Olá meninas e meninos
vamos começar a aula.
O QUE TEMOS PARA HOJE
Apostila 2
- Aula 04 - História 6º ano - Grécia Antiga colonização - Parte
IV
1 - CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 1 – a partir p. 11
Fenícios e Gregos
na Península Ibérica
Os Fenícios ocupavam o que restava do antigo território de
Canaã, que corresponde sensivelmente ao atual território do Líbano, por volta
de 1200 a. C. Não tinham um Estado e distribuíam-se por diversas cidades, sem
ligações entre si, que controlavam os territórios adjacentes. As cidades
fenícias asseguravam o poder através do seu poderio naval, garantindo um amplo
sistema de circulação e intercâmbio. Uma destas cidades, Tiro, teve um papel
preponderante no estabelecimento de colónias no Ocidente. Embora haja uma certa controvérsia e não
exista unanimidade entre os investigadores, parece ser no século VIII a. C. que
se esboça um "sistema monetário", começando a consolidar-se uma
unidade-padrão em prata. Este fato surge documentado na arqueologia peninsular,
com o início da exploração das jazidas argentíferas na zona de Huelva
atestando-se, ao mesmo tempo, a presença em solo hispânico das primeiras
instalações coloniais fenícias. Sendo assim, poderá ter existido uma fase
pré-colonial de contatos entre tírios e as populações da Península Ibérica, mas
estes contatos só se tornariam evidentes no século VIII a. C. Entre os
historiadores, não há uniformidade no que diz respeito ao tipo de
estabelecimentos fenícios no Ocidente. Para alguns, constituíam meras feitorias
que se limitariam somente à aquisição e embarque da prata rumo ao Mediterrâneo
oriental. Para outros, os estabelecimentos fenícios são verdadeiras colónias,
isto é, centros urbanos inseridos num território que controlam e exploram,
assegurando assim a sua autossubsistência e criando riqueza própria.
Acesso: 19/05/20
Obs. Mapa Apostila p 13
2 - ATIVIDADES
Faça a leitura dos textos: p. 11 a 13. Assista os vídeos no links no final da
postagem. Após faça a atividade p. 14 e 15.
Será corrigido na
próxima aula – não precisa enviar para professora - As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou
aguardar a correção.
Se você tiver alguma
dúvida pergunte nos comentários aqui no...
3 - LINKS DISPONÍVEIS
PDF DA AULA : Aula 04 - História 6º ano - Grécia Antiga colonização - Parte IV
1 – VÍDEO: Como surgiu a Grécia?
2 – VÍDEO: História da Escrita
Ótimos Estudos e até a próxima
pessoal!
4 - CORREÇÃO
ATIVIDADE: Aula 03 - História 6º ano -
Grécia filosofia, ciência e arte - Parte III
CLIQUE
ABAIXO
Atividade p.10 e 11
P. 10 - A medicina grega acreditava que, para se ter um corpo
são, era preciso adotar uma postura moderada em relação a fatores como
alimentação, prática de exercícios, exposição ao sol e alternância entre
atividades intelectuais e físicas.
P. 11
1. Entre as duas
esculturas, há um
período de aproximadamente dois
séculos. Os artistas
gregos aperfeiçoaram técnicas
para retratar o corpo humano em seus pormenores, da forma mais fiel possível à
realidade. Comenta-se até que algumas esculturas gregas reproduziam corpos
tão perfeitos que
extrapolavam a realidade.
Explique que, além de buscar uma representação
realista do ser
humano, a arte
grega buscava um ideal de
perfeição e beleza que comumente não correspondia à real condição humana
2. Apesar de
buscar representar o máximo da natureza humana, as obras gregas tinham um ideal
de beleza e perfeição que não era condizente com as características dos seres
humanos.
Oi prof Josi a tarefa é a parte hora de estudo né?
ResponderExcluir_Jamily_
Oi sim hora de estudo.
Excluir