Profª Shirley Turma- 9º ano- Aula do dia 24/04
Bom dia meninos (as)
O trabalho das pintoras era considerado amador ou não profissional, não lhes era permitido frequentar as escolas oficiais, apenas os ateliês de artistas conhecido da família . Isso porque para pintar o corpo humano é preciso estudar anatomia e as mulheres a trabalharem como modelos nus era um tabu para sociedade da época.
Na europa e nos esatados Unidos, onde Anita estudou, ela teve liberdade para trabalhar com o tema que quisesse.
Observe o cartaz na página 22, criado por coletivo de artistas estadunenses, o Guerrilla Girls, em atividade 1985, denunciando o sexismo no mundo da arte
Responda as questões abaixo, sobre o cartaz de forma crítica, fundamentando com o texto e o cartaz
compartilhe nos comentários suas opiniões.
Trabalho
Com base na ideia do cartaz das Guerrilla Girls, elabore um cartaz que expresse a sua visão sobre a participação das mulheres na arte
Faça um rascunho e me envie pelo wats no privado, colocando o recurso e forma que irá utilizar para produzir o cartaz
https://youtu.be/s6f1OxGSGKk
Quem ainda não enviou o trabalho da aula anterior, somente recebo até dia 27/04, de forma legível de fácil leitura, caprichem!
Realize as atividades das páginas 24 e 25, quando forem utilizar o material de apoio, cuidem para não danificar as obras porque vocês irão fazer uma interferência na obra, com outros recursos e colagem, ampliando a ideia da artista Tarsila do Amaral contextualizando esta obra nos dias de hoje, qual seria a crítica que a artista iria transmitir através de suas obras?
Enviar por e-mail:atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
Pergunta do Mateus- o material de apoio tem 02 obras da Tarsila, você vai como se fosse ampliar a ideia da artista, através de desenho ou colagem, contextualizando com o que estudamos hoje , sobre a mulher e a arte. 8h37min.
9º ano, perceberam que os trabalhos serão desenvolvido passo a passo, portanto iniciem as perguntas nos comentários.
Mateus Filipe Mello
ResponderExcluirEu não entendi sora,´vamos fazer o que com esse material de apoio?
Bom dia!
ExcluirMateus, primeiro você realiza as atividades da apostila, pois irá vizualizar o material de apoio para responder suas questões, depois utilize o material de apoio para fazer uma arte contextualizando com o estudo de hoje, a mulher e a arte, quando terminar me envia por email, ok?
a) Nunca parei para pensar, mas sei que é uma triste verdade em que as mulheres têm alguns dos seus direitos repetidos, principalmente por homens com mais poder de decisão que elas.
ResponderExcluirb) Porque existem homens que pensam que as mulheres são mais fracas, mais tolas e menos capacitadas que eles, o que é uma ideia completamente errada, pois existem muitas mulheres com mais capacidades que homens.
c) Porque desde o início da história da arte as mulheres eram consideradas incapazes de produzir obras tão boas 1uanto as que os homens faziam, sendo assim eram impedidas de realizar suas obras, e isso reflete até hoje.
É o Arthur
ExcluirPrecisa escrever isso aí no caderno ou não?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAs perguntas sobre o cartaz fica nos comentários, gostei dos argumentos Arthur, esta aula é um assunto bem crítico.
ExcluirMateus as atividades da apostila da página 24 e 25, fazer e enviar por email ( foto da apostila)
a) Sim, as mulheres sempre foram pouco participativas na área da arte, mas sua participação é igualmente pequena nas áreas científicas, como ciências e matemática.
ResponderExcluirb) Na minha opinião é porque, desde a época de Aristóteles (385 a.C.-323 a.C.), o sexo feminino era considerado inferior, o próprio Aristóteles dizia que as mulheres, se comparadas aos homens, eram "imaturas" e "deficientes". Para ele, a mulher era uma versão inacabada do homem e, infelizmente, essa visão de que a mulher é inferior ao homem se desenvolveu ao longo do tempo e se manteve por vários séculos.
c) Porque as mulheres, justamente por serem consideradas inferiores, não tinham seus trabalhos valorizados, já que, sendo mulheres, as pessoas pensavam que não teriam capacidade. Para as pessoas das épocas passadas, uma obra feita por uma mulher era totalmente descartável.
Isso é que são argumentos
ExcluirPara
Béns
ótimo, Ane!
ExcluirIsto reflete até nos dias de hoje, as mulheres ganham menores salários,mesmo sendo da mesma categoria, pouco respeitada pela mídia e na sociedade.
Legal,criticou muito!!!!
ExcluirNão merece palmas,merece Tocantins inteiro!
Mateus Filipe Mello
ResponderExcluira)Parei e refleti,que hoje,as mulheres ainda sao paradas pelo machismo na arte,poucas mulheres entraram na area da arte,porque muitas foram excluídas.
b)Ocorre por causa do esteriótipo que fazem com as mulheres,como "lugar de mulher é na cozinha",e por causa da pressão que fazem contra elas,dizendo que não vale apena,ou que isso não vai gerar futuro.
c)Por causa da influência machista que ocorre ainda hoje.
Na letra c)(especificando mais)a mulher era vista só como dona de casa,que faz a comida e cuida dos filhos(alguns homens até hoje vem a mulher desse jeito),não eram vistas como artistas plásticas,musicistas,etc.Vi que na pagina 22 muitas mulheres(60 por cento)entraram por nudismo,não por seu potencial,e 6 por cento é mulheres que entraram pelo potencial,que lutaram e não pararam para ouvir o comentário machista dos outros.
ExcluirRealmente, Mateus, a sociedade conservadora sempre abordou, que as mulheres eram formadas para serem donas de casa e ter filhos, ainda existe este conceito entre alguns povos.
ExcluirJoão
ResponderExcluirP.22
a) Sim, mas é algo que ocorre desde sempre, então um grande número de pessoas não se preocupa mais com isso, e acham normal.
b) Pode ser pelo fato de, desde o início, as artes serem reservadas ao sexo masculino, e os grandes artistas serem homens. Isso encorajou o ingresso de homens no mundo das artes, ao memso tempo que o preconceito e machismo limitaram a participação feminina.
c)Pois como a arte é datada de tempos antigos, ainda predominava o machismo, sendo permitido apenas homens na função artística, e com o passar dos séculos, isso foi virando um tabu, com as mulheres sendo incluídas no mundo artístico apenas muito recentemente.
Que resposta top
ExcluirIsto mesmo João, e este conceito perdura na nossa cultura, a mulher se expõe muito na mídia com o corpo , enquanto algumas culturas mantém a mulher como dona de casa, ao mesmo tempo preservando sua imagem, seria? Teatro japoneses, prevalecem ainda o público masculino.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluira) Nunca pensei sobre, pois na minha família tem mulheres artistas que nunca sofram a respeito disso e sempre se deram muito bem, até porque isso já não pode mais ser considerado um tabu, pois as mulheres (agora) têm o direito de fazer o que desejam, sem serem julgadas pela sociedade.
ResponderExcluirb) Do meu ponto de vista, isso ocorre porque desde sempre as mulheres foram ensinadas que os homens são superior à elas e que as mesmas não deveriam fazer esse tipo de trabalho, pois não são capacitadas.
c) Porque as mulheres se ingressaram na história da arte muito depois de que os homens. Com medo de serem julgadas pela sociedade.
Que orgulho da minha turma, olha esses argumentos, sora Carla se ver isso aqui se apaixona
ExcluirLeilly, a mulher tem conquistado seu espaço, vimos sobre a Frida kalo, no ano passado,mas em algumas culturas ainda ela não tem espaço para expressar-se suas opiniões, suas habilidades e expressões artísticas.
ExcluirVerdade, Artur
ResponderExcluirMeninas, vamos argumentar e responder as questões!
Helo]
ResponderExcluira) Nunca tinha parado para pensar, mas sei que é uma realidade que já foi muito forte, não apenas na arte mas também: nos salários, mesmo sendo do mesmo cargo, além de ser pouco respeitada pela mídia e na sociedade.
b) Penso que seja porque, a sociedade vem de uma criação a qual as mulheres eram muito inferiores aos homens consequentemente isso desenvolveu-se durando um longo período. Tendo resultados até hoje.
c) Acredito que seja porque, nos séculos passados as mulheres eram insignificantes para a sociedade, consequentemente não eram vistas como uma artista.
Olha só, mais um que tá top
Excluirvaleuu hehe
ExcluirNo cartaz, os recursos que a prof disse são o que mais especificamente?
ResponderExcluirArthur, primeiro faz o rascunho, pode enviar no meu privado, faço as observações e reenvio, mas é importante que você mande também o recurso que pensou para a realização do cartaz,ok?
ExcluirHelo
ResponderExcluirOii sora... Estou com algumas dúvidas em relação ao trabalho... Eu tenho q fazer uma colagem com essa duas obras da Tarsila do Amaral?
Tipo sobreposição?
Sim, fazer uma interferência com pintura ou colagem, contextualizando com a aula de hoje, poderá até utilizar maquiagem, tecidos
ExcluirAbdeel
ResponderExcluira) Em momento algum tinha refletido sobre isso, mas pensando agora, não só na área das artes, porém em tantas outras profissões mulheres são desvalorizadas, apenas aquelas que sobresaem os outros e não seguem com os padrões ditados pela sociedade são notadas, como a Tarsila do Amaral, quando trouxe o modernismo para a arte brasileira.
b) Creio que muitos se limitam naquilo que podem fazer, numa sociedade na qual só aqueles que se superam são notados, além de algumas pessoas serem subjulgadas, não apenas por ser mulher, mas pelo fato de sua história ou etnia. A poucos anos atrás, somente homens brancos tinham direitos e a liberdade de estudar.
c) Possivelmente, é uma consequência decorrente de séculos atrás, na qual a mentalidade das pessoas era que o homem deveria trabalhar e a mulher cuidar da casa e dos filhos, elas não poderiam estudar ou criar uma carreira profissional, logo os homens eram aqueles que estudariam e criariam artes, muitas vezes das mulheres de suas mitologias.
Certo Abdiel, somos fruto de um passado histórico, cheio de preconceitos, conceitos e valores.
ExcluirBom dia Profª Shirley, estou em dúvida se devemos utilizar as obras da Tarsila para criar o cartaz.
ResponderExcluirBom dia, Abdiel
ResponderExcluirO cartaz você realiza um rascunho e envia no meu whats, para eu fazer as observações.
As obras você irá fazer as interferências com colagem ou ampliar a figura com desenho, contextualizando com a aula de hoje.
Abdiel, você realiza as questões da página 24 e 25, e depois destaca as duas obras do material de apoio e faz a interferência, com tecido, maquiagem, desenho/pintura, contextualizando com a aula de hoje, finalizando as atividades da apostila e as obras , fotografe e envia por email.
Excluira) Sim, mas ainda existem pessoas que concordam com esses tipos de acontecimento, mesmo com muitos protestos e provas de que as mulheres tenham um direito igualitário artístico.
ResponderExcluirb)Isso ocorre por conta do pensamento das pessoas, criando em sua mente que as mulheres são valorizadas apenas mostrando seu corpo. As mulheres não querem ser reconhecidas artísticamente para mostrar sua imagem, e sim exibir seus multiplos talentos, mostrando para os povos que a beleza não está em suas curvas, porém muitas não conseguem realizar seus sonhos verdadeiros, então acabam fazendo escolhas que não as agradam, vendendo sua imagem que muitas vezes a mídia impõe.
c) Isso ocorre pelo histórico social desde a antiguidade. De que as mulheres e homens desempenham papéis diferentes na sociedade. Para muitas pessoas, as mulheres precisam fazer um papel muito generalizado: tomar conta de casa e de seus filhos enquanto seu parceiro sai para trabalhar fora de casa. Na Grécia Antiga, na história do teatro, as mulheres não poderiam se expor em público, portanto quando havia um papel feminino nas apresentações os homens se caracterizavam com figurinos femininos.
Eduarda ♡
Certo, Eduarda
ExcluirA arte envolve várias linguagens, teatro, a música, a dança e a arte visual,portanto sempre foi uma conquista e mérito por parte das mulheres conquistar seu espaço seja cênico, seja em exposições de arte, na dança ou na música, as mulheres devem investir, conquistar..
Nina
ResponderExcluira)Sim, em pensar na a realidade das mulheres que tentavam expor suas ideias, mostrar o quanto dominavam a área da ciência e da arte foi marcada lutas e críticas me faz dar mais valor aos direitos que tenho, conquistados por elas com muito esforço.
b)Pois a inteligência das mulheres eram consideradas como inferiores ao do homens, pensamento que permaneceu por muitos séculos. A cada passo e conquista não só na arte mas também em outras áreas sempre eram criticadas.
c)Porque não tiveram apoio, Monteiro Lobato por exemplo criticou as obras de Anita Malfatti insinuando que ela era uma paranoica, mas ele não tomou sua obra mais conhecida Sítio do Picapau Amarelo onde uma boneca tem vida e um porco fala como paranoica
Boas colocações, Nina.
ExcluirA mulher realmente tem que se auto valorizar, expressando com suas opiniões, há grandes mulheres hoje que conquistou seu espaço na sociedade, obtendo respeito, trazendo para esta nova geração, exemplos de conquista, sem perder sua identidade feminina.
Ana Luísa
ResponderExcluira-Nunca tinha parado pra pensar sobre isso,mas é notável,basta observar a participação das mulheres no mundo artístico desde o início,os pintores e intelectuais mais conhecidos no geral a maioria são homens,e nas áreas como televisão no início as mulheres eram extremamente sexualizadas e vistas como a protagonista indefesa,esperando ser salva.
b-Porque os homens sempre se acharam superiores,desde o início dos tempos criaram essa divisão que acabou afetando e prejudicando as mulheres algumas regiões do mundo ainda não dão liberdade para mulheres que tem que aguentar a pressão caladas,mas o Brasil é mais evoluído em relação a isso e da mais liberdade para mulheres.
c-Porque as pessoas sempre validaram mais o trabalho deles e grandes pensadores filósofos,pintores entre outros tinham a ideia de que mulher só servia como musa e isso influenciou no pensamento de várias pessoas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirIsto, Ana, muito boa suas observações.
ExcluirLucas Coelho
ResponderExcluira)Eu já parei pra pensar sobre isso,mas não dessa forma,parando para pensar antigamente as aristas mulheres não eram muito reconhecidas.Mais podemos ver isso ainda na atualidade homens que ainda pensam que as mulheres só devem ficar em casa.
b)Eu acho que isso ocorre,pois algumas mulheres deixam se levar pelas falas dos homens que elas não tem capacidade de fazer aquilo,que ela não tem força,etc...Mas existe vária mulheres que atuam melhores que o homem em alguns trabalhos
c)Isso pode ocorrer pelo fato de o homem pensar na mulher como um objeto,e não servia para trabalhar, e os homens daquela época falavam que as mulheres tinha que cuidar de casa,do filho e cozinhar para o marido .
Lucas, realmente as mulheres entre tantas opiniões, acabam se intimidando, com receio de expor suas expressões artísticas, suas habilidades, criatividades e até mesmo de realizar seus sonhos, deixando até mesmo de construir sua própria identidade.
ExcluirA. Nunca pensei nisso, mas parando para pensar sim como é dito no cartaz da guerrilha girls só 6% das artistas são mulheres essa é uma taxa pequena para um país com grandes pintoras como Tarcila do Amaral, Anita Mafaldi, etc.
ResponderExcluirB.Por que demorou para as mulheres serem aceitas na arte sem preconceito de sua arte, como antigamente teve muitos casos de mulheres se vestindo de homens para poder estudar nas grandes escolas de arte.
C. Na arte em geral os artistas antigos são mais famosos como Leonardo da Vinci
Vicent Van Gogh, Michelangelo, Claude Monet,etc. E como eu disse antes antigamente as artitas femininas eram muito julgadas, acusadas de falta de qualidade e consideradas amadoras.
Israel, exatamente, suas obras eram desvalorizadas, vimos que devido a crítica de Monteiro Lobato, na semana 22, as obras de Anita Malfati que ela havia vendido, foram devolvidas pelos compradores, a mídia tem uma grande influência na opinião sobre as pessoas.
ResponderExcluirA) n, nunca tinha parado para pensar sobre
ResponderExcluirB) TALVEZ pq por o museu quer retratar coisas antigas, e talvez eles relacionam pela pouca valorização que as mulheres tinham antigamente
C)foi justmente o que eu disse, q desvalorização que elas tem/ tinham. (Mais tinham do que tem). As mulheres não eram reconhecidas.