quinta-feira, 21 de maio de 2020

Carla - 6º ano - Aula do dia 21/05

 

BOM DIA!💚
Saudades...

Os alunos Jamily e Vinicius da turma de 6º ano estão sendo destaques na semana por estarem ativos em leituras de obras diversas no período de pandemia. Essas literaturas foram adquiridas por seus pais e dadas a eles. Caso você tenha lido alguma obra durante a quarentena que seja comprada ou emprestada, envie sua foto no contato privado de whatsapp da professora, e, em algum momento, você será homenageado(a). 
"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato 

Para nossa aula, você precisará de:
crystal gifs, Oie! Amo seu tumblr, já faz um bom tempo q ele é...* aparelho eletrônico com acesso à internet;
* fone de ouvido (se tiver);
apostila volume 2;
* livro de atividades 2;
* caderno, lápis e borracha.


1. CORREÇÃO📓
Vamos fazer a correção das atividades estudadas na aula anterior, as quais eram:
  • Livro de atividades 2: página 35;
  • Apostila 2: páginas 18 e 19;
As duas atividades acima serão corrigidas pelo link do Google Drive que postarei em qualquer horário nesta manhã em "Atualização do dia". Fique atento(a). A outra atividade segue abaixo:
  • Apostila 2: ler sobre como a história em quadrinhos é composta nas páginas 19 e 20 e pintar no texto a resposta (não pode ser a frase inteira) para cada pergunta usando as cores indicadas:
1. VERDE: Que elementos aparecem na situação inicial de equilíbrio? "Aparecem os elementos norteadores da narrativa, tais como: detalhes sobre os personagens, o tempo e o espaço em que a história de passa."
2. AMARELO:O que ainda não aconteceu na situação de equilíbrio? "...ainda não surgiu o conflito".
3. VERMELHO: O que acontece para se ter o conflito? "surgimento de algum elemento/situação que interrompe a harmonia inicial em que o personagem se encontrava".
4. AZUL:  O momento de maior tensão na história é o...Clímax.
5. ROXO: Como é chamada a parte que pode ou não finalizar harmoniosamente? Desfecho.

2. ATIVIDADES📌
Em nossa última aula conversamos sobre a ortografia de S, SS, Ç, C, conhecemos algumas regras, alguns usos e fizemos atividades para fixar. Agora, vamos exercitar mais um pouco sobre esse assunto, e também, vamos observar como reconhecer efeitos de sentido decorrentes da relação entre linguagem verbal e não verbal. Para isso, vamos fazer as seguintes atividades:
Esta imagem deverá aparecer:
  • Apostila 2: páginas 16 e 17, atividade 39. Após responder a questão, marque no texto com a resposta correspondente a cada pergunta abaixo usando as cores indicadas:
1. O que é preciso para você compreender os sentidos de textos com linguagem verbal e não verbal?
2. Em qual quadrinho o personagem apresenta o conflito da tirinha?
3. Qual o desfecho dessa história?
4. Qual a explicação da questão correta?

3. HQs e TIRINHAS🔤

Nesta unidade, temos estudado sobre HQs e tirinhas, os elementos que as compõem, sua estrutura, a relação entre texto verbal e não verbal. Vocês também leram algumas tirinhas que a professora postou nas aulas e as que estavam na apostila, tiveram acesso à obra "O diário de Anne Frank" em quadrinhos, enfim, cercaram-se deste gênero divertido e peculiar. Agora, chegou a sua vez de criar! Você irá criar uma tirinha, mas on-line. Preste atenção às orientações:
  • A tirinha será composta de 3 a 4 quadrinhos;
  • Precisará apresentar humor, ironia (quebra de expectativa do leitor);
  • Precisará ter:
  1. dois tipos de balões diferentes;
  2. onomatopeias;
  3. metáfora visual e/ou linha cinética (um dos dois ou os dois);
  4. apresentar conflito, clímax e desfecho sem explicações do narrador;
  5. apresentar coerência e sequência de imagens claras.

  • Após ter lido "O diário de Anne Frank" em quadrinhos, você se inspirará e desenvolverá sobre um fato ocorrido com você ou com sua família nessa quarentena. Não precisa ser algo inusitado, pode ser uma situação qualquer e você irá gerar o humor.

LEMBRETE: Humor não é causar risos apenas; humor e ironia é quebra de expectativa. A leitura conduz o leitor a uma ideia, a um desfecho e, na real, outra situação ocorre, gerando humor.

  • Lembrando que tudo precisa estar em harmonia e não precisa ser explicado para se entender, a tirinha precisa cumprir seu objetivo: contar a história de modo divertido e com ironia.
Preparação

  • 1º passo: fazer as questões 17 até 20 da página 20 da apostila. 
  • 2º passo: rascunhar no caderno como será a sua tirinha, algo bem simples.
  • 3º passo: Este você desenvolverá na próxima aula, quando eu enviar o link do aplicativo a ser usado. Por isso, faça os passos 1 e 2 bem feitos. 
  • Mãos à obra! Quero ver grandes ideias e boas histórias.😉
Tirinha – 7 (com imagens) | Tirinhas, Quadrinhos, Turma da mônica

Qualquer dúvida, estou à disposição no...
Blog do Colégio Evangélico do CEEDUC
Com carinho, Professora Carla Lanza💖


ATUALIZAÇÃO DO DIA:

8h - Galerinha, segue a correção das atividades da aula anterior, acesse o link:
https://drive.google.com/drive/folders/1LDw9MvZA0Bkgj15PptArmfnsUqdp8EDU?usp=sharing

8h20min - Na questão "38a" você pode tanto copiar as palavras como recortá-las e colá-las no caderno; faça como preferir.

9h30min - O rascunho da tirinha é para a próxima aula de português.

11h10min - Onde está o erro? Corrija as palavras abaixo:
1. esseção
2. fixassão
3. acentamento

11h55min - A resposta correta é:
1. exceção
2. fixação
3. assentamento
Parabéns pela participação! Boa tarde!

14 comentários:

  1. Profª Carla muito obrigada por nos incentivar a sermos alunos dedicados, leitores. muita coisa hoje eu aprendi porque você sempre incentivou e acreditou no potencial de cada um, você sabe que cada aluno tem potencial mesmo o aluno não vendo isso. é por isso que tens ensinado e também nos ajudado a ser pessoas melhores (mesmo em tempos como este de pandemia...).
    meu muito obrigado.
    _Jamily_

    ResponderExcluir
  2. profª Carla tenho dúvida na questão 38 a) as palavras pesquisadas tem de ser coladas no caderno? ou só copiadas na apostila?
    _Jamily_

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi prof Carla,e o João,acertei as 10 perguntas do game

    ResponderExcluir
  5. Oi prof é a Larissa, para Quando é a tirinha ?

    ResponderExcluir
  6. 1.exceção
    2.fixação
    3.assentamento
    *Lucas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Lucas, ao final da aula escreverei a resposta. Parabéns pela participação.

      Excluir
  7. Bom Dia,
    1 - Exceção
    2 - Fixação
    3 - Assentamento
    (Guilherme)

    ResponderExcluir
  8. Bem, Gui, ao final da aula escreverei a resposta. Parabéns pela participação.

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.