segunda-feira, 8 de junho de 2020

Josi Serpa HS - 9º ano - Aula do dia 08/06


Olá meninas e meninos vamos começar nossa aula.

O QUE TEMOS PARA HOJE

Apostila 2
Aula 06 - História 9º ano - Brasil - república Nova - Parte II

1 - CONTEÚDO: História vol. 2 positivo – Cap. 6 – a partir p. 20

Governo Constitucional (1934-1937).

Governo Constitucional de Vargas foi o período que se iniciou em 1934 e estendeu-se até 1937, quando, por meio de um golpe, foi iniciado o período do Estado Novo. Essa fase ficou caracterizada pela gradual radicalização da postura de Getúlio Vargas, no sentido de concentrar o poder em si, e pela radicalização da política nacional, a partir da atuação da ANL e AIB.
A fase constitucional dos quinze anos em que Getúlio Vargas esteve na presidência do Brasil foi iniciada em 1934, quando foi promulgada a nova Constituição do país. Nesse ano, Getúlio Vargas foi reeleito indiretamente para um mandato de quatro anos, sem o direito de nova reeleição, determinando assim que, em 1938, um novo presidente seria eleito no país.
No contexto da promulgação da nova Constituição e da reeleição de Vargas, a esperança alimentada, principalmente, pelos liberais constitucionalistas era de que o governo de Vargas caminharia para uma direção mais democrática. O que se viu, porém, foi o oposto, e a política brasileira, durante o período de 1934 a 1937, foi marcada por uma gradativa radicalização.
Essa radicalização foi manifestada pelo próprio Vargas, mas também por grupos políticos que surgiram e tiveram larga repercussão no Brasil. No caso de Vargas, uma série de medidas, apoiadas por congressistas, foi sendo tomada, a fim de se ampliarem os poderes presidenciais. Antes de entendermos como se deu a radicalização da política varguista, é necessário conhecermos os grupos políticos atuantes nesse período.

Disponível:https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/era-vargas-governo-constitucional-1934-1937.htm

Acesso:  02/06/20

2 - ATIVIDADES

Faça a leitura dos textos:  p. 20 a 26. Leia os textos com atenção e  Assista ao vídeo no links no final da postagem. Após  Responder questões p. 21,23e 25.  Será corrigido na próxima aula – não precisa enviar para professora. - As dúvidas deverão ser colocadas no blog ou aguardar a correção.
Se você tiver alguma dúvida pergunte nos comentários aqui no...


3 - LINKS DISPONÍVEIS

PDF DA  AULA : Aula 06 - História 9º ano - Brasil - república Nova - Parte II

1 – VÍDEO: Era Vargas no Enem: Governo Provisório e Constitucional - Brasil Escola

2 – VÍDEO : A Revolução de 30







Ótimos Estudos e até a próxima pessoal!

4 - CORREÇÃO ATIVIDADE: 01/06  Aula 05 - História 9º ano - Brasil - república Nova - Parte I
CLIQUE ABAIXO
Questões p.19

1.    A  principal  acusação  ao  governo  Vargas  era  o  fato  de ser inconstitucional, uma vez que havia chegado ao  poder  por  meio  de  um  golpe  de  Estado.  Também  prometeu,  assim  que  assumiu  o  poder,  uma  nova  Constituição,  mas,  após  dois  anos,  ainda  não  havia convocado a constituinte para elaborá-la.
2.   Os  paulistas  não  estavam  preparados  para  a  luta  e  tinham  deficiências  em  armamento  e  munições.  As  forças  governamentais  apresentavam superioridade nesse quesito.
3.   Getúlio Vargas era um hábil político e sabia que era  mais  importante  ter  os  paulistas  a  seu  lado  do que como inimigos, pelo fato de que, mesmo que a cafeicultura se encontrasse em crise nesse momento,  São  Paulo  era  o  estado  mais  rico  do  país.  Outro  aspecto  de  relevância  consistia  no  fato de que Getúlio Vargas era um líder populista e desejava o apoio e a admiração do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro estudante, para que possamos lhe responder com mais exatidão, pedimos que informe sempre o seu nome quando comentar alguma postagem.
Obrigado.