* aparelho eletrônico com acesso à internet;
* fone de ouvido (se tiver);
* apostila volume 2;
* livro de atividades 2;
* caderno, lápis e borracha.
1. CORREÇÃO
Em nossa última aula, você desenvolveu as seguintes atividades:
- Apostila 2: páginas 14 e 15, atividades 33 até 38;
- Apostila 2: páginas 16 e 17, atividade 39. Após responder a questão, marque no texto com a resposta correspondente a cada pergunta abaixo usando as cores indicadas:
Resposta da questão 39: Letra "C".
1. O que é preciso para você compreender os sentidos de textos com linguagem verbal e não verbal?
Resposta: "...é preciso que esteja atento às relações entre imagem (foto, desenho, colagem, ...) e texto escrito ou falado."
2. Em qual quadrinho o personagem apresenta o conflito da tirinha?
Resposta: "Do terceiro quadrinho em diante...".
3. Qual o desfecho dessa história?
Resposta: "...decide jogar videogame, deixando subentendido que essa é sua atividade rotineira e que não consegue pensar em outras."
4. Qual a explicação da questão correta?
Resposta: "...pois no quinto quadrinho o personagem percebe que não tem ideia do que ia fazer. Isso se reflete no uso de reticências, indicando que ele não consegue completar as frases (linguagem verbal), e pelo seu olhar, que demonstra preocupação.
2. HQs e TIRINHAS
Na semana passada, você recebeu a tarefa de realizar dois passos referentes ao desenvolvimento de uma tirinha, certo? Como ficou? Agora, você precisará rever, corrigir e alterar algumas partes se necessário. Então, é hora de irmos para o:
- 3º passo: realizar as atividades 22 a 25 da página 21;
- de 22 a 24, rever no caderno;
- página 25, responder na apostila, verificando atenciosamente cada item em sua tirinha;
- Observe bem a questão da ironia (quebra de expectativa presente em sua história);
- Na próxima aula, em nossa webconferência, conversaremos sobre o 4º passo do trabalho.
3. DITONGOS ABERTOS
Hoje, trataremos de uma parte da acentuação gráfica, especificamente os ditongos abertos. Mas, o que é um ditongo? Você lembra?
Ditongo: é o encontro de duas vogais, especificamente, uma vogal + uma semivogal ou vice-versa. Exemplo: herói ("-ói" formado por uma vogal "ó" (com pico de sonoridade) e "i", uma semivogal (com som mais fraco));
E agora, conseguiu relembrar? Bem, para entender o assunto, é necessário também saber a diferença entre ditongo aberto e ditongo fechado, vamos lá?!
Segundo o site "norma culta": "Ditongo aberto e ditongo fechado. Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como "herói". É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como "foice"."
Então, após essa pequena explicação, vamos assistir ao conteúdo com o professor Jairo. Também é necessário você ter em mãos seu livro de atividades 2 aberto na página 26, onde contém uma pequena explicação sobre o conteúdo. Roda o vetê!!!!
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zp3qY2uRIsw
Acesso em: 20 maio 2020.
4. ATIVIDADES
E então, você compreendeu? Qualquer dúvida, pergunte à professora nos comentários aqui nos post. Neste momento, vamos exercitar um pouquinho o conteúdo visto hoje e alguns conteúdos vistos nesta unidade. Para isso, faça as seguintes atividades:
- livro de atividades 2: questões de 1 a 5, páginas 26 e 27;
- livro de atividades 2: questões 15 e 16 até a letra "e" das páginas 9 e 10.
5. WEBCONFERÊNCIA
Em nossa próxima aula, teremos uma aula on-line. O assunto a ser tratado nela, entre outros, será o desenvolvimento da tirinha.
Data: 28/05
Horário: 10h20min
Aplicativo: MEET
Quaisquer dúvidas, estou à disposição no...
Com carinho, professora Carla Lanza✌
ATUALIZAÇÃO DO DIA
8H15MIN - Correção das atividades da aula anterior, acesse o link:
prof Carla ouvi falar do livro: Memórias póstumas de Brás Cubas você me indicaria para lê-lo
ResponderExcluirOi, querida. Olha, essa é uma leitura mais direcionada ao 8º e 9º anos. Seria interessante ver outras possibilidades. Mas, se você quiser ler, ficarei feliz em saber como será a sua experiência com essa obra.
Excluirvi o livro na semana da consciência negra de Machado de Asis
ResponderExcluir