quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Para 6º ano - Professora Carla Lanza

Comentário dissertativo das temáticas do livro Lino e
temática principal da história

Segue o texto desenvolvido em sala coletivamente sobre os temas analisados na obra "Lino", de André Neves. Assim, os alunos poderão conferir com o registro em seu caderno, evitando que seu texto fique incompleto.

5. Temática principal da história: O tema principal é o laço de amizade entre Lino e Lua, pois desde a fábrica de brinquedos eles tinham boa convivência: brincavam, cantavam, Lua contava histórias para ele e assim eles passavam os seus dias.

6. Comentário dissertativo das temáticas: Um tema observado é a alegria de Lino ao “reencontrar” a Lua, pois ele acreditou que a lua que via todas as noites era sua amiga Lua, a coelhinha brinquedo da loja de brinquedos. Na verdade, Lino não reencontrou Lua, na sua imaginação a lua que via era sua amiga, pois Lua tinha na barriga uma luz que acendia ao dar risadas, sendo, para ele, o brilho da lua (satélite) a barriguinha de sua amiga. A partir desse fato, percebe-se o quanto Lino era ingênuo, inocente. Outro tema analisado é a perda de quem se ama, porque devido ao desaparecimento de Lua a tristeza ocorre pelo vazio, pela ausência daquela amiga com quem Lino convivia. Porém, Lino não ficou só na tristeza, ele superou a ausência da Lua através da nova amiga Estrela, a qual ocupava os dias de Lino, brincando, rodopiando, enfim, convivendo bem.


Observação: A atividade ainda não foi finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.