quarta-feira, 13 de maio de 2020

Marisa - 7º ano - Aula 14/05

Olá, alunos lindos do 7º ano!
Celular Lch1974 Texting GIF - CelularLch1974 Texting ...
Para essa aula você deverá ter em mãos:Computador/celular com internet, o caderno de Ensino Religioso, caneta, folha A4, canetinhas, lápis de cores.



Ensino Religioso
Horário: 1 aula.


Contra o Zoom, Google libera Meet - ISTOÉ Independente

Aula on-line pelo meet às 10 h.
5 minutos antes, colocarei o link no grupo.


Ser e ter

Não é para copiar, somente para refletir!

          Em 1976, Erich Fromm publicou o livro "Ter ou Ser". Foi um dos primeiros a perceber que estava se iniciando uma mudança nos valores sociais.
          Até os anos 1970, as pessoas se destacavam pela competência para o exercício de alguma atividade; ou em função de suas virtudes de caráter.
          A partir dos anos 80, se iniciou um movimento inédito: as pessoas passaram a querer símbolos de poder econômico e a se orgulhar do que tinham. Em poucas décadas, ter se tornou muito mais importante que ser. As pessoas passaram a se preocupar mais com a "casca" do que com o "miolo".

Educação x Comunicação - Ana Regina: Ser feliz é ter dinheiro?


Ler o texto e versículos, copiar no caderno de Ensino Religioso, ou imprimir e colar no caderno e fazer a seguinte atividade avaliativa:

Colar duas folhas A4 umas nas outras formando um cartaz.

Use a criatividade com desenhos e escritas, mostrando o que é Ter e Ser.

Após a realização da atividade, registre com uma foto ou digitalize e envie no seguinte e-mail:

atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br

No assunto,vocês deverão escrever da seguinte forma:

 Nome do aluno (seu filho) - Turma (7º ano) - Professora Marisa - Aula do dia 14/05.

Aguardarei no prazo de 48 horas o envio dessa atividade.



Ser e ter
(texto que será copiado)

        
          Em 1976, o psicanalista Erich Fromm publicou o livro com o título: “Ter ou Ser”, que investigou o que estava acontecendo na sociedade pós-moderna, uma mudança de comportamento social na direção de que – “Somos uma sociedade de gente visivelmente infeliz: sós, ansiosas, deprimidas, destrutivas, dependentes – gente que se alegra quando matou o tempo que tão desesperadamente tentamos poupar”.
          Em nossa cultura, como analisou Fromm, tem como objetivo supremo, o Ter cada vez mais, até parecer uma função normal da vida que para viver necessitemos de possuir coisas. Mas isso tem um custo enorme para o meio ambiente, à medida que relação das pessoas com a natureza tornou-se destrutiva.
          Numa sociedade como a nossa, onde as marcas de grife ganharam fama e viraram produtos descartáveis, se tornando fonte de status quo. Hoje tem gente que fala da sua saúde com um sentimento de propriedade, referindo-se às suas doenças, aos seus medicamentos e às suas dietas, como se a saúde e a doença fossem também marcas de grife.
          Na internet as pessoas passaram a mostrar o Ter, mais do que tudo, se exibir. Publicam suas fotos em diversas situações: eventos requintados, amigos influentes e aquisição de bens. Todas imagens atraentes, que aparentam um sentimento de felicidade, para causar inveja aos seus amigos que veem isso como sinais de fingimento.
          O mundo se globalizou e os valores subjetivos, que eram enraizados no espaço público, dissolvem-se no confronto da sociedade líquida, em razão de que a propaganda transforma o Ter em “falsa felicidade”, que se coisifica nas mercadorias acessíveis aos consumidores.
          Nessa competição pelo Ter, gasta-se muita energia psíquica pela aquisição de corpos esculturais e hipervalorizados, e além disso, na busca pelo Ter inúmeras pessoas entram num endividamento financeiro. E quando o Ter não atinge o sucesso desejado, sobra aos indivíduos a procura dos medicamentos antidepressivos para aliviar o sofrimento por não alcançar o equilíbrio entre o Ter e o Ser.
          Não estamos recusando a necessidade do consumo responsável, dado que todos precisamos consumir e possuir uma vida digna no ponto de vista financeiro e material, não há nada de errado nisso.
         O que temos que encontrar, com serenidade, é o equilíbrio entre o Ter e o Ser para não acentuar a arrogância e agressividade, que geram pessoas infelizes que anulam o Ser em detrimento do Ter.

[...]

Por Jackson César Buonocore - 20 de abril de 2016.
https://www.psicologiasdobrasil.com.br/o-equilibrio-entre-o-ser-e-o-ter/

Versículo

1 Timóteo 6:7-8 | Imagens de cristo, Citações bíblicas, Palavra de ...


O que é Status Quo?

          Status Quo é uma expressão originada no latim, cujo significado é "no mesmo estado que antes" ou então "o estado atual das coisas" e é usada para expressar a situação em que algo se encontra atualmente.


https://www.meusdicionarios.com.br/status-quo

Aula finalizada!
Até a próxima aula!

Garfield Waving GIF - Garfield Waving Wave - Discover & Share GIFs


13 comentários:

  1. Tenham um lindo dia com a bênção de Deus.
    Aula on-line no meet às 10h.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. ter é seus bens materiais que vc adquire ao longo do tempo,e SER é seu carater,oq vc tem por dentro

      Excluir
    2. Ter é vc ter coisas materiais por exemplo:carro,casa etc.. ser é oq vc tem por dentro de si , a sua personalidade.

      Excluir
  3. Ser é o seu caráter o que vc tem por dentro e ter são os bens materiais que vc adquire ao longo da vida

    ResponderExcluir
  4. Gustavo Sena-ser é o que você deve ser por exemplo: bom doso, alegre e ser feliz

    Ter é o que nos desejamos ou adquirimos

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.