quarta-feira, 29 de abril de 2020

Carla - 9º ano - Aula do dia 29/04

📖BOM DIA! 😉
E PARA A AULA DE HOJE...



1. CORREÇÃO
Em nossa aula anterior, nós desenvolvemos atividades sobre os conceitos de orações subordinadas, atividade sobre predicado nominal e duas questões de ENEM, presentes nas páginas 50 e 51. Solicitei que enviassem por e-mail. Logo, aos que enviaram corretamente, receberam a mensagem "Recebido" ou "Atividade recebida". A correção dessa atividade será feita hoje em nossa webconferência pelo Meet.

2. O VELHO E O MAR - UNIDADE 3 
Iniciaremos a Unidade 3 - A vida reinventada nos romances -, a qual trabalharíamos na V Semana Literária, assistindo ao vídeo abaixo sobre a obra "O velho e o mar", de Ernest Hemingway. 
Um clássico da literatura mundial que precisa ser lido por todos nós. 
Vamos assistir uma introdução sobre a obra!!!!


Acesso em: 22 abr. 2020.

E , você gostou? Pôde observar o quanto nós seres humanos precisamos ser humildes, assim como Santiago? Porém, não deixando nossas ambições de lado, mesmo sendo mais velho, como nosso protagonista, que deseja pescar um super peixe. Na verdade, ele vive uma batalha! Uma luta justa usando linha, anzol, mãos e a paciência. Vamos lê-lo?! É de fácil leitura e o desfecho: SURPREENDENTE!

3. MÃOS À OBRA

Iniciaremos as atividades, lendo e realizando questões pessoais. Leia tudo e todas as propostas das páginas 55 à 57, respondendo-as em seu caderno. Em seguida, mergulhe em um trecho da obra presente nas páginas 58 e 59. Imagine-se naquele lugar, naquela situação. Viva a leitura!
Hora de Ler

E então, leitura instigante, sim! Lembrou-se da Semana Literária do ano passado, em que esse trecho fora apresentado por uma equipe do 9º ano? Bem, assim como as memórias nos trazem bons momentos, essa obra nos traz grandes reflexões e aprendizagens. Vale à pena lê-la!


Bem, neste momento, vamos assistir ao vídeo da professora Juliana do SPE, 

seguindo as seguintes orientações:

  • SEGUIR A AULA PELO SPE A PARTIR DO TEMPO DE 20'50'' (vinte minutos e cinquenta segundos) ATÉ 27' (vinte  e sete minutos);
  • RESPONDER NO CADERNO AS PERGUNTAS DA PROFESSORA JULIANA;
  • FAZER DEMAIS ANOTAÇÕES NO CADERNO.
Acesso em: 18 abr. 2020.

Ao finalizar as atividades propostas pela professora Juliana, responda também as questões de 10 a 13, das páginas 61 e 62. Finalizando, nossa análise sobre o fragmento lido da obra "O velho e o mar". 

4. MAX E OS FELINOS
Outro escritor que merece todo apreço é Moacyr Scliar, e sua obra "Max e os felinos" inspirou a obra "As aventuras de Pi". Para conhecê-lo, inicie o vídeo acima em 26'55'' até 30'25'', fazendo anotações e marcações na apostila. Para isso, faça as propostas das páginas 63 e 64. Bora lá, galera!

Essas atividades servem como uma preparação às leituras das obras. Espero que esse espaço, essa aula possa ter-lhe motivado a ler tais obras tão importantes na literatura mundial. Autores consagrados que merecem nosso respeito e admiração. 
Bem, se você quiser, faça as demais atividades. Mas o importante, é realizar com maestria as atividades propostas acima. Agora, última etapa.

5. CONCLUSÃO
Ao finalizar as propostas dessa aula, peço que enviem TODAS as atividades respondidas para:
  • atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
  • título do assunto: Nome do aluno - turma - Professora Carla Lanza - Aula do dia 28/04
  • entrega: 30/04 até 23h59min.

Quaisquer dúvidas, estou à disposição no...

Sim, nas reticências... Moacyr Scliar
COM CARINHO, PROFESSORA CARLA LANZA😚


ATUALIZAÇÃO DO DIA:

9h36min - Agradeço a todos pela participação em nossa Webconferência.



11h25min - Galera, não esqueçam: os vídeos é só no tempo que está definido por mim, e nele há a resposta das questões que a própria professora do vídeo comenta.

11h30min - Na questão 13 da página 62, as descrições feitas pelo narrador cria em nossa imaginação como seria esse cenário, o ambiente, a atmosfera, o clima da situação, como as ações acontecem, como os personagens se expressam, como eles são. Logo, você precisa identificar que outras cenas são descritas que servem como moldura da cena, da imagem que formamos daquela descrição além das descritas nas questões 11 e 12.

11h50min - A atividade 12, da página 62 refere-se ao primeiro parágrafo. O que realmente estava acontecendo naquele momento? Você imagina isso com som, vento, ações acontecendo...certo!?

11h55min - Nossa aula está chegando ao fim. Tenham todos uma boa tarde e até a próxima.✌

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi sora não consegui entender a número 13 da página 62

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê quais outros ambientes, cenários os personagens se envolvem, e quais as suas ações diante das situações ao seu redor

      Excluir
  3. Prof, na P.62, n°12. O que ele quis dizer com "o que está acontecendo nesse momento"?
    Em que momento isso?

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.