quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Artes Marciais

                                                            Artes Marciais

Nas artes marciais há: Karatê, Judô, Sumô, Shintaidô, Kendô, Aikidô, e varias outras. Por serem muitas eu e o Rafael escolhemos falar sobre o Karatê apenas.
Karatê é uma arte marcial de autodefesa originaria do Japão. A palavra caratê significa “mão vazia”. É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie.

O praticante do Karatê é chamado de Karateca.

Atitudes positivas e autodisciplina são importantes na prática do Karatê. Os principais objetivos são: o aperfeiçoamento do caráter, e a busca por maior eficácia de todo o corpo no momento da autodefesa.

O método de combate dessa arte marcial baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, que dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes no adversário. A respiração deve ser controlada e é comum, no momento do golpe, que o carateca solte uns gritos especiais.

A história da origem do Karatê é muito curiosa. Por volta do século XV, na ilha japonesa de Okinawa, então dominada por fidalgos japoneses, foi proibido o porte de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te.
Séculos depois, para ser aceito como um esporte, para a prática do caratê foram estabelecidas regras para se evitar ferimentos e lesões graves. Dessa forma ficou mais dinâmico, exigindo maior técnica, velocidade, controle e estratégia.

É muito grande a variação de estilos e de escolas de Karatê. Algumas delas são: Shotokai, Goju-ryu, Wado-ryu, Shito-ryu.Shaolin, Shotokan, Matsubayashi-ryu, Shobayashi, Matsumura Seito, Kobayashi-ryu e Matsumura Motobu, entre outras.
Como esporte existe dois tipos de competição no Karatê:


No tipo kata são atribuidos pontos para a performace do carateca, seja individualmente ou em grupo (trio). Os movimentos devem ser ágeis, harmoniosos e sincronizados, lembrando um pouco uma apresentação de ginástica olímpica. A avaliação é feita por 5 juízes.No tipo kumite há uma luta entre dois Karatecas, com duração de dois a cinco minutos. São atribuidos pontos para os golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida. Devido ao grande número de estilos, há também uma grande variação nas técnicas e na pontuação atribuida a determinados golpes, como o Ippon, Nihon e Sanbon.

O Karatê pode ser praticado por crianças a partir dos 11 anos, e além dos beneficios já citados, sua prática desenvolve a mobilidade das articulações e a coordenação motora, melhora o condicionamento cardiovascular e o muscular.

Cada faixa representa algo, como a branca, a pureza. A amarela, o sol. Laranja, após o final da tarde. Azul, o céu. Verde, a natureza. Roxa, a humildade. Marrom, a terra. Preta, a mistura de todas as cores e todos os significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.