quinta-feira, 21 de maio de 2020

Carla - 7º ano - Aula do dia 21/05

 
Bom Dia - Página 5 de 5 - Vídeos e Gifs Para WhatsApp
Os alunos Jamily e Vinicius da turma de 6º ano estão sendo destaques na semana por estarem ativos em leituras de obras diversas no período de pandemia. Essas literaturas foram adquiridas por seus pais e dadas a eles. Caso você tenha lido alguma obra durante a quarentena que seja comprada ou emprestada, envie sua foto no contato privado de whatsapp da professora, e, em algum momento, você será homenageado(a). 
"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato

Para nossa aula, você precisará de:
crystal gifs, Oie! Amo seu tumblr, já faz um bom tempo q ele é...* aparelho eletrônico com acesso à internet;
* fone de ouvido (se tiver);
apostila volume 2;
* livro de atividades 2;
* livro de atividades 2 produção de textos;
* caderno, lápis e borracha.

1. CORREÇÃO
Na aula anterior, conversamos sobre notícia e reportagem, em uma webconferência muito produtiva e enriquecedora de conhecimentos com o jornalista Marcos Aurélio Pereira. E, como atividade avaliativa, vocês têm até hoje para entregar o texto solicitado na aula anterior. Além disso, conversamos sobre pronome como núcleo ou determinante. Agora, vamos corrigir a página 18, proposta como exercício de fixação.

Página 18:
33. As crianças refugiadas que viajam sozinhas.
34.  a) O referente é a expressão "os menores desacompanhados".
b) O sintagma nominal é "eles".
c) O sintagma nominal é composto apenas pelo núcleo, "eles".
35. a) O sujeito é "muitas crianças".
b) determinante: muitas / núcleo: crianças

2. TABELAS E GRÁFICOS
Neste momento, vamos ver como uma informação pode ser apresentada além da notícia e da reportagem. Podemos usar tabelas e gráficos para apresentar informações. Para isso, você precisará de:
    Realidade Aumentada Positivo – Apps no Google Play
  • caderno, lápis e borracha;
  • apostila volume 2, páginas 24 a 26;
  • montar no caderno o esquema/mapa conceitual dos elementos que compõem um gráfico (tempo de 5'56");
  • fazer a leitura do QRcode que a professora solicitará  (se você não tem o aplicativo de leitura de QRcode e de Realidade Aumentada, segue imagem ao lado de qual baixar com segurança);
  • assistir ao vídeo do SPE com a professora Daíne a partir de 1'04" até 14'25" (um minuto e quadro segundos até quatorze minutos e vinte e cinco segundos);
  • fazer anotações dos elementos que compõem um gráfico e dos tipos de gráficos mais usados, mencionados pela professora.
  • realizar as atividades propostas por ela e buscar compreender.

Acesso em: 19 maio 2020.

3. ATIVIDADES
Neste momento, vamos realizar atividades sobre gráficos. Então, você precisará do livro de atividades - produção de textos, proposta 3. Nele, você realizará as páginas 15, 16 e 17. Faça também a leitura das partes que estão presentes nas margens das páginas.
Segue abaixo a imagem da página inicial (página 15) da atividade a ser feita:



Quaisquer dúvidas, estou à disposição no...
Blog do Colégio Evangélico do CEEDUC
Com carinho, professora Carla Lanza✌


ATUALIZAÇÃO DO DIA

8h15min - Sobre a aula do dia 14/05, quem acertou sobre a atividade desafiadora de pronomes foi o aluno:
GUSTAVO SENA: 6 pronomes na frase
eu/ele/ele/eu- pronome pessoal
dele- pronome possessivo
nesse- pronome demonstrativo
Parabéns, Gustavo Sena! Você ganhou 1,0 em português na atividade com menor pontuação em nota.💞


9h10min - Parabéns à participação em nossa webconferência com o jornalista Marcos Aurélio. E, deixo uma pergunta: Como foi a experiência de entrevistar o jornalista Marcos Aurélio e conhecer sua rotina profissional? O que mais lhe chamou a atenção? Responda nos comentários. Fica aqui o registro deste momento:

10h24min - Na videoaula, a professora Daíne desenvolve as atividades com o aluno, então, necessariamente precisa fazer as atividades das páginas 25 e 26 propostas por ela.

10h55min - Respondendo ao questionamento do colega Arthur: a atividade de gráficos e tabelas é para a próxima aula de português. E, a atividade com o jornalista é para hoje. 

24 comentários:

  1. Gostei muito da nossa web conferência com o jornalista Marco Aurélio, consegui entender um pouco mais sobre a rotina e a vida de um Jornalista.
    Me chamou muito atenção o fato dele trabalhar em uma rádio antes do jornalismo.
    Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação, Vi. Também gostei da sua argumentação.

      Excluir
  2. Foi uma experiencia muito legal.
    O que mais me chamou atenção foi a sua primeira entrevista,que ele consegui fazer apenas 1 pergunta por causa do seu nervosismo

    ResponderExcluir
  3. Foi bem interessante! Não conhecia direito o trabalho dele, e depois dessa entrebista emtendi melhor como é realmente. O que mais me chamou atençao foi a coragem de não ter desistido mesmo sofrendo ameaças...
    Matheus Assmann

    ResponderExcluir
  4. Muito boa,pois foi uma experiência muito boa e que nos da mais conhecimento com um jornalista. E mais interação com o no momento como esse

    ResponderExcluir
  5. É o que me chamou atenção foi a sua determinação em nunca desistir em o que queria fazer para sua vida

    ResponderExcluir
  6. Samuel Asafe Michereff. Foi muito legal entrevistar um jornalista sempre quis conhecer alguém famoso,e o que eu mais gostei foi quando ele falou que já entrevistou o governador essa foi sua primeira experiencia como jornalista.

    ResponderExcluir
  7. Samuel Prof Carla é para fazer as atividades das paginas 24 a 26?

    ResponderExcluir
  8. Gabriel Gadotti
    Foi muito legal,pois a sua jornada de vida é muito legal e ele com partilhou várias experiências da vida dele...muito topp

    ResponderExcluir
  9. Arthur rosa oi prof que dia e pra entregar o trabalho

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante a web conferência com o jornalista Marcos Aurélio,aprendi um pouco mais com é seu dia a dia e sua vida.
    O que mais me chamou a atenção foi a sua primeira entrevista,que mesmo sem nunca ter entrevistado alguém ele teve coragem e foi entrevistar o governador,com sua entrevista curta que seu chefe não gosto,ele nunca desistiu de sua carreira.

    ResponderExcluir
  11. Achei uma experiência muito boa, pois além de estarmos estudando sobre o gênero notícia, também pudemos conhecer a vida corrida de um jornalista e sua rotina que por sinal também é muito corrida e ocupada

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante,pois ele compartilhou suas experiências e histórias de vida.
    Eu achei legal a história da primeira entrevista que ele fez,pois mesmo tendo pouca experiência e tendo muito nervosismo,ele se mostrou determinado e seguiu em frente...

    ResponderExcluir

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.