apostila 2, caderno, computador/celular com acesso à internet, lápis e borracha. Matemática Planejamento de uma pesquisa, leitura e interpretação de gráficos Na apostila página 16 em diante faça a leitura dos textos até a página 20 Acompanhe o vídeo abaixo:
Alguns elementos estão presentes em todos os tipos de gráficos. São eles:
Título: frases curtas com a palavra-chave do assunto apresentado.
Fonte: parte importante para dar credibilidade ao gráfico. Identificação da fonte (estudos científicos, órgãos públicos, instituições privadas, economistas, etc.) no qual a informação foi retirada.
Números: valores que são essenciais para a comparação dos fatos. Eles são organizados em ordem crescente e apontam quantidades e períodos (mês, semestre, ano).
Legendas: pequeno resumo das informações analisadas no gráfico. Podem ser colocadas em qualquer parte e destacadas por cores.
Tipos de gráficos
Existem variados tipos de gráficos, que atuam conforme os dados coletados, e como serão transmitidos. Por esse motivo, nem todos eles são adequados em certas situações.
A escolha incorreta pode comprometer a análise dos números e a autenticidade da informação. Conheça a utilidade de cada um deles:
Gráfico de Colunas
O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal.
Modelo de gráfico vertical. (Foto: Educa Mais Brasil)
Gráfico de Barras Agrupadas
Distribuição de Alunos numa Turma
Os dados são representados por símbolos ligados ao objeto em estudo.
Como os demais gráficos retangulares, o chamado gráfico em linha é cartesiano, ou seja, é construído num sistema de coordenadas que possibilita representar no plano as relações entre elementos de um componente -no eixo das abscissas, em x – e os elementos de um outro componente – no eixo das ordenadas, em y. Este é um gráfico elementar para representar a relação quantidade/ tempo, numa situação de evolução.
Veja um exemplo a partir da tabela de evolução da população mundial:
Evolução da população mundial (em milhões de habitantes)
Gráfico de barras
O gráfico de barras, assim como o gráfico em colunas, facilita a comparação de diversos dados.
Observe um exemplo com a área dos continentes:
Superfície dos continentes
Gráfico de setores
Vulgarmente chamado de “pizza”, este é um gráfico circular que transcreve para um círculo ou para um semicírculo, dividido em setores proporcionais, os valores numéricos de diferentes elementos de um conjunto estatístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.