Olá queridos alunos do 7º ano!
BOM DIA!
Para essa aula, você deverá ter em mãos:
Caderno de Ensino Religioso, celular/computador com internet e caneta.
Assista aos vídeos
Depressão
https://youtu.be/1K3ePPCTuTQ
Ler o texto e versículos.
Refletir sobre os versículos;
Copiar o texto, a fonte de pesquisa e os versículos no caderno de Ensino Religioso ou, imprimir e colar no caderno.
Na próxima aula trabalharemos a partir do texto.
Todas as pessoas estão sujeitas à experiência de situações dolorosas que levam ao sentimento de tristeza ou depressão, vivenciar estes momentos é comum a qualquer ser humano. É claro que não significa que esses sentimentos devem ser ignorados, mas são considerados comuns e até “saudáveis” a todas as pessoas. Porém, quando essa tristeza é prolongada e acompanhada de alguns sintomas físicos e psicológicos, por determinado tempo causando prejuízo à vida social da pessoa deve-se ter cuidado maior, pois podemos estar diante de um quadro depressivo o qual compromete a vida do individuo e impedindo que este possa viver uma vida feliz e saudável.
Depressão em números
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas (considerando todas as faixas etárias) no mundo sofram do transtorno e que as mulheres são as mais afetadas. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. O pior é que infelizmente a depressão ainda é tratada de forma banalizada, uma das causas é a falta de informação ou senso comum que muitas vezes faz com que as pessoas ao redor não entendam a gravidade do problema e acreditem que a pessoa com depressão apenas quer atenção ou não quer ser ajudado.
A depressão não é uma tristeza passageira a qual deve-se apenas ignorá-la e pensar em outros acontecimentos para reagir, ela tem alterações químicas no corpo da pessoa que alteram a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina (responsáveis pelas sensações de prazer, bem estar e felicidade) impedindo que ela enxergue aspectos positivos.
Uma pessoa pode ser pré-disposta a essa condição por diversos fatores, como por exemplo: genético o paciente tem algum familiar que já teve transtornos psicológicos, luto, término de um relacionamento, desemprego, uso de álcool ou drogas, falta de apoio social, problemas crônicos de saúde e etc.
Sintomas da Depressão
O DSM-V (Manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais) define que um indivíduo é diagnosticado com depressão quando ele apresenta há duas semanas uma dessas condições: Humor deprimido ou perda do interesse em fazer atividades que antes eram prazerosas quase todos os dias. Junto a uma dessas condições a pessoa deve apresentar mais três das relacionadas abaixo:
· Insônia ou hipersonia quase todos os dias
· Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias
· Fadiga ou perda de energia
· Sentimentos de culpa e inutilidade em excesso
· Capacidade reduzida para se concentrar ou pensar e tomada de decisões
· Pensamentos recorrentes de morte ou suicidas, como de querer estar morto.
Fonte/: https://www.vittude.com/blog/fala-psico/depressao-nao-e-frescura/
Fernanda Aparecida Leal
Psicóloga - CRP 06/130533
Pesquisada em 24/03/2020.
O que a Bíblia diz sobre a depressão?
Versículos:*Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. I Pedro - 5.7.
*O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. Provérbios 12.25.
Finalizamos a nossa aula!
Até a próxima!
Bom dia!!!
ResponderExcluirBons estudos.
Lembrando que hoje encerra o tempo em que aguardo os e-mails da aula passada.
Vou lanchar! Já volto!
ResponderExcluirTranquilo pessoal?
ResponderExcluirPessoal
ResponderExcluirFinalizamos a nossa aula. Um abraço.
Até.