Para essa aula você deverá ter em mãos:
Computador/celular com internet, caderno de Ensino Religioso, caneta, folha A4, lápis de cor, canetinha, régua e muita criatividade.
Ensino Religioso
Horário: 1 aula
Aula on-line pelo meet às 9h.
5 minutos antes, colocarei o link no grupo.
Ler o texto e versículos, copiar no caderno de Ensino Religioso, ou imprimir e colar no caderno e fazer a seguinte atividade avaliativa:
Colar quatro folhas A4 umas nas outras formando um cartaz.
Use a criatividade com desenhos e escritas, mostrando o que é sentimento e emoção e, emoções primárias e secundárias.
Após a realização
da atividade, registre com uma foto ou digitalize e envie
no seguinte e-mail:
atividadesavaliativas@ceeduc.edu.br
No assunto,vocês deverão escrever da seguinte
forma:
Nome do aluno (seu filho) - Turma (9º ano) - Professora Marisa -
Aula do dia 12/05.
Aguardarei no prazo de 48 horas o envio dessa
atividade.
As emoções
A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer, algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria. Todas elas têm uma função importante em nossas vidas, principalmente no que diz respeito à sobrevivência da espécie.
Verifica-se que muitas vezes, há uma confusão conceitual entre sentimentos e emoções, pois são dois processos que se relacionam, no entanto são diferentes entre si, e são usados de certa forma como se fosse o mesmo conceito.
Enquanto o primeiro é voltado para o interior, o segundo, para o exterior; ou seja, o indivíduo experimenta a emoção, da qual surge um “efeito” interno, o sentimento. Os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos.
Na classificação das emoções, são divididas em primárias e secundárias. As primárias são inatas, evolutivas e partilhadas por todos, enquanto as secundárias são sociais e resultam da aprendizagem.
Emoções Primárias: o medo, a raiva, a tristeza e a alegria.
Emoções Primárias Adaptativas são: raiva, tristeza e medo. São emoções que possuem uma relação com a sobrevivência e ao bem-estar psicológico. São aquelas rápidas quando aparecem e mais velozes ainda quando partem.
Emoções Secundárias (ciúme, inveja, vergonha).
São estados afetivos de estrutura e conteúdos mais complexos que as primárias. Na realidade as Emoções Secundárias, embora levem o nome de "emoções", já se constituem em Sentimentos Sensoriais.
As emoções são a forma que a natureza encontrou para proporcionar aos organismos comportamentos rápidos e eficazes orientados para a sua sobrevivência.
Essas emoções cumprem funções de grande importância. Podemos citar quatro delas:
1- Prepara-nos e motiva-nos para as ações;
2- Possibilita avaliarmos os estímulos do ambiente de maneira extremamente rápida;
3- Ajuda no controle das relações sociais;
4- São formas de expressão típicas que indicam aos outros as próprias intenções, exemplo:quando alguém sorri para nós, automaticamente supomos que tem uma postura amigável.
Assim como outras áreas da nossa vida precisam estar sob controle, o mesmo acontece com as nossas emoções.
Fontes de pesquisa:
Escrito por: Rosimeri Bruno Lopes.
Setembro/2011.
14 de março de 2018 por Marcio Motta.
Pesquisado em: 24 de março de 2020.
Razão e emoção sob controle!
Sendo assim, veja o que mostra a Bíblia sagrada nos diz sobre a necessidade de se ter esse controle.
Versículos:
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Provérbios: 16.32).
Evite a ira e rejeite a fúria, não se irrite: isso só leva ao mal. (Salmos: 37.8)
Finalizamos!Até a próxima aula!
Que o seu dia seja maravilhoso!
ResponderExcluirBons estudos!
Bom dia prof, não seria melhor deixar a entrega desse trabalho para a próxima semana?
ResponderExcluirO tempo é esse, mas se não conseguir, entrega quando finalizar.
ResponderExcluirEsse cartaz é feito sempre em sala numa aula, por isso, 48 horas.
Escreva:
ResponderExcluirO que é sentimento e o que é emoção?
Sentimento é oq sentimos em determinada situação,como raiva,medo,alegria,tristeza,etc.Emoção é um sentimento que nos deixa comovido e sensiveis em determinada situação
Excluir*ANA*
ExcluirEmoção é aquilo sentimos na hora, quase como um instinto, algo que nos ajuda a sobreviver e a reagir espontaneamente a uma ocasião, já o sentimento é o que sentimos por algo ou alguém e que podemos cultivar e alimentar dentro de nós ou podemos abandona-lo e esfria-lo ficando s aquele sentimento.
ResponderExcluirEmoção é o que sentimos quando vemos ou ouvimos alguma coisa que "mexe" com a gente, seja triste, feliz, assustador, etc. Já o sentimento vem depois de tudo isso, é o que a pessoa é capaz de sentir quando passa a emoção
ResponderExcluirParabéns!
ExcluirA emoção está relacionada com a reação instintiva do ser humano, algo que demonstramos com nosso corpo, é visível. Já os sentimentos estão ligados com o nosso interior, uma sensação não demonstrada fisicamente. Eu posso sentir tristeza(sentimento), mas me mostrar aos outros sorridente e feliz(emoção), como exemplo.
ResponderExcluirNina
ResponderExcluirA emoção não se aprende já faz parte de nós enquanto os sentimentos nós desenvolvemos ao longo da vida por exemplo a timidez, não nascemos tímidos ela vai se desenvolvendo conforme a personalidade.Os sentimentos podem mudar mais não as emoções.
A emoção é exterior e o sentimento nasce conosco.
ResponderExcluirValeu Nina.
Finalizamos a nossa aula.
ResponderExcluirAté a próxima aula!