CLIQUE ABAIXO
Correção Tarefa: Aula 3 -
História 8º ano -Revolução Industrial - Parte II. Questão p.34
1. Resposta;
a) O tempo
dos trabalhadores, cujo
ritmo até então era ditado por fatores naturais, como a
sucessão dos dias e das noites e as estações do ano, passou a ser rigorosamente
medido em horas e minutos. A isso estava atrelado o valor recebido pelo
trabalho deles.
b) Antes do
trabalho nas fábricas,
era comum que
um único trabalhador
produzisse uma mercadoria do início ao fim. Com o sistema
fabril, no entanto, a estrutura das máquinas e a produtividade fizeram com que
cada trabalhador se dedicasse
a apenas uma
etapa desse processo. Como
resultado, seu conhecimento acerca de
todo o processo
foi se perdendo com o tempo.
c) Os trabalhadores
eram constantemente vigiados
e recebiam sanções
caso suas ações
não se refletissem na produtividade esperada pelos donos das fábricas.
d) O ambiente das
fábricas era insalubre, fosse pela
emissão de material
tóxico, fosse pelo
perigo representado pelas
máquinas. Assim, com
a Revolução Industrial,
aumentou a exposição dos
trabalhadores a situações
de risco. Aqueles
que se machucavam
no trabalho não
tinham qualquer proteção
e, dependendo da
gravidade da lesão,
eram demitidos, pois não poderiam
mais executar as suas atividades com a mesma precisão.
2. Resposta; O
salário das mulheres
e das crianças
era mais baixo
que o dos homens, além
de serem consideradas mais dóceis e facilmente
dominadas. As crianças, por serem menores, conseguiam atingir as peças das
máquinas para reparos e consertos.
oi prof é o Víctor qual é o dia da entrega do trabalho
ResponderExcluirOlá até a próxima aula 04/05.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir