Para hoje você precisará:
- Computador \celular com acesso a internet.
- Apostila volume 2
- Caderno, lápis e borracha.
- Computador \celular com acesso a internet.
- Apostila volume 2
- Caderno, lápis e borracha.
Vamos continuar nosso estudo sobre as funções químicas, hoje estudaremos os sais.
1.Sais
Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Um sal pode ser obtido em uma reação de neutralização, que é a reação entre um ácido e uma base.
A reação do ácido clorídrico com hidróxido de sódio produz cloreto de sódio e água.
Características dos sais
- São compostos iônicos.
- São sólidos e cristalinos.
- Sofrem ebulição em temperaturas altas.
- Conduzem corrente elétrica em solução.
- Têm sabor salgado.
Para compreender sobre os sais veja o vídeo, para acessa-lo clique no link.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zQnqlKm-aGg&feature=youtu.be ( acesso em 26 maio 2020)
Nomenclatura dos sais
De maneira geral, a nomenclatura de um sal segue a seguinte ordem:
Nome do ânion | Nome de cátion | Nome do sal |
---|---|---|
Cl-
Cloreto
|
Fe3+
Ferro III
|
FeCl3
Cloreto de ferro III
|
Sulfato
|
Na+
Sódio
|
Na2SO4
Sulfato de sódio
|
Nitrito
|
K+
Potássio
|
KNO2
Nitrito de potássio
|
Br-
Brometo
|
Ca2+
Cálcio
|
CaBr2
|
continuando...
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_Kl8JrWOIg0 ( acesso em 26 maio 2020)
Adicionar legenda |
2. Meet
Nossa webconferência será as 9h00. Conto com a presença de todos.
Aula de hoje para acessar clique em Mais informações
3.Atividade em seu livro de atividades faça os exercício da página 12 e 13.
4. Atividade avaliativa -avaliação de funções qumicas
- Faça em uma folha as resposta e envie para o email : atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
Prazo de entrega 03\06\2020
5. Trabalho
ØPESQUISA
OBJETIVO:
Contextualizar as funções químicas com eventos e substâncias do dia-a-dia.
Muitas áreas da sociedade e economia
precisam da determinação dos caráter ácido-básico-óxido-sais das substâncias.
Quais são essas
áreas e qual a importância deste conhecimento no cotidiano?
Exemplos:
a piscicultura precisa determinar o “pH” da água de cada espécie criada nos
tanques. A cosmética também necessita destes conhecimentos na fabricação de
produtos.
-Será
realizada a pesquisa com o tema proposto, e deverá apresentar na aula por webconferência do dia 10\06
- O trabalho deve ser feito um roteiro com a pesquisa que será apresentado, e fazer a apresentação pelo power point.
- O roteiro e a apresentação deverão ser enviados por email. atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
Se tiver dúvida sobre o a aula deixe aqui nos cometários do blog, que estarei respondendo.
Estou disponível no horário de aula no grupo do WhatsApp.
Bons estudos!
Até a próxima aula!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.