Olá meninas e meninos
vamos começar a aula.
Google Meet – Apps no Google Play
Nossa aula será dia 07/05, quinta-feira, a fim de trabalharmos os conteúdos e tirar dúvidas sobre avaliações
da semana que será no portal positivo-on.
Reunião terá 30 minutos de aula pelo aplicativo Meet. Horário: 9h. Save the date. Uns 5 minutos
antes, enviarei no grupo de WhastApp da turma o código/link da reunião.
O QUE TEMOS PARA HOJE
Apostila 2
Aula 01 - História
9º ano -
Período Entreguerras: regimes autoritários e totalitários - Parte I
CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 1 – a partir p. 04
Governos
autoritários
O totalitarismo é um
sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido
político sobre uma nação. Dentro do totalitarismo, a pessoa ou partido político
no poder controla todos os aspectos da vida pública e da vida privada por meio de
um governo abertamente autoritário. O totalitarismo também é marcado pela forte
presença de um militarismo na sociedade e é acompanhado por ações do regime com
o objetivo de promover sua ideologia por meio de um sistema de doutrinação da
população. Os regimes totalitários utilizam-se do terror como arma política
para conter e perseguir seus opositores políticos, e a propaganda política é
usada de maneira consistente para que a população seja convencida das medidas
extremas tomadas por esses regimes. O
totalitarismo foi um sistema político que esteve no auge durante as décadas de
1920 e 1930. Seu surgimento aconteceu após a Primeira Guerra Mundial e é
considerado pelos historiadores como um reflexo causado por toda a destruição
causada por esse conflito. Assim, o autoritarismo começou a ganhar força como
solução política para as crises que o mundo enfrentava no pós-guerra,
conseguindo adeptos mundo afora. O termo “totalitarismo” surgiu durante a
década de 1920 para referir-se ao fascismo italiano. Esse sistema político,
inclusive, surgiu com o próprio fascismo italiano, regime que alcançou o poder
na Itália em 1922, quando Mussolini tornou-se primeiro-ministro do país. Ao
longo da década de 1920, a tendência política mundial pendia para o
autoritarismo, e o totalitarismo ganhou considerável força após a ascensão do
nazismo ao poder na Alemanha.
Acesso: 27/04/20
ATIVIDADES
Faça a leitura dos textos: p. 04 a 07. Leia os textos com atenção e Assista ao vídeo no links no final da postagem.
Após Responder
questões p. 05. Será corrigido na
próxima aula – não precisa enviar para professora - As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou
aguardar a correção.
Se você tiver alguma
dúvida pergunte nos comentários aqui no...
ATIVIDADE AVALIATIVA: Atenção fazer atividade avaliativa
agendada no portal positivo-on. Data de
entrega: está disponível para responder até o dia 11/05 no portal.
LINKS DISPONÍVEIS
PDF DA AULA : Aula 01 - História 9º ano - Período Entreguerras: regimes
autoritários e totalitários - Parte I
1 – VÍDEO: Entenda a crise do liberalismo de
forma direta e objetiva.
2 – VÍDEO : Regimes Totalitários
Ótimos Estudos e até a próxima
pessoal!
CORREÇÃO ATIVIDADE:
27/04
CLIQUE
ABAIXO
Aula 5 - História 9º ano - Período Entreguerras Crise de 29 - Parte II
1. O jornal tem a data de 18 de janeiro de 1930, ou seja,
poucos meses após a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
2. É possível distinguir uma senhora, um burguês, uma moça e provavelmente um açougueiro ou padeiro (é a impressão que se tem pelo uso do avental), além do cachorro.
3. O artista busca retratar o amplo impacto que a crise da
Bolsa de Valores de Nova Iorque teve sobre a sociedade estadunidense. Pessoas
de diferentes estratos sociais leem o mesmo jornal em busca de informações
sobre as ações, simbolizando a maneira indistinta como a crise econômica afetou
os Estados Unidos. É importante destacar que o artista retratou o cotidiano da
população estadunidense ao longo de várias décadas.
Oi prof, sem querer ser chata, mas e o conteúdo da Grande Guerra? Quando veremos?
ResponderExcluirVamos iniciamos Nazismo e Fascismo nessa semana, na sequência veremos Grandes conflitos mundiais.
Excluir