Olá meninas e meninos
vamos começar a aula.
Google Meet – Apps no Google Play
Nossa aula será dia 06/05, quarta-feira, a fim de trabalharmos os conteúdos e tirar dúvidas sobre avaliações
da semana que será no portal positivo-on.
Reunião terá 30 minutos de aula pelo aplicativo Meet. Horário: 10h. Save the date. Uns 5 minutos
antes, enviarei no grupo de WhastApp da turma o código/link da reunião.
O QUE TEMOS PARA HOJE
- África - Parte I
CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 1 – a partir p. 04
De
forma geral, o estudo do período Medieval concentra-se em três eixos
principais: a formação da cristandade na Europa Ocidental, o desenvolvimento do
Império Bizantino na Europa Oriental e o nascimento e expansão da civilização
islâmica, desde a Península Ibérica até a Pérsia, abrangendo também o norte da
África e o sul da Europa. Normalmente, quando se chega ao tema da expansão
islâmica, tangencia-se a questão das civilizações que se desenvolveram na
África nesse período, porém de forma muito sucinta e pouco expressiva. A África
na Idade Média constitui um tema que deve ser estudado de forma pontual e
sistemática, haja vista que interessa a todos que queiram compreender a fundo a
formação do mundo moderno. Desde a Idade
Antiga, no continente africano, algumas civilizações destacaram-se enormemente.
Foi o caso dos cartagineses (de origem fenícia), que se estabeleceram no
noroeste da África; da civilização egípcia, que floresceu no nordeste africano
a partir do delta do rio Nilo; da civilização da Núbia, situada abaixo do
Egito; do reino de Axum, que se desenvolveu na região da atual Etiópia, entre
outros. Todas essas civilizações, algumas em maior e outras em menor grau,
mantiveram contato com as civilizações da Europa Ocidental, como a romana, e
outras que se desenvolveram na Península Arábica, nas planícies iranianas e no
Extremo Oriente.
Disponível: https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-africa-na-idade-media.htm
Acesso: 27/04/20
ATIVIDADES
Faça a leitura dos textos: p. 04 a 07. Leia os textos com atenção e Assista ao vídeo no links no final da postagem.
Após Responder
questões p. 08. Será corrigido na
próxima aula – não precisa enviar para professora - As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou
aguardar a correção.
Se você tiver alguma
dúvida pergunte nos comentários aqui no...
ATIVIDADE AVALIATIVA: Atenção fazer atividade avaliativa
agendada no portal positivo-on. Data de
entrega: está disponível para responder até o dia13/05 no portal.
LINKS DISPONÍVEIS
PDF DA AULA : Aula 01 - História 7º ano - África - Parte I
1 – VÍDEO: IDADE
MÉDIA: Reinos Africanos #5
2 – VÍDEO : Reinos
africanos l Tempo de Estudar
Ótimos Estudos e até a próxima
pessoal!
CORREÇÃO ATIVIDADE: Aula 5-
História 7º ano
CLIQUE
ABAIXO
Aula 5- História 7º ano - Reforma Protestante - Parte I
Questão p.48
1. A obra
de Hübner retrata
o momento em
que Martinho Lutero fixa as 95
Teses na porta da Catedral de Wittenberg.
2. Os grupos presentes na imagem são: Lutero, ladeado
por outros reformistas,
defendendo os elementos contidos nos documentos; observador, podemos observar um monge, ladeado
por um noviço
que beija a mão dele e por
representantes da nobreza e trabalhadores; há mendigos e um doente; um grupo de nobres que parecem apoiar os
reformadores .
3. Segundo Lutero, apenas o arrependimento
e a culpa sincera podem livrar uma pessoa de seus pecados e
não a participação
em algum ritual
da Igreja ou a compra de indulgências. 4. Respostas
a) A
Igreja poderia deixar
de arrecadar recursos
com a venda de indulgências e contribuições.
b) As afirmações de Lutero iam
contra os dogmas da Igreja, o que poderia motivar as pessoas a questioná-los.
Samuel,prof Josi eu não consigo entrar na prova você poderia me explicar como fazer isso.
ResponderExcluirPortal positivo on, trilhas, unidade Grandes Navegações. Tem que fazer todo o processo sondagem... até chegar na avaliação.
Excluir