sexta-feira, 8 de maio de 2020


Profª Shirley- Turma- 9º ano- Arte- Aula do dia 08/05

Bom dia!

Projeto 03- A arte não se cala

MÍDIA CARICATA: FRENTE PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DIREITO À ...
A constituição brasileira proíbe a censura de toda atividade intectual, artística, científica e de comunicação.

1- Você acha que ela é respeitada?
2-Por que alguém poderia querer censurar um  artista?
3-O que você faria se fosse um artista que sofresse censura?

Responda as questões nos comentários do blog, sua participação, demonstrará se estará inteirado no tema em estudo.


Disponível dia 07/05 https://youtu.be/LPmHHH1rBh4

Alguns artistas enfrentaram a censura imposta pela Ditadura da Era Vargas e pela Ditadura Civil Militar estabelecida no Brasil


Exposição resgata a vida de Vladimir Herzog e a sua morte sob ...Nas década de 1970, após a morte de Herzog nas depedências do II Exército- que gerou uma grande polêmica na época - o artista visual Cildo Meireles realizou uma obra de proteston que circulou de maneira sutil em muitas mãos.


Deputados aprovam mais ditaduras na internet, aos poucos o ...

Cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
 Mesmo calada a boca, resta o peito   A liberdade de expressão está em jogo !!!
De que me vale ser filho da santa           
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
...
Por que Gilberto Gil e Chico Buarque foram impedidos de cantar esta música?
Qual a palavra no trecho da música que era ambíguo e poderia ser ouvido como outra palavra?

Música também é protesto
Atividade : Agora você vai criar uma nova versão para a letra de cálice, abordando problemas do nosso cotidiano que estamos presenciando e até mesmo vivenciando, se quiser usar a melodia e o ritmo , mas se quiser poderá escolher outra música, produzir a letra da música, enviar para o privado da professora e depois fazer o vídeo cantado.

Desejo um final de semana abençoado para você!

15 Mensagens incríveis da sabedoria oriental que vão te ajudar a ...


13 comentários:

  1. 1_ Infelizmente ela é respeitada até de mais, deixando algumas músicas com palavras de baixo escalão serem publicadas para as pessoas ouvirem.

    2_Porque ou o artista é alguém que fez ou faz muita besteira, ou é porque suas músicas não tem musicalidade e suas letras são horríveis.

    3_Dependendo do que eu fizesse para sofrer ditadura, iria tentar mudar letras, meu visual, ou então iria para outro lugar em apreciassem minha música.


    Arthur

    ResponderExcluir
  2. 1- Acredito que sim, porque assim como todos temos os direitos de liberdade de expressão, os artistas os têm na arte.

    2- Muitas vezes porque a pessoa não concorda e/ou não tem empatia com as músicas do artista ou com ele próprio. Também existe a possibilidade de a letra da música ter uma linguagem pesada.

    3- Se fosse censurada por expressar algo contrário ao que a maioria das pessoas acredita e faz, ou seja, sem um bom motivo, continuaria sem mudar nada. Já se eu fosse censurada por falar coisas "inadequadas" nas músicas, mudaria e começaria a tentar melhorar meu "conteúdo".

    ResponderExcluir
  3. 1.Bom,a arte não é respeitada ao todo,pois há pessoas,cujas não aprovam o estilo ou a técnica,exemplos de artistas:Villa Lobos,Anita Mafaltti,etc.
    2.A arte é censurada as vezes pois alguns artistas criticam um fato, cujo está acontecendo na época.Exemplos: Shostakovich,pois em uma ópera conhecida como Lady Macbech,trazia uma crítica russa,então,essa ópera foi censurada e suas composições foram banidas por alguns anos.
    3.Eu não pararia,seguiria em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especificando a 3,
      Eu seguiria em frente,me esforçaria,independentemente se todos ficarem contra mim,pois para ganhar conhecimento,não é um mar de rosas,como foi com Shostakovich, que quase foi morto,mas acabou sendo o maior compositor neoclassicista,que falava sobre a união soviética.

      Excluir
  4. 1-Na minha opinião, ela é respeitada, ate pq eles tem consciência do que pode ou oq n pode ser entendeu exposto na mídia, pois pode haver públicos que não podem ver alguns tipos de coisas.

    2-Pelo fato do artista ter feito algo muito ruim para a mídia, suas musicas e obras podem ter significados nada relevantes.

    3-Eu iria procurar a melhorar minha arte e faria de tudo para não receber censuras das pessoas, mas se eu gostasse muito do que eu faria, eu iria respeitar suas opiniões, mas talvez eu n mudaria minha arte

    ResponderExcluir
  5. 1. Ela é sim respeitada, permitindo fazer críticas a todos assuntos e autoridades, porém acaba permitindo várias coisas "erradas", que podem ferir o outro, mas se o artista cria, é porque sempre haverá um público para admirar.

    2. Na época da Ditadura Militar, muitas obras eram censuradas por criticar o governo autoritário daquele tempo. Assim, hoje em dia, artistas criam suas artes para mostrar sua opinião, sem o medo de ser bloqueado.

    3.Provavelmente, procuraria outra forma de criar minha arte para criticar aquilo em que sou censurado. Caso eu resolvesse continuar com minhas obras censuradas, minha opinião não seria expressa.

    ResponderExcluir
  6. Nina
    1-A maioria das pessoas respeitam mas sempre há aqueles com opiniões contrarias despostas a informar o que pensão.
    2-Por não concordar com a obra ou se sentir ofendidos.Por exemplo são as discussões sobre o funk que para alguns as letras são consideradas ridículas.
    3-Se a censura tiver razão procuraria melhorar mas se for sem fundamento continuaria com minha arte.

    ResponderExcluir
  7. 1- É respeitada, pois sempre terá alguém para curtir e gostar de todo tipo de conteúdo. Até conteúdos muita das vezes inapropriados e desrespeitosos com a sociedade.
    2- Pelo artista não seguir seu conteúdo de forma educada, respeitando as pessoas e até mesmo fazendo algum tipo de crime, como por exemplo xenofobia, agressão com palavras, não seguir com as diretrizes da comunidade.
    3- Tentaria analisar meu lado e ver no que eu errei. Se não fiz nada de errado, procuraria meus direitos.

    ResponderExcluir
  8. Rafael

    1- acredito que seja respeitada, mesmo algumas tendo palavras inapropriadas e de baixo calão

    2- pelas pessoas não concordarem com as músicas ou por criticar algo que o outro apoie

    3- Eu iria tentar de alguma forma conseguir fazer com que ela n fosse censurada, seja mudando a obra ou algo assim

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.