segunda-feira, 8 de junho de 2020

Josi Serpa HS - 8º ano - Aula do dia 08/06


Olá meninas e meninos vamos começar nossa aula.

O QUE TEMOS PARA HOJE

Apostila 2

Aula 06 - História 8º ano - Independência dos Estados Unidos - Parte III

1 - CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 6 – a partir p.21

Processo de emancipação política

Primeiro Congresso da Filadélfia: Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.
Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência. Segundo Congresso da Filadélfia:
Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
Constituição dos Estados Unidos: Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

Disponível: https://www.sohistoria.com.br/ef2/independenciaeua/
Acesso: 02/06/20

  
2 - ATIVIDADES
Faça a leitura dos textos:  p. 21 a 25. Leia os textos com atenção e  Assista ao vídeo no links no final da postagem. Após  Responder questões p. 26 e 27.  Será corrigido na próxima aula – não precisa enviar para professora  - As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou aguardar a correção.
Se você tiver alguma dúvida pergunte nos comentários aqui no...

                                 
3 - LINKS DISPONÍVEIS

PDF DA  AULA : Aula 06 - História 8º ano - Independência dos Estados Unidos - Parte III

1 – VÍDEO: A Independência das treze Colônias nos EUA | Tempo de Estudar


2 – VÍDEO: Revolução Americana: A Festa do Chá de Boston






                                         Ótimos Estudos e até a próxima pessoal!

4 - CORREÇÃO ATIVIDADE: 01/06  Aula 05 - História 8º ano - Independência dos Estados Unidos - Parte II

CLIQUE ABAIXO
Aula 05  - página 20
1.
 a)   Ela  representa  as  Treze  Colônias  Inglesas  na  América.
 b)  Eles representam o governo britânico.
c)  À imposição da Lei do Chá nos EUA colonial, na década de 1770.
d)  A ilustração critica ao monopólio do comércio  do  chá  pela  Companhia  de  Comércio  da  Índias  Orientais.  Os  colonos  perderam  a  liberdade comercial e tiveram que se sujeitar às imposições metropolitanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.