Para nossa aula, você precisará de:
* aparelho eletrônico com acesso à internet;
* fone de ouvido (se tiver);
* apostila volume 2;
* caderno, lápis e borracha.
1. CORREÇÃO
Na última aula, você acessou o Positivo On e respondeu algumas perguntas sobre HQs. Então, verifique suas respostas e corrija-as conforme abaixo:
1. O que é um recordatório?
É o quadro onde fica o texto. Serve para explicar ou descrever o que o leitor está vendo desenhado.
2. O que é ápice?
Refere-se ao rabicho do balão; aponta para quem está falando.
3. Por que é importante nas HQs haver sequência entre os quadros?
Para que o leitor compreenda as ações que ocorrem dentro de uma ordem, subentendendo o que aconteceu e não apareceu nos quadros.
4. Como se chamam os espaços entre um quadro e outro? E, o que eles significam?
Eles se chamam calha ou sarjeta. Eles indicam que uma ação ocorreu entre um quadro e outro e não consta desenhada nos quadros.
5. No item 6, apresentará a definição de "linha cinética", então, leia e explique o que seria isso.
A linha cinética indica que uma ação aconteceu e houve um movimento do personagem.
A correção das páginas 9 e 10 será pelo Google Drive. Em qualquer momento desta manhã, postarei em "Atualização do dia" o link com a correção dessas atividades.
2. DETERMINANTES DO NÚCLEO NOMINAL
Em nossa última aula, tivemos a webconferência na qual trabalhamos com o conteúdo novo sobre classes gramaticais ou classes de palavras que fazem parte do sintagma nominal e têm a função de determinantes, foram elas: artigo, adjetivo, numeral e pronome (este último a professora comentou, porque vocês estudarão com mais ênfase no 7º ano). Agora, vamos exercitar um pouco mais esse conteúdo, para isso, você precisará desenvolver as seguintes atividades:
- questão 19 à 32, das páginas 11 até 14.
Finalizadas as atividades? Bem, abaixo a professora selecionou um vídeo explicativo com a professora Alcione sobre os determinantes. A parte que interessa a nós vai do início até o tempo de 2'30" (dois minutos e trinta segundos) em que ela explica o conteúdo visto em nossa última aula. Dá uma olhadinha nele, é bem curto. Aconselho a anotar os exemplos que ela passará.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z7H9Zf_QFqs
Acesso em: 11 maio 2020.
Nessa parte da aula, trabalharemos com o gênero textual HQ. E, para isso, você precisará copiar em seu caderno (não poderá imprimir) o mapa conceitual abaixo sobre esse gênero, contendo objetivo, peculiaridades e estrutura. O mapa conceitual ajuda a memorizar definições e especificidades do gênero textual em questão.
Para isso, você precisará usar canetas coloridas ou lápis de cor para determinar as cores que lhe ajudarão no processo. Vamos lá então!? Mãos à obra!
Ao finalizar o seu mapa conceitual, peço que envie uma foto no grupo de whatsapp da turma com apenas uma imagem a fim de não carregar o grupo, e, escrito apenas: @carlalanza - Nome do aluno (seu nome).
4. WEBCONFERÊNCIA
E, hoje, teremos uma aula on-line às 10h.
Conto com a sua presença.
Assunto: Gênero textual História em Quadrinhos.
Qualquer dúvida, estou à disposição no...
COM CARINHO, PROFESSORA CARLA LANZA✌💟
ATUALIZAÇÃO DO DIA:
8h - Segue abaixo um vídeo esclarecedor sobre alguns pontos que pais e alunos precisam observar. Se você ainda não assistiu, assista-o rapidamente, tem apenas 10 minutinhos.
8h30min - Correção das atividades da aula anterior. Clique no link abaixo!
https://drive.google.com/drive/folders/1Kccs8uzCowB4G-i3V1x_5XzaQp7pmm98?usp=sharing
https://drive.google.com/drive/folders/1Kccs8uzCowB4G-i3V1x_5XzaQp7pmm98?usp=sharing
14h20min - A questão 32 da página 14 refere-se aos outros tipos de numerais que existem e não constam no texto sobre a biografia de Miguel de Cervantes Saavedra na página anterior. Nós estudamos 5 tipos, e no texto constam apenas 2, e os demais? É sobre eles que você precisa falar.
é para copiar o mapa conceitual igual a aquele?
ResponderExcluirBom dia. Sim.
ExcluirLarissa - oi prof
ResponderExcluirEu não entendi a questão 32 da página 14