Os alunos Jamily e Vinicius da turma de 6º ano estão sendo destaques na semana por estarem ativos em leituras de obras diversas no período de pandemia. Essas literaturas foram adquiridas por seus pais e dadas a eles. Caso você tenha lido alguma obra durante a quarentena que seja comprada ou emprestada, envie sua foto no contato privado de whatsapp da professora, e, em algum momento, você será homenageado(a).
"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato
Para nossa aula, você precisará de:
* fone de ouvido (se tiver);
* apostila volume 2;
* livro de atividades 2;
* livro de atividades 2 produção de textos;
* caderno, lápis e borracha.
* livro de atividades 2 produção de textos;
* caderno, lápis e borracha.
1. CORREÇÃO
Na aula anterior, conversamos sobre notícia e reportagem, em uma webconferência muito produtiva e enriquecedora de conhecimentos com o jornalista Marcos Aurélio Pereira. E, como atividade avaliativa, vocês têm até hoje para entregar o texto solicitado na aula anterior. Além disso, conversamos sobre pronome como núcleo ou determinante. Agora, vamos corrigir a página 18, proposta como exercício de fixação.
Página 18:
33. As crianças refugiadas que viajam sozinhas.
34. a) O referente é a expressão "os menores desacompanhados".
b) O sintagma nominal é "eles".
c) O sintagma nominal é composto apenas pelo núcleo, "eles".
35. a) O sujeito é "muitas crianças".
b) determinante: muitas / núcleo: crianças
Neste momento, vamos ver como uma informação pode ser apresentada além da notícia e da reportagem. Podemos usar tabelas e gráficos para apresentar informações. Para isso, você precisará de:
- caderno, lápis e borracha;
- apostila volume 2, páginas 24 a 26;
- montar no caderno o esquema/mapa conceitual dos elementos que compõem um gráfico (tempo de 5'56");
- fazer a leitura do QRcode que a professora solicitará (se você não tem o aplicativo de leitura de QRcode e de Realidade Aumentada, segue imagem ao lado de qual baixar com segurança);
- assistir ao vídeo do SPE com a professora Daíne a partir de 1'04" até 14'25" (um minuto e quadro segundos até quatorze minutos e vinte e cinco segundos);
- fazer anotações dos elementos que compõem um gráfico e dos tipos de gráficos mais usados, mencionados pela professora.
- realizar as atividades propostas por ela e buscar compreender.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JgNkvlsXsJU&feature=youtu.be
Acesso em: 19 maio 2020.
3. ATIVIDADES
Neste momento, vamos realizar atividades sobre gráficos. Então, você precisará do livro de atividades - produção de textos, proposta 3. Nele, você realizará as páginas 15, 16 e 17. Faça também a leitura das partes que estão presentes nas margens das páginas.
Segue abaixo a imagem da página inicial (página 15) da atividade a ser feita:
Quaisquer dúvidas, estou à disposição no...
Com carinho, professora Carla Lanza✌
ATUALIZAÇÃO DO DIA
8h15min - Sobre a aula do dia 14/05, quem acertou sobre a atividade desafiadora de pronomes foi o aluno:
GUSTAVO SENA: 6 pronomes na frase
eu/ele/ele/eu- pronome pessoal
dele- pronome possessivo
nesse- pronome demonstrativo
eu/ele/ele/eu- pronome pessoal
dele- pronome possessivo
nesse- pronome demonstrativo
Parabéns, Gustavo Sena! Você ganhou 1,0 em português na atividade com menor pontuação em nota.💞
10h24min - Na videoaula, a professora Daíne desenvolve as atividades com o aluno, então, necessariamente precisa fazer as atividades das páginas 25 e 26 propostas por ela.
10h55min - Respondendo ao questionamento do colega Arthur: a atividade de gráficos e tabelas é para a próxima aula de português. E, a atividade com o jornalista é para hoje.
9h10min - Parabéns à participação em nossa webconferência com o jornalista Marcos Aurélio. E, deixo uma pergunta: Como foi a experiência de entrevistar o jornalista Marcos Aurélio e conhecer sua rotina profissional? O que mais lhe chamou a atenção? Responda nos comentários. Fica aqui o registro deste momento:
10h24min - Na videoaula, a professora Daíne desenvolve as atividades com o aluno, então, necessariamente precisa fazer as atividades das páginas 25 e 26 propostas por ela.
10h55min - Respondendo ao questionamento do colega Arthur: a atividade de gráficos e tabelas é para a próxima aula de português. E, a atividade com o jornalista é para hoje.
Gostei muito da nossa web conferência com o jornalista Marco Aurélio, consegui entender um pouco mais sobre a rotina e a vida de um Jornalista.
ResponderExcluirMe chamou muito atenção o fato dele trabalhar em uma rádio antes do jornalismo.
Vitória
Boa observação, Vi. Também gostei da sua argumentação.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi uma experiencia muito legal.
ResponderExcluirO que mais me chamou atenção foi a sua primeira entrevista,que ele consegui fazer apenas 1 pergunta por causa do seu nervosismo
Também julguei interessante! Boa resposta, Lucas!
ExcluirFoi bem interessante! Não conhecia direito o trabalho dele, e depois dessa entrebista emtendi melhor como é realmente. O que mais me chamou atençao foi a coragem de não ter desistido mesmo sofrendo ameaças...
ResponderExcluirMatheus Assmann
Entrevista*
ExcluirVerdade, Matheus, nunca desistir! Bela mensagem! Parabéns por observar isso.
ExcluirMuito boa,pois foi uma experiência muito boa e que nos da mais conhecimento com um jornalista. E mais interação com o no momento como esse
ResponderExcluirObrigada pela contribuição, Brayan!
ExcluirÉ o que me chamou atenção foi a sua determinação em nunca desistir em o que queria fazer para sua vida
ResponderExcluirIsso mesmo, um exemplo para nós de persistência!
ExcluirSamuel Asafe Michereff. Foi muito legal entrevistar um jornalista sempre quis conhecer alguém famoso,e o que eu mais gostei foi quando ele falou que já entrevistou o governador essa foi sua primeira experiencia como jornalista.
ResponderExcluirParabéns, Samuel, pela sua empolgação!
ExcluirSamuel Prof Carla é para fazer as atividades das paginas 24 a 26?
ResponderExcluirGabriel Gadotti
ResponderExcluirFoi muito legal,pois a sua jornada de vida é muito legal e ele com partilhou várias experiências da vida dele...muito topp
Obrigada pela sua contribuição.
ExcluirArthur rosa oi prof que dia e pra entregar o trabalho
ResponderExcluirObrigada pela participação, responderei no post.
ExcluirAchei muito interessante a web conferência com o jornalista Marcos Aurélio,aprendi um pouco mais com é seu dia a dia e sua vida.
ResponderExcluirO que mais me chamou a atenção foi a sua primeira entrevista,que mesmo sem nunca ter entrevistado alguém ele teve coragem e foi entrevistar o governador,com sua entrevista curta que seu chefe não gosto,ele nunca desistiu de sua carreira.
André*
ExcluirParabéns, André, pela sua colocação, bem observado!
ExcluirAchei uma experiência muito boa, pois além de estarmos estudando sobre o gênero notícia, também pudemos conhecer a vida corrida de um jornalista e sua rotina que por sinal também é muito corrida e ocupada
ResponderExcluirAchei muito interessante,pois ele compartilhou suas experiências e histórias de vida.
ResponderExcluirEu achei legal a história da primeira entrevista que ele fez,pois mesmo tendo pouca experiência e tendo muito nervosismo,ele se mostrou determinado e seguiu em frente...