quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Para 7º ano - Professora Carla Lanza

Comentário dissertativo das temáticas do livro Lino:

Segue o texto desenvolvido em sala coletivamente sobre os temas analisados na obra "Lino", de André Neves. Assim, os alunos poderão conferir com o registro em seu caderno, evitando que seu texto fique incompleto.

6. Comentário dissertativo das temáticas: Uma temática observada é a infelicidade e o sentimento de perda ao ver que Lua havia desaparecido. Esse sentimento traz a saudade. A preocupação é outro tema que provoca no Lino certo medo de desaparecer como Lua, pois ele é encaixotado e não sabe para onde irá. Porém, Lino vive uma surpresa agradável: encontrou uma menina chamada Estrela a qual lhe proporcionou diversão, trouxe-lhe alegria e contribuiu para Lino superar a ausência de sua melhor amiga Lua. Percebe-se também a relação entre os nomes Lua e Estrela, pois ambas sendo astros, e neste caso iluminavam, encantavam o dia a dia do brinquedo Lino. Além disso, é notório observar a personificação presente na história, sendo Lua e Lino brinquedos, contudo eles apresentavam ações e sentimentos humanos.  Contempla-se o “reencontro” entre Lino e sua amiga Lua quando Estrela lhe diz que irá apresentar-lhe a lua, todavia era a lua satélite. A partir disso, nota-se a inocência e ingenuidade por parte de Lino em acreditar que aquela a lua que ele via todas as noites pela janela do quarto, era a sua amiga Lua. Outro aspecto interessante é o fato de Lino, talvez, não enfrentar a realidade de que sua amiga Lua nunca mais seria vista por ele, criando uma expectativa e imaginação ao “revê-la”.

Observação: As expressões sublinhadas referem-se aos temas da obra observados pelos aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.