Olá meninas e meninos
vamos começar nossa aula
O QUE TEMOS PARA HOJE
Apostila 2
Aula 05 - História
7º ano - Contato entre portugueses e africanos na Costa Atlântica - Parte V
1 - CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 1 – a partir p. 15
África no Tempo do Tráfico de Escravos (sécs. XV-XIX)
Desde
o Império Romano, os europeus tinham contato direto com o norte africano, algo
que ia muito além do domínio sobre o Egito e dos flertes com Cleópatra. A
expansão islâmica a partir do século 7, porém, praticamente cortou o contato
europeu com o norte da África e com as rotas trans–saarianas, que conduzem a
região ao sul do deserto do Saara. Na Península Ibérica, a reação dos cristãos
europeus à presença dos mouros, oriundos de onde hoje ficam Marrocos e Argélia,
só foi ganhar força a partir do século 11 – conduzida primeiro pelo reino de Castela, hoje
território espanhol, depois pela coroa portuguesa.
Disponível: https://super.abril.com.br/historia/como-portugal-moldou-a-historia-do-continente-africano/
Acesso: 25/05/20
2 - ATIVIDADES
Faça a leitura dos textos: p. 15 e 16. Assista ao vídeo no link no final da postagem.
Após Responder questão
da p. 17. Será corrigido na próxima aula
– não precisa enviar para professora -
As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou aguardar a correção.
Se você tiver alguma
dúvida pergunte nos comentários aqui no...
3 - LINKS DISPONÍVEIS
PDF DA AULA : Aula 05 - História 7º ano - Contato entre portugueses e
africanos na Costa Atlântica - Parte V
1 – VÍDEO: 6
Fascinantes Impérios Africanos (que você deveria Conhecer)
2 – VÍDEO : Contato
entre portugueses e africano na Costa Índica
Ótimos Estudos e até a próxima
pessoal!
4 - CORREÇÃO ATIVIDADE: Aula 04 - História 7º ano - Contato entre portugueses e
africanos na Costa Atlântica - Parte IV
CLIQUE
ABAIXO
Página 14
1. Esses negociantes queriam comercializar as
riquezas naturais africanas, como metais preciosos (ouro), pedras preciosas
(diamantes), sal e marfim.
2.
“Terra da barbárie”, “Costa dos escravos” ou “País dos escravos”, essas
denominações demonstram que os europeus percebiam os africanos como seres
humanos culturalmente inferiores. Isso também pode ser comprovado pela
utilização do termo “barbárie”, que remete à ideia de selvageria e ausência de
leis e civilidade. Além disso, o termo “país” para designar um continente
demonstra que os europeus eram indiferentes quanto às especificidades culturais
dos vários grupos africanos, percebendo-os como um todo homogêneo.
3.
A escravidão na África ocorria por vários motivos, desde endividamento até a
derrota em batalha. A interferência dos europeus acirrou as rivalidades
existentes entre grupos africanos.
4.
Essa interferência foi um fator de destruição da organização social africana e
de propagação do equívoco de que os africanos não tinham culturas dignas de
apreciação, respeito, estudo e preservação.
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