Olá, queridos alunos do 8º ano!
Ensino Religioso
Horário: 1 aula.
Aula on-line pelo meet às 10h.
5 minutos antes, colocarei o link no grupo.
Ser e ter
Não é para copiar, somente para refletir!
Até os anos 1970, as pessoas se destacavam pela competência para o exercício de alguma atividade; ou em função de suas virtudes de caráter.
A partir dos anos 80, se iniciou um movimento inédito: as pessoas passaram a querer símbolos de poder econômico e a se orgulhar do que tinham. Em poucas décadas, ter se tornou muito mais importante que ser. As pessoas passaram a se preocupar mais com a "casca" do que com o "miolo".
Colar quatro folhas A4 umas nas outras formando um cartaz.
Use a criatividade com desenhos e escritas, mostrando o que é Ter e Ser.
Use a criatividade com desenhos e escritas, mostrando o que é Ter e Ser.
Após a realização da atividade, registre com uma foto ou digitalize e envie no seguinte e-mail:
atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
No assunto,vocês deverão escrever da seguinte forma:
Nome do aluno (seu filho) - Turma (8º ano) - Professora Marisa - Aula do dia 12/05.
Aguardarei no prazo de 48 horas o envio dessa atividade.
Ser e ter
(texto que será copiado)
Em 1976, o psicanalista Erich Fromm publicou o livro com o título: “Ter ou Ser”, que investigou o que estava acontecendo na sociedade pós-moderna, uma mudança de comportamento social na direção de que – “Somos uma sociedade de gente visivelmente infeliz: sós, ansiosas, deprimidas, destrutivas, dependentes – gente que se alegra quando matou o tempo que tão desesperadamente tentamos poupar”.
Em nossa cultura, como analisou Fromm, tem como objetivo supremo, o Ter cada vez mais, até parecer uma função normal da vida que para viver necessitemos de possuir coisas. Mas isso tem um custo enorme para o meio ambiente, à medida que relação das pessoas com a natureza tornou-se destrutiva.
Numa sociedade como a nossa, onde as marcas de grife ganharam fama e viraram produtos descartáveis, se tornando fonte de status quo. Hoje tem gente que fala da sua saúde com um sentimento de propriedade, referindo-se às suas doenças, aos seus medicamentos e às suas dietas, como se a saúde e a doença fossem também marcas de grife.
Na internet as pessoas passaram a mostrar o Ter, mais do que tudo, se exibir. Publicam suas fotos em diversas situações: eventos requintados, amigos influentes e aquisição de bens. Todas imagens atraentes, que aparentam um sentimento de felicidade, para causar inveja aos seus amigos que veem isso como sinais de fingimento.
O mundo se globalizou e os valores subjetivos, que eram enraizados no espaço público, dissolvem-se no confronto da sociedade líquida, em razão de que a propaganda transforma o Ter em “falsa felicidade”, que se coisifica nas mercadorias acessíveis aos consumidores.
Nessa competição pelo Ter, gasta-se muita energia psíquica pela aquisição de corpos esculturais e hipervalorizados, e além disso, na busca pelo Ter inúmeras pessoas entram num endividamento financeiro. E quando o Ter não atinge o sucesso desejado, sobra aos indivíduos a procura dos medicamentos antidepressivos para aliviar o sofrimento por não alcançar o equilíbrio entre o Ter e o Ser.
Não estamos recusando a necessidade do consumo responsável, dado que todos precisamos consumir e possuir uma vida digna no ponto de vista financeiro e material, não há nada de errado nisso.
O que temos que encontrar, com serenidade, é o equilíbrio entre o Ter e o Ser para não acentuar a arrogância e agressividade, que geram pessoas infelizes que anulam o Ser em detrimento do Ter.
[...]
Por Jackson César Buonocore - 20 de abril de 2016.
Por Jackson César Buonocore - 20 de abril de 2016.
https://www.psicologiasdobrasil.com.br/o-equilibrio-entre-o-ser-e-o-ter/
Status Quo é uma expressão originada no latim, cujo significado é "no mesmo estado que antes" ou então "o estado atual das coisas" e é usada para expressar a situação em que algo se encontra atualmente.
https://www.meusdicionarios.com.br/status-quo
Versículo:
Finalizamos a nossa aula!
Que o seu dia seja maravilhoso!
ResponderExcluirBons estudos!
O que é ser e ter?
ResponderExcluirO que é mais importante.
Ser é mostrar seu verdadeiro eu, suas virtudes e princípios. Ter são as coisas que você nessecita e que muitas das pessoas sentem prazer e mostrar aquilo que não precisa. Claramente, o ser é bem mais importante.
ResponderExcluirMaria Ueda-
ExcluirGiovanna Sedrez: Ser é ter sabedoria, inteligencia emocional, aquele que atrai coisas boas. Ter é aquele que só liga para as aparências, é arrogante, despretensioso. É aquele que se mostra na internet.
ResponderExcluirO mais importante é o Ser.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGiulia- Você ter algo não atrai nada a sua vida mas,se você for gentil ou até mesmo educado você atrairá mais coisas do que apenas objetos mas sim amigos e felicidade a sua vida .
ResponderExcluirisabella
ResponderExcluiro ser vem do nosso interior, desenvolvimento como ser, como pessoa, como indivíduo. O TER depende do nosso crescimento material e este não nos leva a um desenvolvimento real como ser. Para SER alguém não poderemos nos preocupar com o TER algo.
o mais importante é o ser!
Leonardo - Ser é sabedoria, inteligência, bondade, respeito ao próximo ou seja SER como voce realmente é. Ter é algo material, essas coisas não importam igual o Ser, pois o que vamos levar para a vida é o somos e não o que temos
ResponderExcluirParabéns!
Excluir(Ser) é o caráter, são sentimentos e emoções, que se levam para a vida, nunca se acaba, já (Ter) pode terminar a qualquer momento, ou seja tem prazo de validade.
ResponderExcluirComentario de Marissa
Excluir