quarta-feira, 29 de abril de 2020

Marisa - 6º ano - Aula 30/04

Queridos alunos do 6º ano, tenham um lindo dia!



Para a aula de hoje, você deverá ter em mãos:
Computador/celular com internet, ter o meet instalado para a nossa aula on-line, caderno de Ensino Religioso e caneta.


Aula on-line às 10:30.
às 10:20, postarei o link da aula no whats do grupo do 6º ano.

O texto deverá ser copiado no caderno de Ensino Religioso ou imprimir e colar no caderno.
A solicitação é: ter o registro no caderno.
Copiar o versículo da imagem também: Mateus 6.26.

Observação: Você poderá copiar antes da aula on-line ou depois, porque haverá slide para acompanharmos o conteúdo.

Autoestima

          A autoestima é o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, sua capacidade de gostar de si. O caminho mais viável para uma autoavaliação positiva é o autoconhecimento. Conhecer seu próprio eu é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos positivos e negativos, e valorizar as virtudes encontradas. Este diálogo interior requer um voltar-se para si mesmo, a determinação de empreender essa jornada rumo à essência do ser, deixando um pouco de lado o domínio do ego.
          Esse reconhecimento subjetivo torna o indivíduo mais apto a enfrentar os obstáculos e desafios do cotidiano, uma vez que agora ele conhece seu potencial de resistência e a intensidade de sua coragem e determinação. Assim ele pode evitar as armadilhas que caracterizam a baixa autoestima, tais como a insegurança, a inadaptação, o perfeccionismo, as dúvidas, as incertezas, a falta de confiança na sua capacidade, o medo de errar, a busca incessante de reconhecimento e de aprovação, entre outros. Fortalecido, o sujeito pode resistir aos fatores que provocam a queda na autoestima – crítica e autocrítica, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, raiva, e tantos outros.
          A autoestima se forma ao longo da infância, com base na educação e no tratamento recebido dos familiares, amigos e professores. É muito importante o ambiente, o contexto em que a criança cresce, pois este meio pode edificar ou destruir a confiança do infante em si mesmo. Se os pais tornam a criança um ser dependente, ela pode se tornar imbuída de falsas crenças, o que contribui para sua baixa autoestima.
          Há caminhos que se pode seguir para elevar a autoestima. Um deles, talvez o mais importante, já foi citado, o autoconhecimento. Também é necessário cuidar da aparência física, para que se tenha prazer de olhar no espelho, saber valorizar nossas qualidades, deixando de superestimar os defeitos, aprender com as vivências experimentadas ao longo da vida, saber desenvolver por si mesmo amor e carinho, ouvir a intuição e acreditar que se tem o merecimento de ser feliz, de ser amado, bem como desfrutar os prazeres mais simples da vida, mas que efetivamente nos fazem felizes.
          Assim o indivíduo receberá mais tranquilamente os elogios e afetos, e aprenderá a retribuí-los, diminuirá sua ansiedade, terá mais coerência em seus sentimentos, que estarão sintonizados com seu discurso, não terá tanta necessidade de receber a aprovação alheia, será mais flexível, sua autoconfiança crescerá, bem como seu amor próprio, sua produtividade profissional será incrementada e, acima de tudo, ele sentirá uma intensa paz interior.


Fonte de pesquisa: Auto-estima
Por Ana Lucia Santana – 26-02-2020.
https://www-infoescola-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.infoescola.com/psicologia/auto-estima/amp/?usqp=mq331AQCCAE%3D&amp_js_v=0.1#aoh=15503987542323&amp_ct=1550399412528&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.infoescola.com%2Fpsicologia%2Fauto-estima%2F





Encerramos a nossa aula de hoje!
Fiquem com Deus e, até à próxima aula.






22 comentários:

  1. O que eu devo valorizar em mim para eu ter uma alta autoestima?

    ResponderExcluir
  2. A beleza própria, o que sou ...
    o que Deus fez ou seja o meu corpo físico
    não ficar se comparando com os outros...

    ResponderExcluir
  3. Davi... Eu devo ter certeza do meu valor como ser humano.
    Valorizar quem sou, minhas qualidades, o que faço, e me amar.
    Eu me amo muito!!

    ResponderExcluir
  4. não ficar se culpando por seus proprios erros..
    (Jamily)

    ResponderExcluir
  5. Lucas, valorizar o que Deus te deu, a sua vida! Seja feliz pois ele te fez a imagem e semelhança dele!

    ResponderExcluir
  6. Lembrando pessoal que devemos valorizar as nossas virtudes e não os defeitos.

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.