quarta-feira, 27 de maio de 2020

Carla - 9º ano - Aula do dia 27/05

bom dia-que este novo dia amanhecendo - mensagens lindas


Para a aula de hoje, você precisará de:
* aparelho eletrônico com acesso à internet;
* fone de ouvido (se tiver);
* apostila volume 2;
* livro de atividades volume 2;
* caderno, lápis e borracha.


O anúncio institucional de hoje é da colega de turma Ane Beatriz Lanza. 
O tema abordado por ela foi o consumo desenfreado. Busca apresentar dados sobre os efeitos que o consumismo acarreta sobre o cotidiano das pessoas.
Parabéns pelo anúncio, muito instrutivo! 


1. CORREÇÃO
Em nossa aula anterior, você realizou atividades abordadas pelo professor Noslen em seu vídeo sobre Crase; e também, desenvolveu atividades no livro de produção de texto sobre "resumo" com foco em reportagens. As atividades eram:
  • livro de atividades - produção de texto - proposta 1;
  • realizar as atividades das páginas 2 a 5.
A correção será realizada pelo Google Drive. Será postado o link em "Atualização do dia" a qualquer hora desta manhã. Fique atento(a)!

BACKUP: não faça no Google Drive · Blog da Diferencial TI


2. CRASE
Continuando nosso assunto sobre crase, você precisará desenvolver atividades sobre o assunto. Serão propostos exercícios no livro de atividades e on-line, sendo:
  • livro de atividades 2: página 21;
  • quiz no site Racha Cuca, segue o link: 
  •  https://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
  • para validar sua participação, após finalizar a atividade no Racha Cuca, comente no blog a experiência realizando o quiz e exercitando o conteúdo com argumentos consistentes.
CRASE COM HORAS: APRENDA A USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba - YouTube
Disponível em: https://i.ytimg.com/vi/U4hcc6BuTD4/maxresdefault.jpg
Acesso em: 25 maio 2020.

3. RESUMO
Temos estudado até agora sobre reportagem. Mas, agora, vamos dar uma aprofundada no item resumo. Para se fazer um resumo são necessárias algumas técnicas, as quais estão longe de ser CÓPIAS. No 9º ano é imprescindível um aluno não conseguir realizar um resumo. Para isso, assista à videoaula do SPE com a professora Daíne a partir do tempo de 14'06" até 22'48". Faça anotações em seu caderno e resolva as atividades propostas pela professora no vídeo, correspondentes às páginas 23 a 27.

Acesso em: 21 maio 2020.

Segue abaixo a imagem da parte essencial que precisa ser retirada de um texto-base para se fazer o resumo do mesmo, registre e grave bem isto 👇:
Quaisquer dúvidas, pergunte no...

Blog do Colégio Evangélico do CEEDUC
Com carinho, Professora Carla Lanza.💝


ATUALIZAÇÃO DO DIA:

8h30min - Segue a correção das atividades da aula anterior:

21 comentários:

  1. O quiz foi um tanto difícil,porém consegui desenvolver todas as atividades, infelizmente errei quatro das treze questões. Essa atividade me ensinou sobre duas palavras expecificas sobre o uso de crase, também lembrou-me sobre mais algumas regrinhas, por exemplo, a crase antes de pronomes possecivos são facultativas, a mesma coisa com a palavra até, gostei muito de fazer o exercício, e acredito que ajudará a aprender um pouquinho mais sobre o uso de crase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua colocação. Bem pontuada a sua posição.

      Excluir
  2. Mateus
    Bom, o quiz foi muito legal e divertido, não foi tão difícil que pensei.Não errei tantas questões, gostei muito. Me fez perceber que não devemos encarar a crase como se fosse uma inimiga da língua portuguesa, ela pode até ser difícil e apresentar muitas regras,como, por exemplo:onde não deve se usar,onde é facultativo,onde DEVE usar,etc.Mas isso não impede de nos esforçarmos para treinar e treinar muito para conseguirmos domina-la,e não ser dominados por ela. Para ser sincero eu estou gostando muito desse assunto, cada dia eu estou aprendendo mais a crase sem precisar consultar o Livro de Atividades para conferir se a crase se aplica em uma frase específica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Mateus pela sua percepção. Continue estudando.

      Excluir
  3. O quiz foi um pouco complicado para mim, mas achei que me saí bem pelo fato de ter errado apenas 3 questões. Eu gostei bastante do assunto mesmo ele tendo muitas regras e sendo meio complexo (na minha opinião). É um assunto bem interessante. Pelo fato da crase ser uma fusão de uma preposição "a" com artigos definidos (que sejam femininos), pronomes demonstrativos, é um pouco complicado e que se exige muita prática para conseguir, mas eu estou gostando!
    -Eduarda K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Duda. Quanto mais exercitar, mais craque e fera você ficará.

      Excluir
  4. Helo
    O Quiz foi muito bom, pois pude ver onde estou com mais dificuldade, e preciso rever como as exceções (Pronome demonstrativo, aquilo, aquela, aquele, etc.) ,e ver onde eu tenho mais facilidade (Locuções femininas, a expressão a moda de, etc.). Consegui acertar mais da metade... 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o caminho. Errar faz parte. Parabéns, Helô por sua dedicação.

      Excluir
  5. Israel
    O Quiz me ajudou a ver onde eu estou bom e onde estou com dificuldade sobre o assunto, o que me ajudará a saber qual assunto devo me focar, então ele foi muito bom para meu aprendizado

    ResponderExcluir
  6. Jader
    Vi que não fui TÃO mal assim, mas isso não é desculpa para n estudar, revisar e tudo mais. Ele me ajudou a assimilar as coisas e compreender mais fácil, pois ele colou em prova o que eu sei, forçando a fazer o meu máximo, e me mostrando que não é tão complicado assim, é só estudar...

    ResponderExcluir
  7. Esta atividade foi uma grande ajuda para mim. O Quiz permite lembrar das regras, além de ensinar sobre alguns usos da crase, como as duas palavras específicas. Além de perceber que a crase não é tão difícil quanto os "mitos" falavam. Mesmo errando apenas uma das treze questões, percebi que devo estudar mais e pesquisar sobre alguns casos específicos, para melhorar minha escrita.

    ResponderExcluir
  8. O quiz, na minha opinião, foi para mostrar em tudo o que eu ainda estou errando e ainda tenho dúvidas. Principalmente em pronomes. Então irei rever esse conteúdo e tentar melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Leielly. Fazer degraus das dificuldades. Continue se esforçando.

      Excluir
  9. O Quiz foi bem fácil na minha opinião, porém tinha algumas questões que exigiram uma atenção maior, em especial a questão 4, em que precisava marcar a frase com o uso incorreto da crase, não acertei pois achava que antes da palavra "senhora" eu deveria, obrigatoriamente, usar a crase, mas me esqueci que diante da maioria dos pronomes a crase não é utilizada. Sendo assim, o Quiz me ajudou a começar perceber essa regrinha que nem sempre levo em consideração.

    ResponderExcluir
  10. Nina
    O Quiz para mim foi um pouco complicado,me fez lembrar de algumas regras que tinha esquecido e me mostrou onde estou errando e precisando melhorar.

    ResponderExcluir
  11. Os exercícios de crase,facilitou para mim descobrir onde estou com mais dificuldades e coisas que eu não tinha me lembrado como macetes,regras.Também mostra que eu tenho que estudar mais.

    ResponderExcluir
  12. rafael
    o quiz foi bem fácil até e serviu como uma revisão para eu ver onde eu estou errando e onde estou tendo mais dificuldade

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.